Jogos Paralímpicos: porque Austrália e EUA só apareceram no fim da cerimónia

António Pedro Santos / LUSA

Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Paris 2024 decorreu nesta quarta-feira. Portugal tem 27 atletas em França.

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 começaram oficialmente nesta quarta-feira, com a cerimónia de abertura que se realizou na Praça da Concórdia.

O nadador francês Théo Curin e um táxi (muito) decorado com a mascote dos Jogos foram os primeiros protagonistas do evento com três actos centrados na “concórdia” e na “revolução de inclusão”. 65 mil pessoas estiveram a assistir.

Portugal tem 27 atletas, num total de 4.400 participantes nestes Jogos Paralímpicos, distribuídos por 22 modalidades.

Obviamente, a comitiva portuguesa foi uma das 170 delgações que desfilaram na cerimónia de abertura. Apareceu no 126.º lugar.

Seguindo a habitual ordem alfabética, o Afeganistão abriu o desfile, enquanto a França foi a última, por ser o país anfitrião.

Mas a Austrália e os Estados Unidos da América foram respectivamente as antepenúltima e penúltima delegações a desfilar.

As letras A e E não são propriamente as últimas do alfabeto – mas há uma explicação: os próximos Jogos Paralímpicos serão em Los Angeles, EUA (2028) e em Brisbane, Austrália (2032).

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 acabam no dia 8 de Setembro. Portugal vai tentar melhorar o registo de duas medalhas de bronze conseguidas há três anos, em Tóquio.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.