Jovem abraça em tribunal Amber Guyger, a ex-polícia que lhe matou o irmão

Amber Guyger, uma ex-polícia de Dallas, nos Estados Unidos, matou um homem desarmado na sua própria casa. Botham Jean estava no seu apartamento, quando a agente entrou e disparou sobre o jovem negro, no ano passado.

No ano passado, Amber Guyger matou a tiro Botham Jean, o vizinho de 26 anos, depois de ter entrado no apartamento do jovem negro por engano. A ex-polícia foi condenada a 10 anos de prisão.

Poucos minutos depois de se conhecer a sentença em tribunal, Brandt, irmão da vítima, disse que perdoava a mulher. “Gosto de si como gosto de qualquer outra pessoa. Não vou dizer que espero que apodreça ou morra como aconteceu com o meu irmão. Pessoalmente quero o melhor para si. Nunca iria dizer isto à frente da minha família, mas nem queria que fosse para a cadeia. Quero o melhor para si porque sei que é exatamente o que o Botham ia querer. E o melhor seria dar a sua vida a Cristo”, explicou Brandt em tribunal.

Depois de pedir autorização à juíza, Tammy Kemp, Brandtn Jean levantou-se para abraçar Amber Guyger. Segundo a TSF, a juíza também abraçou a antiga agente da autoridade depois de falar e abraçar os familiares de Botham Jean.

John Creuzot, procurador distrital do Condado de Dallas, descreveu os abraços trocados em tribunal como um “incrível ato de cura“, considerando a sentença justa. “Pessoalmente esperava que demorassem mais tempo a chegar a esta fase, mas respeito o que foi feito [pelo júri]. Chegaram ao que pensavam ser um veredito justo.”



A acusação pedia 28 anos de prisão para a mulher. Apesar de a pena ficar muito aquém do que era pedido, a defesa declarou aquele momento como “histórico”, já que condenava, pela primeira vez, por homicídio de primeiro grau uma agente branca por matar um homem negro desarmado.

A defesa tinha revelado mensagens de teor, alegadamente, racista por parte da arguida. Além disso, acusou Amber Guyger de ter feito pouco mais pela vítima, para além de ligar para o número de emergência médica.

Ao The News York Times, o presidente de uma organização norte-americana que luta pela justiça racial afirmou que este caso “parece muito diferente de muitos outros casos em que os júris olham para as vítimas negras e não valorizam as suas vidas”, reforçando também que deve servir de alerta para brancos que pensam que podem fazer mal a negros e argumentar que agiram por medo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que história mais macabra é mal contada.
    Primeiro, não percebo a razão de ser referida a cor da pele dos intervenientes. Todos são pessoas que devem ser tratados com o mesmo respeito.

    Depois, como entra na casa do vizinho, pensando que é a sua. Tinha alguma chave mestra? A decoração era exatamente igual?

    Por último, como dispara logo contra alguém desarmado, ainda por cima sendo polícia que devia ter formação especifica nessa área.

    Baseado na informação desta notícia, parece-me que foi uma pena muito leve, mas claro que pode faltar aqui informação relevante que possa justificar a pena ter sido tão leve.

  2. Hahahaaaa!…
    Que “circo”… mesmo à “americana”!…
    É mau demais… uma agente louca, entra no apartamento errado (e no andar errado!!) e, como se isso já não fosse suficiente estranho, ainda encontra o vizinho no sentado sofá a comer gelado e o mata-o a tiro!!!…
    Depois acaba tudo no tribunal aos abraços, incluindo a própria juíza!…
    E é tudo gente muito religiosa que até vai a missa ao Domingo!…
    Que medo…
    .
    As alegações inicias da acusação: youtube.com/watch?v=nX-PSnkmDvE
    .
    Eu sou um pouco ignorante nisto das rezas/teorias das religiões, mas, “dar a sua vida a Cristo”, não é ir desta para melhor (como aconteceu com Cristo – e como ela fez ao desgraçado que estava apenas descanso comer gelado)?!

RESPONDER

"Portugal em situação única no mundo". Peritos defendem o fim de todas as restrições (só há duas dúvidas)

Os especialistas responsáveis pela definição das medidas contra a pandemia de covid-19 vão defender, nesta quinta-feira, na reunião do Infarmed, o fim de todas as restrições obrigatórias, considerando que chegou o momento da "libertação total". …

Associação Mutualista Montepio com prejuízo consolidado de 86 milhões em 2020

A Associação Mutualista Montepio teve um prejuízo consolidado de 86 milhões de euros em 2020, após um lucro de nove milhões de euros em 2019, penalizado pelas perdas de 81 milhões de euros do Banco …

"Uma morte horrível". Suspeitas de erro clínico no caso de mulher atacada por bode

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu um inquérito à morte de uma mulher de 81 anos que foi atacada por um bode. Há suspeitas de que houve um erro clínico, com uma alegada …

"Ontem estava fantástico, hoje arrasta os pés". Ex-secretária falou da saúde de Salgado após uma vida de trabalho

A saúde de Ricardo Salgado está a degradar-se e sente-se, sobretudo, ao nível da memória, contou a secretária do ex-banqueiro, Tereza Araújo, em tribunal no âmbito do julgamento do antigo presidente do Grupo Espírito Santo …

Com foco na sustentabilidade, Apple anuncia iPhone 13

Os fãs da Apple conheceram ontem as novidades da marca para a próxima temporada. O evento de terça-feira é a iniciativa anual mais importante para a tecnológica norte-americana. Foram apresentados novos iPhones. O evento ficou marcado …

Se Rangel arriscar (e estiver isolado), Pinto Luz poderá abdicar de uma eventual candidatura à liderança do PSD

A direção de Rui Rio avisou que "esta não é a altura para conjeturas nem debates internos", mas os bastidores continuam a agitar-se em torno da eventual sucessão do líder. "Tudo o que possa contribuir para …

Francisco Rodrigues dos Santos espera que autárquicas sejam o "momento de viragem do socialismo"

Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, traça o objetivo para as eleições dos dia 26 de setembro: "conseguir mais autarcas eleitos do que em 2017". Em entrevista à Rádio Renascença, publicada esta quarta-feira, Francisco Rodrigues …

Audição "mostra o desespero do PSD". Eduardo Cabrita ouvido no parlamento sobre festejos do Sporting

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, responde esta quarta-feira no Parlamento a perguntas sobre os festejos do título do Sporting, pelos quais está a ser investigado. De acordo com o Observador, Eduardo Cabrita está esta …

De primeiro-ministro dos talibã a desaparecido. Ninguém sabe de Baradar após forte discussão com líder militar

Abdul Ghani Baradar passou de primeiro-ministro do governo talibã a desaparecido. O homem que é visto como o "diplomata" do grupo que tomou o poder no Afeganistão não é visto em público há vários dias …

Mexidas no IRS Jovem dão mais um mês de salário em cinco anos

O IRS Jovem vai ser aumentado para cinco anos. Ao longo desse período, os beneficiários vão poupar o equivalente a um mês de salário. O alargamento do IRS Jovem anunciado por António Costa, aumentando de três …