José Milhazes diz que “há putinistas que têm tempo de antena” em Portugal

54

(dr)

José Milhazes

José Milhazes diz que “é preciso ter nervos de aço para ouvir coisas absolutamente estúpidas e descaradas” que se ouvem na televisão portuguesa.

O jornalista e historiador José Milhazes é um nome reconhecido no comentário sobre a Rússia e, desde o início da guerra na Ucrânia, tem sido uma das vozes mais ativas. Em entrevista ao semanário NOVO, diz que “há putinistas que têm tempo de antena” em Portugal.

José Milhazes diz que há “idiotas úteis que se deixam levar pela propaganda de Putin no Ocidente” e que, em Portugal, “também há generais na reserva, pessoas de alta responsabilidade que ocuparam cargos importantes na NATO, que agora dizem barbaridades”.

“É preciso ter nervos de aço para ouvir coisas absolutamente estúpidas e descaradas em que qualquer pessoa que esteja minimamente informada não acredita”, atira Milhazes.

“Como é que num ecrã de televisão pode um coronel chegar e dizer que as tropas ucranianas devem pousar as armas e a Ucrânia deve render-se para que não haja vítimas? Não sei o que este coronel andou a fazer na tropa”, acrescentou, dizendo que até acha bem que estas pessoas tenham tempo de antena para “mostrar até que ponto pode ir a insanidade mental — ou então, a hipocrisia”.

Milhazes entende que a invasão russa à Ucrânia é “uma coisa absolutamente insensata” por parte da liderança russa.

“Pode ser mais surpreendente a estupidez de Putin do que a atitude que os ucranianos estão a demonstrar”, atirou, mostrando surpreendido com a dimensão da resistência dos ucranianos, numa luta que classifica como entre David e Golias.

José Milhazes argumenta que Putin avaliou mal a fraqueza dos líderes europeus, que “parece que finalmente acordaram”.

“[Putin] estava a imaginar que, quando os soldados russos entrassem na Ucrânia, aquilo fosse como uma faca quente a cortar manteiga”, atirou o jornalista.

Numa altura em que parece não haver forma de travar este conflito, Milhazes diz que Putin pode travar-se a si mesmo. O problema é que o Presidente russo não vai admitir a derrota, pelo que será difícil “ver é como a Rússia vai sair deste conflito sem prejuízo” para Putin.

O Presidente russo já teve conversações com outros líderes políticos, como Macron e Scholz. Contudo, o historiador acredita que estas conversações ” não vão levar a lado nenhum”.

ZAP //

54 Comments

  1. Este tem a mania que sabe tudo sobre a Rússia, PCP convicto e sem isenção, fala de Putin como se de um amigo dele se tratasse, nunca entendeu a mentalidade russa apesar de ter lá vivido, assim como os livros que edita, as suas opiniões são uma nulidade completa.

  2. A opinião do coronel que defende a rendição da Ucrânia tem toda a lógica. Se a Ucrânia é militarmente inferior à Rússia, se a NATO está impedida de a ajudar, se tudo o que o Ocidente tem a oferecer em defesa da Ucrânia são sanções económicas à Rússia, para as quais Putin se está borrifando, então o melhor mesmo é a Ucrânia render-se, preservando as vidas dos ucranianos e o seu património material, cultural e histórico, além de não pôr em risco a segurança nuclear da região. De contrário, será a catástrofe que se está ver: vidas destruídas com milhões de refugiados e milhares de mortos, cidades destruídas e centrais nucleares em perigo. Foi uma loucura que em 2019, o povo ucraniano tivesse elegido para presidente da república um comediante para fazer face a uma serpente psicopata chamada Putin. É surrealista e o triste resultado está à vista.

    • Seria muito bom ver a Espanha, que é militar e economicamente mais forte, invadir Portugal para ver se a sua opinião se mantinha igual ou seja entregavamos o país a Espanha, metiamos o rabo entre as pernas e dizíamos façam o favor tomem conta do que é meu, do que foi construído pelos meus antepassados e de todos os portugueses. Haja paciência!

      • A Espanha despreza Portugal; para eles ,Portugal não conta. Se quisessem invadiam isto em dois tempos e digo-lhe mais: não iam encontrar qualquer resistência! Relembro que só ia à Guerra Colonial quem não conseguia uma “cunha/favor” para se safar… É tudo muito “patriota” mas para carne para canhão vão os filhos dos outros, porque os nossos não foram criados para morrer em guerras estúpidas…

      • Coitado… chama-se “O Justiceiro” para tentar esconder a sua cobardia!…
        Qual Espanha, se muitos nem se consideram espanhóis e nem querem fazer parte da Espanh -, quanto mais invadir Portugal?!
        A Guerra Colonial tem alguma coisa a ver com a invasão do próprio país?!
        Espanha não despreza Portugal; quando muito, despreza portugueses como tu – tal como os portugueses fazem!!

      • Deduzo que esteja a mostrar-se admirador da coragem e abnegação dos ucranianos pois, se for o caso, congratulo-me com isso.

      • Não sei, pergunte a algum francês. Às vezes, mais vale ficar quieto e fingir-se de morto do que se armar em valente e ser trucidado por alguma fera. Os franceses renderam-se à Alemanha em 1940 e lá se libertaram (ou foram libertados) em 1944…

      • Qualquer cobarde não responderia melhor. Por vezes “mais vale ser rainha numa hora do que duquesa toda a vida”.

    • Você é um herói! Com “gente” como você nem percebo porque razão Portugal está prestes a fazer 900 de História! Nem percebo, porque na nossa enorme História, temos páginas e páginas de heróis, verdadeiros, e afinal até fomos um Império, um dos maiores da Historia, com o fim do dito Império, afinal, ainda andamos por aqui. Imagino sempre pessoas como você a passarem a vida debaixo de uma pedra, não vá chover…

      • O heroísmo às vezes dá para o torto: D. Sebastião (misógino, gay enrustido, sofrendo de gonorreia crónica, infectado pelo padre Câmara, que abusou dele em criança) que se foi suicidar (não queria casar) em Alcácer Kibir e levou com ele a nação toda, entregando Portugal de mão beijada aos espanhóis.

  3. Chama-se Democracia ! Todos tem o Direito de expressar a sua Opiniao ,mesmo que esta seja Errada ,assim se vive em um estado de direito

    • apoiado, não concordo com a opinião de algumas pessoas, mas no momento em lhes retiramos o tempo de antena, estamos a ser iguais à aqueles contra os quais lutamos.

      Democracia não serve apenas quando se alinha com as minhas opiniões

    • De um coronel ou general? Fui tropa especial e digo-lhe de caras, com aselhas destes não iria eu à guerra! Já viram que raio de militares temos nós? Devem pertencer ao pelotão rapa-tacho porque perfil e dignidade militar não têm. Eu, n
      Nem a um cabo admitia atitudes tão covardes. O curioso é que recebem bons ordenados e regalias regiamente pagas por todos nós.

  4. O SR.MILHAZES acha que só ele tem razão Afinal quer implementar em PORTUGAL a Lei da rolha Esqueces que estamos em democracia Afinal quer que sejamos iguais aos russos

    • Eu não sou PCP, nem lá perto. Acredito em democracias liberais de modelo ocidental.
      Mas, acho que os comentadores têm razão.
      E, se o Sr. Milhazes fosse, efectivamente, um perito em política russa não dizia as barbaridades absurdas que nos tem servido. Mais parece que ele está a fazer concorrência ao protagonismo que era, habitualmente, ostentado pelo Rogeiro.
      Mas, desse já nós conhecemos a ‘cassete’. Agora,… deste senhor Milhazes, é surpreendente.
      Parece o José Goebbels do mundo ocidental.
      Nunca pensei assistir a isto. Choca-me mais do que as acções bárbaras do Putin. Coloca-nos no mesmo patamar de credibilidade.

      • Nota-se que quem percebe é você. Você é um génio. Já agora, um cunhado meu é ucraniano, nasceu soviético e politicis russos só os quer à distância.

  5. Quando se dizem verdades, dói.
    Força Milhazes que estes comentários estúpidos não sabem o que é dignidade perante uma agressão totalitarista.
    Alias estes coronéis e generais portugueses andaram numa Academia de filosofia e não militar.
    O Milhazes comuna???!!! Tristes.

    • Quando se dizem verdades dói, é certo!!!
      Mas o que ele quer é impor a sua verdade sem respeitar a opinião dos outros, isso tem um nome, ditadura!!!

      Esta claríssimo que não aprendemos nada com a historia, cometemos os mesmos erros outra e outra e outra vez.

    • Obrigado!
      Estava a ficar preocupado com tanta opinião favorável a que os ucranianos se deviam ajoelhar perante Putin; de que o presidente da Ucrânia, eleito, por ter decidido ser comediante numa parte da sua vida, apesar de ser jurista de formação, não serve para presidente; e de que há imensos “iluminados” que apesar de nunca terem vivido na Rússia a conhecem muito melhor do que quem lá viveu décadas, além de que Milhazes por não concordar com Putin passou a comunista. Alguma coisa me deve ter escapado!

      • São obscurantismo que adotam beijar o traseiro ao dono, para obter uma “graça”. Nem acredito que há gente desta.

  6. Sr. Milhazes, a UE está a trabalhar para conseguir mais umas sanções para a Rússia que, pelo que nos foi dado ver, pouca mossa fazem no governo russo! É desta forma que o governo de Zelensky conseguirá dar resposta aos ataques do poderoso exército russo? Não sejamos líricos! Não há dúvida, que apesar de heróica, temos que classificar esta decisão como insana. O presidente ucraniano fê-lo a contar com o apoio da NATO e da UE mas, a dada altura, começou a gritar que estava sozinho! Estou convencida que, se ele fosse um verdadeiro estadista, teria avaliado melhor as consequências e escolhido um caminho menos sinuoso! E, ao pedir a intervenção da NATO, não está muito preocupado com o que sobra para nós europeus !

      • Para ele só se andarem a cavalo de peito à mostra! Há quem venere vermes narcisistas e vaidosos. Isso psicologicamente diz muito sobre a personalidade destas pessoas…

    • Se fossemos na sua conversa Portugal não existiria hå muito! Você deve ser daqueles qye vêem na Rússia a sua verdadeira patria-mãe! Já conheci desses.

  7. Se a Espanha invadisse Portugal, como a Espanha é um País com mais capacidade militar que Portugal, nessa ótica, os portugueses teriam que se render e passávamos a ser governados pelos espanhóis como aconteceu durante 60 anos pelos Filipinos.

    • Não foi isso que aconteceu no tempo dos “filipinos” e não há uma identidade espanhola única ao ponto de quererem invadir e, muito menos, anexar Portugal!

    • Deveria haver uma multa para tanta ignorância. Livra! Jamais alguma vez fomos governados pelos espanhóis! Tivemos sim, 3 reis que, também eram de Espanha. Algo que noutros países era absolutamente comum! Só como achega, o pai de D. Filipe I, era “alemão”, Carlos V não falava espanhol e era rei de diversos reinos. Os portugueses é que não estavam, nem estiveram nunca habituados a ter reis estrangeiros, o que era normal no resto da Europa. D. Filipe I era o candidato com mais legitimidade de todos e mesmo assim, teve de lutar para aceder ao trono português. Portugal sempre manteve a independência, só quando esta ficou em causa na sequência da bancarrota espanhoa e da revolta catalã, a dinastia filipina caiu, e mesmo assim, foram precisos 28, leia bem, 28 anos de guerra, até a dinastia de Bragança ser reconhecida! Mal estariamos nós com “militares” como estes que têm feito comentários! São dos tais, que usam carros com 1 velocidade para a frente e 10 para trás. É ridículo e deixam-nos mal vistos.

