Jovem abraça em tribunal Amber Guyger, a ex-polícia que lhe matou o irmão

Amber Guyger, uma ex-polícia de Dallas, nos Estados Unidos, matou um homem desarmado na sua própria casa. Botham Jean estava no seu apartamento, quando a agente entrou e disparou sobre o jovem negro, no ano passado.

No ano passado, Amber Guyger matou a tiro Botham Jean, o vizinho de 26 anos, depois de ter entrado no apartamento do jovem negro por engano. A ex-polícia foi condenada a 10 anos de prisão.

Poucos minutos depois de se conhecer a sentença em tribunal, Brandt, irmão da vítima, disse que perdoava a mulher. “Gosto de si como gosto de qualquer outra pessoa. Não vou dizer que espero que apodreça ou morra como aconteceu com o meu irmão. Pessoalmente quero o melhor para si. Nunca iria dizer isto à frente da minha família, mas nem queria que fosse para a cadeia. Quero o melhor para si porque sei que é exatamente o que o Botham ia querer. E o melhor seria dar a sua vida a Cristo”, explicou Brandt em tribunal.

Depois de pedir autorização à juíza, Tammy Kemp, Brandtn Jean levantou-se para abraçar Amber Guyger. Segundo a TSF, a juíza também abraçou a antiga agente da autoridade depois de falar e abraçar os familiares de Botham Jean.

John Creuzot, procurador distrital do Condado de Dallas, descreveu os abraços trocados em tribunal como um “incrível ato de cura“, considerando a sentença justa. “Pessoalmente esperava que demorassem mais tempo a chegar a esta fase, mas respeito o que foi feito [pelo júri]. Chegaram ao que pensavam ser um veredito justo.”

A acusação pedia 28 anos de prisão para a mulher. Apesar de a pena ficar muito aquém do que era pedido, a defesa declarou aquele momento como “histórico”, já que condenava, pela primeira vez, por homicídio de primeiro grau uma agente branca por matar um homem negro desarmado.

A defesa tinha revelado mensagens de teor, alegadamente, racista por parte da arguida. Além disso, acusou Amber Guyger de ter feito pouco mais pela vítima, para além de ligar para o número de emergência médica.

Ao The News York Times, o presidente de uma organização norte-americana que luta pela justiça racial afirmou que este caso “parece muito diferente de muitos outros casos em que os júris olham para as vítimas negras e não valorizam as suas vidas”, reforçando também que deve servir de alerta para brancos que pensam que podem fazer mal a negros e argumentar que agiram por medo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que história mais macabra é mal contada.
    Primeiro, não percebo a razão de ser referida a cor da pele dos intervenientes. Todos são pessoas que devem ser tratados com o mesmo respeito.

    Depois, como entra na casa do vizinho, pensando que é a sua. Tinha alguma chave mestra? A decoração era exatamente igual?

    Por último, como dispara logo contra alguém desarmado, ainda por cima sendo polícia que devia ter formação especifica nessa área.

    Baseado na informação desta notícia, parece-me que foi uma pena muito leve, mas claro que pode faltar aqui informação relevante que possa justificar a pena ter sido tão leve.

  2. Hahahaaaa!…
    Que “circo”… mesmo à “americana”!…
    É mau demais… uma agente louca, entra no apartamento errado (e no andar errado!!) e, como se isso já não fosse suficiente estranho, ainda encontra o vizinho no sentado sofá a comer gelado e o mata-o a tiro!!!…
    Depois acaba tudo no tribunal aos abraços, incluindo a própria juíza!…
    E é tudo gente muito religiosa que até vai a missa ao Domingo!…
    Que medo…
    .
    As alegações inicias da acusação: youtube.com/watch?v=nX-PSnkmDvE
    .
    Eu sou um pouco ignorante nisto das rezas/teorias das religiões, mas, “dar a sua vida a Cristo”, não é ir desta para melhor (como aconteceu com Cristo – e como ela fez ao desgraçado que estava apenas descanso comer gelado)?!

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …