/

Jovem que gozou com mendigo proibido de usar YouTube durante 5 anos

Um Tribunal de Barcelona condenou um youtuber à proibição de usar o YouTube durante cinco anos. Tudo porque o jovem de 19 anos gozou com um mendigo num dos vídeos que publicou na rede social.

O jovem de 21 anos conhecido por ReSet, o mesmo nome do seu canal no YouTube, foi condenado a 15 meses de prisão com pena suspensa e a 20 mil euros de multa pelos “danos morais” causados ao sem-abrigo.

Como pena acessória, foi ainda impedido de aceder ao YouTube durante cinco anos, estando também obrigado a apagar o seu canal na plataforma e proibido de criar uma nova.

O canal ReSet contava com mais de um milhão de subscritores e o jovem ganhava dinheiro com a plataforma. Com a sentença perde o seu “ganha-pão”.

O incidente que originou esta sentença passou-se com um sem-abrigo de origem romena que vive nas ruas de Barcelona. ReSet ofereceu-lhe bolachas Oreo recheadas com pasta dentífrica e gravou o momento em vídeo, divulgando-o no seu canal.

Quando a polémica estalou, o youtuber apagou o vídeo e pediu desculpas. Mas já tinha lucrado 2 mil euros com a brincadeira, segundo o El País.

Foi agora condenado por um crime contra a integridade moral depois de ter sido denunciado pelo Observatório de Delitos de Ódio Contra Pessoas Sem-Abrigo.

De acordo com a sentença citada pelo El País, o vídeo foi um “acto claro e inequívoco de conteúdo vexatório” e a ingestão de pasta dentífrica provocou um “sofrimento físico” à vítima.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.