Jovem abraça em tribunal Amber Guyger, a ex-polícia que lhe matou o irmão

Amber Guyger, uma ex-polícia de Dallas, nos Estados Unidos, matou um homem desarmado na sua própria casa. Botham Jean estava no seu apartamento, quando a agente entrou e disparou sobre o jovem negro, no ano passado.

No ano passado, Amber Guyger matou a tiro Botham Jean, o vizinho de 26 anos, depois de ter entrado no apartamento do jovem negro por engano. A ex-polícia foi condenada a 10 anos de prisão.

Poucos minutos depois de se conhecer a sentença em tribunal, Brandt, irmão da vítima, disse que perdoava a mulher. “Gosto de si como gosto de qualquer outra pessoa. Não vou dizer que espero que apodreça ou morra como aconteceu com o meu irmão. Pessoalmente quero o melhor para si. Nunca iria dizer isto à frente da minha família, mas nem queria que fosse para a cadeia. Quero o melhor para si porque sei que é exatamente o que o Botham ia querer. E o melhor seria dar a sua vida a Cristo”, explicou Brandt em tribunal.

Depois de pedir autorização à juíza, Tammy Kemp, Brandtn Jean levantou-se para abraçar Amber Guyger. Segundo a TSF, a juíza também abraçou a antiga agente da autoridade depois de falar e abraçar os familiares de Botham Jean.

John Creuzot, procurador distrital do Condado de Dallas, descreveu os abraços trocados em tribunal como um “incrível ato de cura“, considerando a sentença justa. “Pessoalmente esperava que demorassem mais tempo a chegar a esta fase, mas respeito o que foi feito [pelo júri]. Chegaram ao que pensavam ser um veredito justo.”

A acusação pedia 28 anos de prisão para a mulher. Apesar de a pena ficar muito aquém do que era pedido, a defesa declarou aquele momento como “histórico”, já que condenava, pela primeira vez, por homicídio de primeiro grau uma agente branca por matar um homem negro desarmado.

A defesa tinha revelado mensagens de teor, alegadamente, racista por parte da arguida. Além disso, acusou Amber Guyger de ter feito pouco mais pela vítima, para além de ligar para o número de emergência médica.

Ao The News York Times, o presidente de uma organização norte-americana que luta pela justiça racial afirmou que este caso “parece muito diferente de muitos outros casos em que os júris olham para as vítimas negras e não valorizam as suas vidas”, reforçando também que deve servir de alerta para brancos que pensam que podem fazer mal a negros e argumentar que agiram por medo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que história mais macabra é mal contada.
    Primeiro, não percebo a razão de ser referida a cor da pele dos intervenientes. Todos são pessoas que devem ser tratados com o mesmo respeito.

    Depois, como entra na casa do vizinho, pensando que é a sua. Tinha alguma chave mestra? A decoração era exatamente igual?

    Por último, como dispara logo contra alguém desarmado, ainda por cima sendo polícia que devia ter formação especifica nessa área.

    Baseado na informação desta notícia, parece-me que foi uma pena muito leve, mas claro que pode faltar aqui informação relevante que possa justificar a pena ter sido tão leve.

  2. Hahahaaaa!…
    Que “circo”… mesmo à “americana”!…
    É mau demais… uma agente louca, entra no apartamento errado (e no andar errado!!) e, como se isso já não fosse suficiente estranho, ainda encontra o vizinho no sentado sofá a comer gelado e o mata-o a tiro!!!…
    Depois acaba tudo no tribunal aos abraços, incluindo a própria juíza!…
    E é tudo gente muito religiosa que até vai a missa ao Domingo!…
    Que medo…
    .
    As alegações inicias da acusação: youtube.com/watch?v=nX-PSnkmDvE
    .
    Eu sou um pouco ignorante nisto das rezas/teorias das religiões, mas, “dar a sua vida a Cristo”, não é ir desta para melhor (como aconteceu com Cristo – e como ela fez ao desgraçado que estava apenas descanso comer gelado)?!

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …