/

Jovem britânico raptado pelo pai está algures em Portugal. Mãe desesperada há mais de um ano

GBNews/Youtube

Jayden Pearson, 14 anos, foi de férias com o pai para o Algarve. A mãe não o vê há 16 meses

Jayden não é visto desde que foi de férias com o pai para o Algarve, há 16 meses. Dupla estará “sempre em movimento” para escapar às autoridades.  “Era apenas uma viagem. Quando ele não voltou, fiquei anestesiada, preocupada, assustada e com o coração partido”, confessa a mãe.

Um adolescente britânico já não é visto pela família há cerca de 16 meses, desde que a sua mãe, que tem a custódia legal, aceitou que Jayden, de 14 anos, viajasse durante 10 dias para o Algarve com o seu pai.

Separada do pai desde 2019, Rebecca obteve a custódia dos dois filhos do casal no mesmo ano, de acordo com o The Olive Press, mas concordou em enviar o filho para passar tempo com o pai.

A mãe tem estado desesperada desde o momento em que o táxi que enviou para ir buscar Jayden ao aeroporto, na viagem de regresso, não se encontrou com o adolescente. O pai bloqueou o número da mãe e disse, avançou a BBC em abril, que estava a ter problemas com os cartões de embarque. Até hoje, a família, desamparada, teme o pior.

Receia-se que o pai, Andrew Pearson, de 33 anos, tenha inicialmente levado o rapaz para Andaluzia para fugir às autoridades, mas estará atualmente em constante movimento de forma a evitar ser apanhado, acredita a progenitora.

“Constantemente em movimento”

“Eles estão constantemente a mudar de local”, disse em mensagem emocionada no Facebook, em que reforçou a dificuldade da polícia em encontrar o seu filho, que passou este mês o segundo Natal longe da família.

“Esperamos que onde quer que estejas, Jayden, saibas que esperamos ver-te e ouvir de ti novamente”, lê-se na publicação.

“Por favor, Andy, deixa os rapazes estarem juntos. Deixa-me ser mãe do Jayden e tu serás sempre o pai deles, independentemente de tudo”, implorou a mãe em abril, numa altura em que já não falava com o filho há sete meses.

Na altura do desaparecimento, em agosto de 2022, a criança estaria em Ribeiro do Carrasqueiro, em Alcobaça, mas mais tarde, já no final de 2022, as autoridades portuguesas e inglesas apontaram Castelo Branco como possível localização do pai e filho.

O pai chegou mesmo a ser localizado na Nazaré. Foram colados cartazes por toda a zona que motivaram o primeiro contacto do pai.

“Ele enviou e-mails quando os cartazes foram colocados, disse que estava a arruinar a vida dele lá fora”, disse a mãe. “Nunca suspeitei de nada. Agora sinto que ele planeou tudo”, afirmou em maio, ao DailyMail. “Era apenas uma viagem. Quando ele não voltou, fiquei anestesiada, preocupada, assustada e com o coração partido.”

Rebecca viajou para Portugal em janeiro na esperança de encontrar Jayden, seis dias antes de o ter denunciado como desaparecido.

Segundo a progenitora, as autoridades portuguesas fizeram buscas no resort onde o pai foi avistado, mas não chegaram a nenhuma conclusão nem a novas pistas.

“Cada dia é longo e difícil”

A mãe vive o “pesadelo” há mais de um ano.

“Não acredito que as necessidades do Jayden estejam a ser atendidas. Ele não está na escola”, disse sobre o jovem que deveria ter entrado no 10.º ano em setembro.

“Sinto que cada dia é longo e difícil. Sinto que todos os dias acordamos neste pesadelo vivido que não vai terminar tão cedo.”

“É de partir o coração estar nesta situação. Não sei se voltarei a vê-lo novamente. Deveríamos estar a celebrar juntos”, disse, referindo-se ao aniversário da criança, que também foi celebrado longe da família.

“Ele tem um saco cheio de cartões de aniversário. Pode abri-los quando voltar para casa. O seu irmão mais novo, Mathew, até lhe comprou uma pulseira que diz ‘irmão’. Estamos a colocar balões e vamos comer comida chinesa — a sua favorita”, disse a mãe em maio, que voltou a implorar ao pai: “Coloca-o num avião e envia-o para casa. Estaremos à espera dele do outro lado, prontos para abraçá-lo e não o deixar ir.”

“Se estás a ver isto, Jayden, desejo-te um feliz aniversário. Amo-te muito.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.