Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de…13 anos

Jeff Pachoud / AFP

Rayssa Leal (prata), Momiji Nishiya (ouro) e Funa Nakayama (bronze)

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade.

O skate está a “viver” os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido no programa olímpico para cativar mais jovens a assistir ao evento, para já, e pelo menos na primeira prova feminina, já conseguiu bater recordes no que diz respeito à idade das próprias atletas.

A prova de rua para as mulheres foi realizada nesta segunda-feira e o pódio teve maioria caseira. O Japão conseguiu duas medalhas, a de ouro e de bronze: a vencedora foi Momiji Nishiya, com 15.26 pontos, e a terceira classificada foi Funa Nakayama, com 14.49 pontos. A medalha de prata foi entregue à brasileira Rayssa Leal, que totalizou 14.64 pontos.



A medalha de ouro ficou com Nishiya, que nasceu no dia 30 de agosto de 2007; tem 13 anos. A medalha de prata seguiu para Leal, que nasceu a 4 de janeiro de 2008; tem também 13 anos. O bronze para Nakayama, que nasceu no dia 17 de junho de 2005; tem 16 anos. Um pódio de adolescentes.

Rayssa Leal passou a ser a brasileira mais jovem de sempre a conseguir uma medalha nos Jogos Olímpicos – o mínimo anterior era de Rosângela Santos (17 anos, atletismo). Rayssa é também a brasileira mais jovem de sempre a participar nos Jogos Olímpicos, superando o registo da nadadora Talita Rodrigues (também com 13 anos, mas a duas semanas de completar 14 anos na altura).

Rayssa também se destacou a nível global: é a medalhada olímpica mais jovem desde 1936, quando os Jogos Olímpicos decorreram em Berlim.

A quarta classificada, a norte-americana Alexis Sablone, poderia ser mãe de uma das atletas que a superaram. Tem 34 anos e era claramente a mais velha nesta final.

Do quinto até ao oitavo lugar ficaram: Roos Zwetsloot (20 anos), Wenhui Zeng (16 anos), Margielyn Didal (22 anos e que começava a dançar mesmo que a prova não corresse bem) e Aori Nishimura (19 anos).

Uma média de idades diferente da final masculina, na qual o português Gustavo Ribeiro (20 anos) era o mais novo.

Esta prova teve também outra curiosidade: após a quarta de sete rondas, Momiji Nishiya estava no último lugar. Foi a mais regular nas três rondas finais – foi mesmo a única que pontuou na última ronda – e passou da oitava para a primeira posição.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …