Jogador do Canelas não se lembra de agredir árbitro (e foi expulso do clube)

O jogador do Canelas 2010, Marco Gonçalves, que agrediu um árbitro, durante o jogo com o Rio Tinto, foi constituído arguido, depois de ter sido ouvido no tribunal, e não volta a vestir a camisola do clube. Entretanto o árbitro agredido vai ter que fazer uma cirurgia reconstrutiva ao nariz.

Marco Gonçalves agrediu o árbitro José Rodrigues com uma joelhada no nariz quando decorriam apenas 2 minutos do jogo entre o Canelas 2010 e o Rio Tinto da 3.ª jornada da fase de subida da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP).

O futebolista foi ouvido no Tribunal de Gondomar, nesta segunda-feira de manhã, e foi constituído arguido. Vai aguardar o julgamento com Termo de Identidade e Residência.

Árbitro alvo de cirurgia reconstrutiva

O jogador, que é elemento da claque Super Dragões e que, no sábado à noite, esteve no Estádio da Luz a apoiar o FC Porto no jogo que empatou a 1-1 com o Benfica, reagiu com violência ao facto de o árbitro lhe mostrar o cartão vermelho directo, após ter agredido um adversário.

José Rodrigues teve que ser assistido pelo INEM e foi, posteriormente, conduzido ao hospital, tendo a partida sido interrompida.

O árbitro teve alta do hospital, mas vai ter que se sujeitar a uma “operação correctiva” ao nariz, conforme referiu à Tribuna Expresso o Secretário-Geral da AFP, Domingos Santos.

Marco Gonçalves diz que não se lembra

Em declarações à TVI, Marco Gonçalves mostrou-se arrependido pelo seu comportamento, mas notando que não se lembra do que aconteceu.

“Perdi a cabeça”, assume o jogador, dizendo que está “revoltado” consigo próprio. “Arrependo-me muito”, considera ainda.

“Peço imensas desculpas ao senhor árbitro e principalmente, à sua família”, destaca também Marco Gonçalves, realçando que não consegue “explicar o que aconteceu”.

Expulso do Canelas

O Canelas 2010 já anunciou o afastamento de Marco Gonçalves da equipa, notando que “condena veementemente a atitude irreflectida” do atleta e que “não se revê neste tipo de comportamentos”.

“Face aos acontecimentos, o atleta Marco Gonçalves nunca mais vestirá a camisola do CF Canelas 2010″, garante ainda o clube num comunicado divulgado no Facebook.

Manifestando-se “totalmente solidário com o árbitro e seus familiares”, o Canelas também lhe deseja “uma rápida recuperação” e elogia a postura do capitão da equipa, Fernando Madureira, que é líder dos Super Dragões, frisando que “tudo fez para evitar” a agressão e que “saiu de imediato em defesa do árbitro e muito contribuiu para acalmar rapidamente os ânimos mais exaltados”.

Federação defende punição “exemplar”

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também reagiu ao incidente, através de um comunicado onde “lamenta e repudia, de forma veemente, a agressão”.

“A FPF contactou o presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), organizadora da prova em que se insere o jogo em referência, e acordou com a mesma na remessa imediata de todas as informações relevantes no mais curto espaço de tempo”, refere também a nota do organismo que promete que “agirá para que este e todos os actos que atentem contra o desporto e a sua essência sejam punidos de forma exemplar e dissuasora”.

O órgão que tutela o futebol nacional afiança também que “incentiva a AFP a tomar medidas para que nunca mais se vejam actos” destes em campo.

Canelas pode não ser sancionado

O Conselho de Disciplina da AFP deverá, na próxima quinta-feira, tomar uma decisão quanto ao castigo a aplicar a Marco Gonçalves que já foi suspenso preventivamente. O Canelas também arrisca uma punição, mas à luz das circunstâncias, o clube pode não vir a ser sancionado, conforme admite o Secretário Geral da AFP ao Tribuna Expresso.

“Se o árbitro referir que foi um acto isolado de um jogador, não há razão para punir a equipa, como aliás aconteceu no Mundial de 2002, quando João Pinto agrediu o árbitro e foi castigado, sem sanções para a Selecção”, atesta Domingos Santos.

Em Outubro passado, vários clubes da Divisão de Elite da AFP ameaçaram boicotar os jogos do Canelas, queixando-se do alegado ambiente de intimidação que se viveria nas visitas ao clube que é composto por vários elementos dos Super Dragões.

O Canelas 2010 é o terceiro classificado da prova, atrás do Desportivo das Aves B e do Rebordosa AC.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • É, deve ter sido da joelhada que levou nas trombas… oops espera, acho que foi ao contrário…
      Nem sei porque é que as histórias com esta equipa de macacos se repetem, esta espécie de clube já devia estar banida desde os primeiros incidentes e ponto final.

  1. A joelhada foi de tal forma violenta que o rapaz até perdeu a memória, precisava viver num país onde esta fosse devidamente afinada dentro das grades de uma prisão!.

  2. Pois… Nós também o deviamos por numa prisão qualquer, mas segura, e depois esqueciamos que o tinhamos deixado lá…
    E, ó senhor presidente, aquilo não é “UMA ATITUDE IRREFLETIDA”. Aquilo, está bem visto, é uma atitude NORMAL NOS JOGADORES DO SEU CLUBE. Por ser tão normal é que ele não se lembra

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …