Jovem alemã que combatia pelo Estado Islâmico pode ser condenada à morte

(dr)

A adolescente alemã deverá ir a julgamento no Iraque, por envolvimento com o grupo terrorista Estado Islâmico, e pode ser condenada à morte.

Linda Wenzel, de apenas 16 anos, estava desaparecida de casa, a cidade alemã de Pulsnitz, há um ano e o seu paradeiro foi descoberto em julho deste ano.

A adolescente foi encontrada em Mossul, no Iraque, onde combatia pelo Estado Islâmico e depois de se ter casado com um membro do grupo, que depois acabou por morrer.

Segundo as autoridades alemãs, a jovem foi aliciada para a causa jihadista e recrutada nas redes sociais. No momento da captura, que se deu no porão de uma casa, a jovem estava acompanhada por quatro mulheres, todas armadas e vestidas com coletes de explosivos.

Na entrevista reproduzida pelos media alemães, a adolescente disse estar arrependida de se ter juntado à organização terrorista e que queria apenas regressar a casa. No entanto, acabou por ficar detida numa prisão em Bagdad.

Segundo o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, apesar da idade, Linda é responsável pelas suas ações, que podem incluir ataques contra pessoas inocentes.

Por isso, de acordo com a legislação do país contra terrorismo, a jovem pode ser condenada à morte, mas não deve ser executada antes de completar 22 anos.

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha tem tentado a extradição da jovem e de outras três alemãs detidas no Iraque, mas não existe, atualmente, um acordo de extradição entre os dois países.

Além disso, as autoridades iraquianas já deixaram clara a sua intenção de Linda e os outros estrangeiros acusados de terrorismo serem julgados no Iraque.

A pena de morte é proibida na Alemanha. Se a jovem fosse julgada no seu país de origem, a pena máxima seria de dez anos de prisão.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …