Jogador de 13 anos perdeu memória após agressões dos colegas por ordem do treinador

Um jogador da equipa de iniciados do Sport Clube de Freamunde, de Paços de Ferreira, foi agredido pelos colegas, durante um treino, por ordem do treinador. Um “castigo” no âmbito de um exercício que acabou com o jovem de 13 anos a desmaiar e a perder a memória.

O incidente ocorreu durante o treino desta segunda-feira, 21 de Outubro, no âmbito de um exercício de “meiinhos”, como reporta o Jornal de Notícias (JN).

O jovem atleta recebeu “calduços” (pancadas na nuca) dos colegas de equipa, no âmbito de um “castigo” decretado pelo treinador, pelo facto de ele ter perdido a disputa de bola.

Os atletas estavam a fazer um exercício de “meiinhos” que consiste em trocar a bola numa roda, com um dos jogadores no meio a tentar interceptá-la. Quem não conseguisse apanhar a bola antes de serem feitos 25 passes, levaria “calduços” dos colegas, explica o JN.

Como o jovem não conseguiu cumprir o desafio, acabou “castigado” pelos colegas. Após as agressões, ainda continuou o treino, mas ao cabo de 45 minutos desmaiou, tendo acusado perda de memória, aponta o JN.

O jovem foi transportado para o hospital pelos bombeiros locais, tendo sido diagnosticado com uma dor na região cervical e com uma equimose.

Os pais do atleta que joga no Freamunde há dois anos queixam-se de violência excessiva e exigem a demissão do treinador, culpando-o pela situação.

Mas o treinador, Tiago Costa, de 28 anos, diz ao JN que o objectivo era apenas “promover o convívio” entre os jogadores. Apesar disso, o técnico que está à frente da equipa de iniciados do clube desde Setembro passado mostra-se “chocado” com as marcas que viu na nuca do jovem.

É daquelas coisas que a gente faz e que se arrepende logo. Se eu imaginasse qual seria o desfecho nunca o tinha feito”, conclui Tiago Costa.

Já o director do clube, Fernando Silva, considera no JN que foi apenas “uma brincadeira”. “A pancada não foi dada com intenção de magoar”, salienta, frisando que o clube entende que não se pode “culpar nem o técnico, nem os miúdos que deram o cachaço”.

Entretanto, a direcção do SC Freamunde anunciou a abertura de um inquérito interno, frisando em comunicado que lamenta o incidente e que o clube sempre se preocupou com “a defesa e promoção” de valores como “a amizade, o companheirismo e a tolerância”.

“O SC Freamunde agendará em breve uma reunião com todos os encarregados de educação dos atletas no sentido de serem prestados os devidos esclarecimentos”, afiança ainda o clube que deseja “as rápidas melhoras” ao jogador.

Os pais do jovem futebolista já anunciaram que vão apresentar queixa-crime.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Promover o “convívio” com “calduços”??!! Li algures onde se afirmava que a sociedade actual está cada vez mais decadente, estupidificada, doente, senil e agressiva.

RESPONDER

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …

Mistério médico. Cérebros de veteranos desvendam segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …