Um dos jogos mais antigos do mundo pode não vir de onde pensávamos

Metropolitan Museum of Art / Wikipedia

Exemplo de um quadro ornamentado do jogo “58 Buracos” do segundo milénio, encontrado em Tebas. As cavilhas têm cabeças intrincadamente esculpidas, algumas de cães de caça e outras de chacais.

O antigo jogo “58 buracos”, muitas vezes referido como “cães e chacais”, foi durante muito tempo considerado uma criação do antigo Egito. No entanto, descobertas recentes sugerem uma história de origem mais complexa que inclui a região do Sul do Cáucaso.

Tradicionalmente, acreditava-se que os “58 buracos” tinham aparecido pela primeira vez no Egito durante o segundo milénio a.C.. Esta crença baseava-se em provas arqueológicas, incluindo tabuleiros encontrados em túmulos e outros locais históricos da região.

O nome do jogo deve-se ao facto de o seu tabuleiro caraterístico apresentar 58 buracos dispostos num padrão que os jogadores navegam utilizando cavilhas.

O jogo foi encontrado em várias formas, desde tabuleiros maravilhosamente trabalhados a simples entalhes em superfícies planas.

O jogo consiste em cada jogador utilizar cinco cavilhas para navegar de um ponto de partida para um ponto de chegada, sendo o número de jogadas determinado por dados ou paus. Características únicas como “rampas” e “escadas” podem fazer avançar ou recuar o progresso de um jogador.

Apesar das variações ao longo do tempo e do local, a mecânica básica do jogo manteve-se consistente, permitindo-lhe espalhar-se e evoluir através de diferentes culturas.

Historicamente, o mais antigo tabuleiro de “58 buracos” conhecido foi descoberto num túmulo em el-Assasif, perto de Luxor, no Egito. Outro exemplo antigo foi encontrado em Kültepe, na Anatólia central, datando de cerca de 1885-1836 a.C. Estas descobertas reforçaram a ideia de que o Egito foi o berço do jogo.

Crist, Abdullayev /European Journal of Archaeology

Há muito tempo que se pensava que a origem era o Egipto, mas novas investigações reforçam a ideia de que os 58 buracos surgiram, na realidade, no sudoeste da Ásia.

No entanto, o novo estudo, publicado recentemente no European Journal of Archaeology, revela que o jogo era praticado no Azerbaijão entre o final do terceiro e o início do segundo milénio a.C.. Esta datação é anterior à dos exemplos egípcios e sugere que o jogo poderá ter tido origem mais a norte, no sudoeste da Ásia.

O exemplo mais bem documentado desta região provém da Reserva Nacional de Gobustan, perto do Mar Cáspio, no Azerbaijão. Descobertas adicionais em Ağdaşdüzü, Yeni Türkan e Dübəndi apoiam a ideia de que o jogo estava difundido na região do Cáucaso.

De acordo com o IFLScience, os autores do novo estudo propõem que o jogo se espalhou ao longo de antigas rotas comerciais e não através de conquistas.

Os investigadores sublinham que são necessárias mais provas para determinar definitivamente a origem do jogo. No entanto, as suas conclusões sugerem que as culturas de jogo do nordeste de África e da Ásia Ocidental durante a Idade do Bronze Média incluíam a região do Cáucaso.

ZAP //

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