  8. Bem se vê como o Ditador Putin trata os seus Opositores , como trata do seu Povo quando se atreve a manifestar , como quebra quaisquer regra Elementar de Humanidade durante o conflito , como ameaça descaradamente tudo e todos . Portanto Sr. José Milhazes, deixe-lhes tempo de Antena aos ditos “Putinistas” , porque só uma minoria de “Gentinha” vai na conversa desses Comentadores . A dura realidade fala por Ela !……… Não defendo nenhuma potencia Mundial , insurjo-me Sim .. contra a Barbaridade a qual assistimos praticada por um Psicopata notório !.

  9. Tanto disparate que vai para aqui nos comentários…
    O Franco Saraiva diz mal só por dizer. Obviamente que, não conhecendo tão bem a Rússia como o Milhazes (só estive em Moscovo três anos e meio em trabalho para uma multinacional americana) concordo com tudo o que ele diz. Tenho a mesma ideia acerca do Putin, da Rússia e do povo russo que o ouço referir na televisão. Seria bom perceber quanto tempo viveu o Franco na Rússia.
    Depois, o segundo comentador verte aqui a ideia que sendo mais fraco mais vale estar quieto. Ter-lhe-á passado ao lado muito da história do mundo. Mesmo muito. Vietname, Afeganistão são alguns exemplos não muito longínquos. E se procurar na história cá do burgo também vai encontrar belos exemplos.
    A título de curiosidade, o Afeganistão tem praticamente a mesma área e a mesma população da Ucrânia. A Rússia perdeu aí a guerra e a URSS desmoronou-se no seguimento disso.
    Enfim…

  10. É extraordinário que alguém com formação académica se refira a quem pensa de outra maneira nos termos em que Milhazes o faz. Acho que ficou tempo demais sob a influência soviética e ainda não fez a reconversão…

  11. Quem parece sofrer de insanidade mental é o senhor Milhazes ao tentar passar esse atestado a militares de comprovada idoneidade e competência demonstradas. Este cavalheiro indigna-se por haver «putinistas» com tempo de antena em Portugal, mas ele é o quê? Pró NATO, pró Biden, pró nazis no actual governo ucraniano que em Odessa queimaram vivos cidadãos russos e sistematicamente bombardearam Donetsk e Lugansk, causando milhares de vítimas?
    Seja ele o que for, o certo é que tem tempo de antena bastante, para dizer o que entende. Não tenhamos ilusões e deixemo-nos de embarcar em histeria emocional colectiva que só confunde as pessoas, a guerra é entre USA/NATO/UE e Rússia e como tudo tem um começo é preciso identificar quem não cumpriu as determinações da OSCE, o conteúdo da Acta de Helsínquia, os princípios da Carta da ONU e os acordos de Minsk, tornando os ucranianos carne para canhão. A política externa, hegemónica e expansionista dos USA para saque de recursos naturais de países soberanos, contida no tempo da URSS, renasceu, mas encontrou novos opositores que não se submetem. Quando me lembro da Cimeira das Lages em que responsáveis pela governação de alguns países, pessoas tidas como honestas e idóneas, Bush, Blair, Aznar, Durão Barroso, juraram a pés juntos que o Iraque possuía armas de destruição massiva e destruíram esse País, matando o seu líder com «honras» de transmissão televisiva, quando recordo a destruição da Jugoslávia, da Líbia, da Somália, do Sudão, do Iémen, do Afeganistão, da Síria, da Palestina, fico perplexo e revoltado, mas também convencido que a luta pela Paz e o respeito mútuo entre as nações torna-se cada vez mais um imperativo da humanidade, pois Terra para vivermos há só uma.

  12. Mas…” já chegámos à Madeira? ”
    O 25 de Abril foi feito para termos liberdade para dizer o que somos, e o que queremos.
    Qual a razão de proibir, silenciar outras maneiras de estar?
    LIberdade sempre!

  13. Não, o 25 de Abril foi feito para, logo de seguida, virem os americanos, lá do outro lado do Atlântico, dizerem como queriam que isto continuasse, tendo como dignissimo representante o famoso Carlucci! Ao outro lado é muito difícil chegarem bombas nucleares!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.