Jovem alemã que combatia pelo Estado Islâmico pode ser condenada à morte

(dr)

A adolescente alemã deverá ir a julgamento no Iraque, por envolvimento com o grupo terrorista Estado Islâmico, e pode ser condenada à morte.

Linda Wenzel, de apenas 16 anos, estava desaparecida de casa, a cidade alemã de Pulsnitz, há um ano e o seu paradeiro foi descoberto em julho deste ano.

A adolescente foi encontrada em Mossul, no Iraque, onde combatia pelo Estado Islâmico e depois de se ter casado com um membro do grupo, que depois acabou por morrer.

Segundo as autoridades alemãs, a jovem foi aliciada para a causa jihadista e recrutada nas redes sociais. No momento da captura, que se deu no porão de uma casa, a jovem estava acompanhada por quatro mulheres, todas armadas e vestidas com coletes de explosivos.

Na entrevista reproduzida pelos media alemães, a adolescente disse estar arrependida de se ter juntado à organização terrorista e que queria apenas regressar a casa. No entanto, acabou por ficar detida numa prisão em Bagdad.

Segundo o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, apesar da idade, Linda é responsável pelas suas ações, que podem incluir ataques contra pessoas inocentes.

Por isso, de acordo com a legislação do país contra terrorismo, a jovem pode ser condenada à morte, mas não deve ser executada antes de completar 22 anos.

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha tem tentado a extradição da jovem e de outras três alemãs detidas no Iraque, mas não existe, atualmente, um acordo de extradição entre os dois países.

Além disso, as autoridades iraquianas já deixaram clara a sua intenção de Linda e os outros estrangeiros acusados de terrorismo serem julgados no Iraque.

A pena de morte é proibida na Alemanha. Se a jovem fosse julgada no seu país de origem, a pena máxima seria de dez anos de prisão.

Avatar ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Man City 0-1 Chelsea | Recital táctico dá título aos “blues”

O Chelsea venceu a final 100% inglesa da Liga dos Campeões 2020/21, no Estádio do Dragão, arrecadando assim o seu segundo troféu de campeão da Europa da sua história. Os “blues” de Londres estiveram tacticamente perfeitos …

Rússia quer chegar a Júpiter com nave movida a energia nuclear

Em 2030, a Rússia quer enviar uma nave movida a energia nuclear a Júpiter. A Roscosmos, agência espacial federal da Rússia, anunciou o plano na semana passada. A viagem de irá contar com uma "mini tour" …

Cidades italianas estão a pagar a quem quiser mudar-se em teletrabalho

O trabalho remoto tornou-se normal durante a pandemia de covid-19. O escritório passou a ser em qualquer sítio que, pelo menos, pudesse assegurar o distanciamento social. Agora, duas cidades italianas estão a receber profissionais com …

Mafioso turco usa YouTube para atirar contra os políticos de Erdogan (e os vídeos são um sucesso)

Sedat Peker, um mafioso turco que trocou o país pelos Emirados Árabes Unidos em 2019, está a fazer do YouTube o seu palco para ecoar graves acusações contra políticos do círculo de Erdogan, nomeadamente o …

Astronauta italiana vai ser a primeira mulher europeia a comandar a Estação Espacial Internacional

Samantha Cristoforetti integra o corpo ativo de sete astronautas da ESA e é a única mulher, tendo sido selecionada na campanha de recrutamento de 2008-2009. A astronauta italiana Samantha Cristoforetti será em 2022 a primeira …

O orgulho da frota de Hitler durou apenas nove dias. Não resistiu a uma perseguição implacável

O maior, mais poderoso e mais rápido navio de guerra alemão foi uma grande ameaça à frota britânica no Atlântico, durante a II Guerra Mundial. Acabou por ser afundado, depois de uma perseguição implacável. Na madrugada …

Este ano, a pandemia já atirou 16 festivais para 2022

Em 2020, os festivais de verão viram-se obrigados a adiar as suas edições, mas este ano não será muito diferente. Até ao momento, 16 decidiram voltar a adiar para 2022. Segundo a APORFEST (Associação Portuguesa dos …

Marcelo deixa recado ao Governo: "Quando se diz que vêm em bolha, vêm em bolha. Se não, não se diz"

O Presidente da República disse, este sábado, que é preciso manter uma boa comunicação quanto às medidas contra a covid-19 sob o risco de incompreensão face às decisões do Governo pois “o discurso tem de …

Na Índia, derrama-se leite nas fotografias de um ator. Sonu Sood pediu aos fãs para pararem

O ator de Bollywood Sonu Sood pediu aos seus fãs para pararem de desperdiçar leite, numa altura em que a Índia se vê a braços com a pandemia de covid-19. Fãs de Sonu Sood surgem a …

Mistério dos macacos que vivem no aeroporto de Fort Lauderdale resolvido

A Florida Atlantic University, nos Estados Unidos, desvendou recentemente o mistério da comunidade de 36 macacos africanos que vive há sete décadas nas proximidades do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, a cerca de 64 quilómetros …