Identificado jogo de tabuleiro egípcio usado para comunicar com os mortos há 3.500 anos

Um cientista identificou um antigo jogo de tabuleiro egípcio, conhecido como tabuleiro Senet, que terá servido para comunicar com os mortos há 3.500 anos.

A peça faz parte da coleção do Museu Egípcio Rosacruz em San Jose, no estado norte-americano da Califórnia, e pode dar uma nova visão sobre a evolução do jogo no início do Novo Reino do Egito, frisa a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada The Journal of Egyptian Archaeology.

De acordo com os textos antigos citados na investigação, citados pelo Russia Today, acreditava-se que o Senet oferecesse um vínculo com a vida após a morte.

Segundo os registos, estes painéis surgiram pela primeira vez há cerca de 5.000 e serviam, num momento inicial, como uma forma de entretenimento. Contudo, 700 anos após a sua invenção, a arte fúnebre do Antigo Egito começou a apresentar imagens que mostravam a pessoa que tinha falecido a jogar Senet contra adversários vivos.

Walter Cris, autor principal do estudo, acredita que o tabuleiro de San Jose pode refletir os primeiros momentos em que o tabuleiro foi redesenhado.

Senet significa “passar” e o arqueólogo considera que esta palavra poderia estar a referir-se à conotação religiosa do jogo em que o “ba” (força animada de seres falecidos) passa pelo “duat” (o submundo onde o espírito do falecido deveria deambular) ou à mecânica do jogo, onde as peças eram movimentadas de um lado para o outro.

Este é um dos jogos de tabuleiro antigos mais estudados pelos cientistas, mas há ainda muitas incógnitas por resolver. É composto por 30 quadrados dispostos num padrão de três por dez, sendo geralmente construído com madeira, marfim, louça ou uma combinação destes três materiais.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro John,
      Este seu comentário deixa-nos um pouco desorientados.
      Procurámos algum comentário seu que não tivesse sido publicado — não fosse o Akismet, ou um editor, te-lo enviado para o cantinho onde guardamos o spam. Em vão, só encontrámos comentários seus publicados.
      Ora, isso torna o seu presente comentário um disparate — com lugar cativo de pleno direito no tal cantinho do spam.
      Mas se para lá o enviássemos, o comentário deixaria de ser disparate, e voltaria a ganhar direito à luz do sol aqui onde o lemos.
      Enfim, paradoxos. Pelo menos é divertido.

RESPONDER

PS, PCP e Joacine travam audição de Lucília Gago sobre diretiva polémica

O Parlamento chumbou, esta quarta-feira, a audição da procuradora-geral da República acerca da diretiva sobre poderes hierárquicos no Ministério Público (MP). Hoje de manhã, estiveram em debate na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias …

Secretário de Estado dos EUA está em Lisboa para convencer Portugal a banir Huawei do 5G

Robert Strayer apelou à cautela na escolha dos fornecedores para as infraestruturas da rede 5G e admitiu que os Estados Unidos podem reavaliar a partilha de informação com os países aliados, nomeadamente na NATO, se …

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …