Johnson & Johnson acusada de fomentar “epidemia de opióides”

massdistraction / Flickr

A Johnson & Johnson enfrenta esta terça-feira um processo milionário. A empresa está a ser acusada de fomentar uma “epidemia de opióides”.

Arrancou esta terça-feira o julgamento de um processo multimilionário que coloca várias farmacêuticas norte-americanas no banco do réu. Uma delas é a Johnson & Johnson, que é acusada de fomentar uma “epidemia de opióides”.

Segundo o The Guardian, este é o primeiro de dois mil processos interpostos pelos governos estaduais e locais norte-americanos contra fabricantes de opióides, apontados como uma das causas de morte por overdose nos Estados Unidos.

A Johnson & Johnson produz um adesivo de fentanil que pode ser prescrito para pacientes que sofram com dores intensas e crónicas. O fentanil é usado como droga recreativa, muitas vezes misturada com heroína e cocaína. Aliás, foi esta substância que matou Prince em abril de 2016, que a consumia para aliviar dores crónicas.

Mike Hunter, Procurador Geral de Oklahoma, alegou que a Johnson & Johnson, a Purdue Pharma e a Teva Pharmaceutical realizaram campanhas enganadoras que minimizaram os riscos do consumo de opióides. Além disso, o procurador acusa ainda a Johnson & Johnson de estar “por detrás da pior crise de saúde pública provocada pelo homem, na história do estado”.

Os advogados da Johnson & Johnson negam quaisquer irregularidades e garantem que comercializaram produtos de forma responsável.

Só em 2017, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos registaram mais de 47 mil mortes por overdose relacionadas com opióides. Morrem, em média, 130 norte-americanos por dia desta forma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …