/

E o jogo de futebol mais visto do ano foi… no Europeu feminino

Filip Singer/EPA

A final do Mundial masculino ficou bem longe da final do Europeu feminino, em 2022, nas audiências televisivas na Alemanha.

Falar sobre futebol em 2022 é obviamente falar (também) do Mundial, que fechou o ano.

Portugal não chegou onde queria e podia e o torneio foi para a Argentina, muitos anos depois.

Na última vez que a Argentina tinha levantado o troféu (1986), Lionel Messi ainda nem tinha nascido.

A final do Mundial envolveu duas das selecções mais fortes e mais seguidas do planeta: Argentina e França.

Por isso, não foi de admirar que, por exemplo em Portugal, o jogo tivesse mais de 2 milhões de telespectadores, através da RTP.

Perto do final do duelo, as audiências ultrapassaram mesmo os 3 milhões de telespectadores (10 vezes mais do que os canais SIC e TVI).

Obviamente, em França, o país estava “colado” ao jogo: praticamente 30 milhões de telespectadores (quase metade da população) no pico da transmissão.

Este número é o novo recorde de sempre de um canal aberto francês. O máximo anterior era de 22 milhões e tinha sido em 2006, na meia-final do Mundial contra…Portugal.

A Alemanha ignorou o Mundial 2022. Não todos os alemães, mas muitos alemães. As audiências televisivas logo no jogo de abertura e no primeiro jogo da Alemanha no Qatar confirmaram o que já se esperava.

No global, os três jogos da Alemanha (não passou da fase de grupos) no Mundial tiveram uma média de 14 milhões de pessoas – tinham sido 25 milhões no Mundial 2018.

A final Argentina-França teve mais telespectadores do que o Alemanha-Japão: quase 14 milhões de interessados.

No entanto, destaca o jornal Bild, o jogo de futebol mais visto na Alemanha em 2022 não foi esta final.

O jogo de futebol mais visto nas televisões alemãs, no ano passado, foi a final do Europeu feminino. No final de Julho, Alemanha e Inglaterra estiveram no jogo decisivo desse Europeu, com vitória inglesa por 2-1.

Esse jogo em Wembley foi visto por praticamente 18 milhões de telespectadores, à frente do Alemanha-Costa Rica e do Alemanha-Espanha (esses sim, no Mundial masculino).

Nos 10 jogos de futebol mais vistos pelos alemães em 2022, três foram no Europeu feminino: final, meia-final e quartos-de-final, por esta ordem. Sempre com a Alemanha em campo, claro.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.