Identificado jogo de tabuleiro egípcio usado para comunicar com os mortos há 3.500 anos

Um cientista identificou um antigo jogo de tabuleiro egípcio, conhecido como tabuleiro Senet, que terá servido para comunicar com os mortos há 3.500 anos.

A peça faz parte da coleção do Museu Egípcio Rosacruz em San Jose, no estado norte-americano da Califórnia, e pode dar uma nova visão sobre a evolução do jogo no início do Novo Reino do Egito, frisa a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada The Journal of Egyptian Archaeology.

De acordo com os textos antigos citados na investigação, citados pelo Russia Today, acreditava-se que o Senet oferecesse um vínculo com a vida após a morte.

Segundo os registos, estes painéis surgiram pela primeira vez há cerca de 5.000 e serviam, num momento inicial, como uma forma de entretenimento. Contudo, 700 anos após a sua invenção, a arte fúnebre do Antigo Egito começou a apresentar imagens que mostravam a pessoa que tinha falecido a jogar Senet contra adversários vivos.

Walter Cris, autor principal do estudo, acredita que o tabuleiro de San Jose pode refletir os primeiros momentos em que o tabuleiro foi redesenhado.

Senet significa “passar” e o arqueólogo considera que esta palavra poderia estar a referir-se à conotação religiosa do jogo em que o “ba” (força animada de seres falecidos) passa pelo “duat” (o submundo onde o espírito do falecido deveria deambular) ou à mecânica do jogo, onde as peças eram movimentadas de um lado para o outro.

Este é um dos jogos de tabuleiro antigos mais estudados pelos cientistas, mas há ainda muitas incógnitas por resolver. É composto por 30 quadrados dispostos num padrão de três por dez, sendo geralmente construído com madeira, marfim, louça ou uma combinação destes três materiais.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro John,
      Este seu comentário deixa-nos um pouco desorientados.
      Procurámos algum comentário seu que não tivesse sido publicado — não fosse o Akismet, ou um editor, te-lo enviado para o cantinho onde guardamos o spam. Em vão, só encontrámos comentários seus publicados.
      Ora, isso torna o seu presente comentário um disparate — com lugar cativo de pleno direito no tal cantinho do spam.
      Mas se para lá o enviássemos, o comentário deixaria de ser disparate, e voltaria a ganhar direito à luz do sol aqui onde o lemos.
      Enfim, paradoxos. Pelo menos é divertido.

RESPONDER

A Terra em 4K. Empresa vai transmitir vídeos do Espaço em tempo real

A empresa Momentus assinou um novo contrato que fornecerá transporte e implementação no Espaço para a Sen, uma empresa britânica que está atualmente a construir um serviço de streaming de vídeo 4k e em tempo …

Hertz abre falência nos Estados Unidos, mas sobrevive em Portugal

O presidente executivo da Hertz Portugal afirmou esta quarta-feira que, apesar do inevitável “dano reputacional”, a falência da empresa nos EUA não afeta a sua atividade no país, onde opera de forma “independente” em regime …

Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença. Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam …

Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de …

Café na Coreia do Sul contrata um robô-barista para evitar a propagação da covid-19

O café Daejon, na Coreia do Sul, "contratou" um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo …

Incêndios: PSD aponta falta de meios aéreos e avisa que covid-19 não justifica atrasos

O PSD apontou hoje falta de meios aéreos de combate a incêndios no terreno e acusou o Governo de ter ficado "aquém" nas reformas e mudanças na floresta, avisando que a pandemia de covid-19 não …

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa. O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas …

"Não consigo respirar". Protestos nos EUA pela morte de homem negro às mãos da polícia

Milhares de pessoas protestaram, esta terça-feira à noite, em Minneapolis, cidade no estado norte-americano do Minnesota, contra a morte de George Floyd, um homem negro que acabou por falecer depois de um episódio com a …

Um em cada três americanos não acredita que o azeite vem das azeitonas

Um terço dos norte-americanos entrevistados numa sondagem disse não acreditar ou não ter certeza de que o azeite vem das azeitonas. O produto alimentar é usado por menos de metade das famílias do país. Uma sondagem …

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem. A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem …