Vêm aí (outros) Jogos Sem Fronteiras

Agora sem países contra países, mas com empresas contra empresas. A ideia é tirar as pessoas do escritório ou do teletrabalho, durante um dia.

Attention! Prêts?” – e lá se ouvia o apito de Denis Pettiaux. Assim começava cada evento dos Jogos Sem Fronteiras.

A ideia de Charles de Gaulle – sim, esse, o antigo presidente de França – tornou-se realidade em 1965 e prolongou-se, não de forma consecutiva, até 1999. Um fenómeno na Europa.

Os Jogos Sem Fronteiras tinham, em cada emissão, equipas de uma determinada cidade ou região de cada país participante. E depois havia uma final, em cada ano.

Iriam voltar em 2007, mas a crise financeira da época, primeiro, adiou os planos e depois cancelou mesmo essa ideia.

Agora vão mesmo ser realizados outros jogos sem fronteiras – não entre países, mas entre empresas.

Chamam-se Wellbeing Games, ou Jogos do Bem-estar. E vão disputar-se em Portugal pela primeira vez, no dia 2 de Junho. O palco será o Estádio Universitário, em Lisboa.

As inscrições estão abertas até ao dia 19 de Maio para um evento que tem uma prioridade: retirar as pessoas do escritório ou do teletrabalho, durante um dia. Aliás, o evento apresenta-se como “um movimento de saúde e bem-estar”.

Neste evento, os trabalhadores das empresas participantes vão participar – tal como nos Jogos Sem Fronteiras – em provas e jogos lúdicos, “enquanto criam experiências únicas em equipa, seja na superação de provas, espírito de grupo e motivação”, lê-se em informação enviada ao ZAP.

O grande objetivo é contribuir para o desenvolvimento e valorização de locais de trabalho saudáveis e promotores de bem-estar. O Comité Olímpico de Portugal associou-se ao evento, que vai ter ex-atletas olímpicos no dia das provas.

Os Wellbeing Games deverão ter cerca de 2 mil participantes, trabalhadores de aproximadamente 100 empresas.

São organizados pela Workwell, empresa especializada na implementação de programas de e bem-estar nas organizações.

O conceito já existe em Londres, no Reino Unido, com a designação Health & Wellbeing Awards, com grande adesão e sucesso.

Já agora, nos originais Jogos Sem Fronteiras, o país que venceu mais eliminatórias (37) foi… Portugal. Mesmo tendo metade das participações da Itália, que ficou no segundo lugar nesse capítulo (34 vitórias).

Nas finais anuais, a Alemanha Ocidental venceu seis e Portugal ficou logo atrás, com cinco vitórias na grande final, graças aos triunfos de: Vilamoura, Lisboa, Madeira, Açores e Amadora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.