Identificado jogo de tabuleiro egípcio usado para comunicar com os mortos há 3.500 anos

Um cientista identificou um antigo jogo de tabuleiro egípcio, conhecido como tabuleiro Senet, que terá servido para comunicar com os mortos há 3.500 anos.

A peça faz parte da coleção do Museu Egípcio Rosacruz em San Jose, no estado norte-americano da Califórnia, e pode dar uma nova visão sobre a evolução do jogo no início do Novo Reino do Egito, frisa a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada The Journal of Egyptian Archaeology.

De acordo com os textos antigos citados na investigação, citados pelo Russia Today, acreditava-se que o Senet oferecesse um vínculo com a vida após a morte.

Segundo os registos, estes painéis surgiram pela primeira vez há cerca de 5.000 e serviam, num momento inicial, como uma forma de entretenimento. Contudo, 700 anos após a sua invenção, a arte fúnebre do Antigo Egito começou a apresentar imagens que mostravam a pessoa que tinha falecido a jogar Senet contra adversários vivos.

Walter Cris, autor principal do estudo, acredita que o tabuleiro de San Jose pode refletir os primeiros momentos em que o tabuleiro foi redesenhado.

Senet significa “passar” e o arqueólogo considera que esta palavra poderia estar a referir-se à conotação religiosa do jogo em que o “ba” (força animada de seres falecidos) passa pelo “duat” (o submundo onde o espírito do falecido deveria deambular) ou à mecânica do jogo, onde as peças eram movimentadas de um lado para o outro.

Este é um dos jogos de tabuleiro antigos mais estudados pelos cientistas, mas há ainda muitas incógnitas por resolver. É composto por 30 quadrados dispostos num padrão de três por dez, sendo geralmente construído com madeira, marfim, louça ou uma combinação destes três materiais.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro John,
      Este seu comentário deixa-nos um pouco desorientados.
      Procurámos algum comentário seu que não tivesse sido publicado — não fosse o Akismet, ou um editor, te-lo enviado para o cantinho onde guardamos o spam. Em vão, só encontrámos comentários seus publicados.
      Ora, isso torna o seu presente comentário um disparate — com lugar cativo de pleno direito no tal cantinho do spam.
      Mas se para lá o enviássemos, o comentário deixaria de ser disparate, e voltaria a ganhar direito à luz do sol aqui onde o lemos.
      Enfim, paradoxos. Pelo menos é divertido.

RESPONDER

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …