Jovem problemático que matou no NorteShopping escapa à prisão (por dois meses)

O jovem que matou um rival numa rixa no centro comercial NorteShopping em Matosinhos, Porto, evitou uma pena de prisão porque estava a dois meses de completar 16 anos, a idade mínima para ser julgado por homicídio.

Assim, foi condenado a três anos de internamento em regime fechado num centro educativo para menores, ao abrigo da lei tutelar educativa.

O crime ocorreu em Junho de 2024 no centro comercial NorteShopping em Matosinhos, com a morte de Gonçalo Lima, de 18 anos.

Gonçalo Lima foi esfaqueado no peito, quando estava a tentar ajudar um amigo que estava a ser intimidado por um grupo de jovens onde o agressor se encontrava. Tudo terá começado com uma troca de “olhares ameaçadores”.

Além do autor do esfaqueamento, foi ainda condenado outro jovem menor que esteve igualmente envolvido na agressão.

Este segundo jovem terá de passar dois anos internado num centro educativo em regime semiaberto, o que significa que vai apenas dormir na instituição.

As câmaras de videovigilância do centro comercial e vídeos amadores foram essenciais para ajudar a identificar os agressores.

O jovem que desferiu a facada fatal estava sinalizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) após ter estado envolvido noutras agressões, conforme apurou o Correio da Manhã (CM).

Segundo o jornal, o jovem vivia com a mãe e cinco irmãos num bairro do Porto enquanto o pai estava preso.

Todos os irmãos têm “problemas psicológicos”, ainda segundo o CM que relata que os pais do agressor alegaram no julgamento, que o filho estava “descompensado” por não estar a tomar a medicação.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.