/

Presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, vai cessar funções

(h)

John Bercow

O presidente da Câmara dos Comuns do parlamento britânico, John Bercow, anunciou hoje que não vai recandidatar-se a deputado e que pretende demitir-se a 31 de outubro.

“Nas eleições de 2017, prometi à minha mulher e filhos que seria o meu último mandato. Esta é uma promessa que pretendo manter. Se a Câmara votar hoje à noite para eleições legislativas antecipadas, o meu mandato como Presidente e deputado terminará quando este Parlamento terminar”, começou por dizer, numa declaração durante o plenário esta tarde.

Acrescentou ainda que, se a assembleia não votar nesse sentido, entende que “o menos perturbador e mais democrático” será cessar funções no encerramento da sessão 31 de outubro, data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia.

“O menos perturbador, porque essa data acontecerá logo após as votações ao Discurso da Rainha esperadas nos dias 21 e 22 de outubro, e a semana seguinte também poderá ser bastante animada e será melhor ter uma figura experiente na presidência”, justificou.

“Durante o meu tempo como speaker procurei aumentar a relativa autoridade desta legislatura, pela qual não deve qualquer desculpa a ninguém, em nenhum sítio e em nenhum momento. Para dizer uma frase até algo perigosa, também procurei ser o backstop dos backbenchers”, disse Bercow, citado pelo Diário de Notícias.

Bercow, um conservador, foi escolhido pelos pares para a posição em 2009, tornando-se no no mais jovem detentor do título. Entre aplausos, o speaker disse que foi “a maior honra” da sua vida. Em reação à sua saída, Jeremy Corbyn rasgou largos elogios, dizendo que foi uma pessoa que “mudou totalmente a forma como o cargo é desempenhado“.

A opinião foi partilhada pelo ministro Michael Gove. “Atuou sempre dentro da tradição do que são os speakers”. Ainda assim, Gover votará a favor das eleições antecipadas, garantindo, no entanto, que “não é nada pessoal”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.