Jogador do Canelas não se lembra de agredir árbitro (e foi expulso do clube)

O jogador do Canelas 2010, Marco Gonçalves, que agrediu um árbitro, durante o jogo com o Rio Tinto, foi constituído arguido, depois de ter sido ouvido no tribunal, e não volta a vestir a camisola do clube. Entretanto o árbitro agredido vai ter que fazer uma cirurgia reconstrutiva ao nariz.

Marco Gonçalves agrediu o árbitro José Rodrigues com uma joelhada no nariz quando decorriam apenas 2 minutos do jogo entre o Canelas 2010 e o Rio Tinto da 3.ª jornada da fase de subida da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP).

O futebolista foi ouvido no Tribunal de Gondomar, nesta segunda-feira de manhã, e foi constituído arguido. Vai aguardar o julgamento com Termo de Identidade e Residência.

Árbitro alvo de cirurgia reconstrutiva

O jogador, que é elemento da claque Super Dragões e que, no sábado à noite, esteve no Estádio da Luz a apoiar o FC Porto no jogo que empatou a 1-1 com o Benfica, reagiu com violência ao facto de o árbitro lhe mostrar o cartão vermelho directo, após ter agredido um adversário.

José Rodrigues teve que ser assistido pelo INEM e foi, posteriormente, conduzido ao hospital, tendo a partida sido interrompida.

O árbitro teve alta do hospital, mas vai ter que se sujeitar a uma “operação correctiva” ao nariz, conforme referiu à Tribuna Expresso o Secretário-Geral da AFP, Domingos Santos.

Marco Gonçalves diz que não se lembra

Em declarações à TVI, Marco Gonçalves mostrou-se arrependido pelo seu comportamento, mas notando que não se lembra do que aconteceu.

“Perdi a cabeça”, assume o jogador, dizendo que está “revoltado” consigo próprio. “Arrependo-me muito”, considera ainda.

“Peço imensas desculpas ao senhor árbitro e principalmente, à sua família”, destaca também Marco Gonçalves, realçando que não consegue “explicar o que aconteceu”.

Expulso do Canelas

O Canelas 2010 já anunciou o afastamento de Marco Gonçalves da equipa, notando que “condena veementemente a atitude irreflectida” do atleta e que “não se revê neste tipo de comportamentos”.

“Face aos acontecimentos, o atleta Marco Gonçalves nunca mais vestirá a camisola do CF Canelas 2010″, garante ainda o clube num comunicado divulgado no Facebook.

Manifestando-se “totalmente solidário com o árbitro e seus familiares”, o Canelas também lhe deseja “uma rápida recuperação” e elogia a postura do capitão da equipa, Fernando Madureira, que é líder dos Super Dragões, frisando que “tudo fez para evitar” a agressão e que “saiu de imediato em defesa do árbitro e muito contribuiu para acalmar rapidamente os ânimos mais exaltados”.

Federação defende punição “exemplar”

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também reagiu ao incidente, através de um comunicado onde “lamenta e repudia, de forma veemente, a agressão”.

“A FPF contactou o presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), organizadora da prova em que se insere o jogo em referência, e acordou com a mesma na remessa imediata de todas as informações relevantes no mais curto espaço de tempo”, refere também a nota do organismo que promete que “agirá para que este e todos os actos que atentem contra o desporto e a sua essência sejam punidos de forma exemplar e dissuasora”.

O órgão que tutela o futebol nacional afiança também que “incentiva a AFP a tomar medidas para que nunca mais se vejam actos” destes em campo.

Canelas pode não ser sancionado

O Conselho de Disciplina da AFP deverá, na próxima quinta-feira, tomar uma decisão quanto ao castigo a aplicar a Marco Gonçalves que já foi suspenso preventivamente. O Canelas também arrisca uma punição, mas à luz das circunstâncias, o clube pode não vir a ser sancionado, conforme admite o Secretário Geral da AFP ao Tribuna Expresso.

“Se o árbitro referir que foi um acto isolado de um jogador, não há razão para punir a equipa, como aliás aconteceu no Mundial de 2002, quando João Pinto agrediu o árbitro e foi castigado, sem sanções para a Selecção”, atesta Domingos Santos.

Em Outubro passado, vários clubes da Divisão de Elite da AFP ameaçaram boicotar os jogos do Canelas, queixando-se do alegado ambiente de intimidação que se viveria nas visitas ao clube que é composto por vários elementos dos Super Dragões.

O Canelas 2010 é o terceiro classificado da prova, atrás do Desportivo das Aves B e do Rebordosa AC.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • É, deve ter sido da joelhada que levou nas trombas… oops espera, acho que foi ao contrário…
      Nem sei porque é que as histórias com esta equipa de macacos se repetem, esta espécie de clube já devia estar banida desde os primeiros incidentes e ponto final.

  1. A joelhada foi de tal forma violenta que o rapaz até perdeu a memória, precisava viver num país onde esta fosse devidamente afinada dentro das grades de uma prisão!.

  2. Pois… Nós também o deviamos por numa prisão qualquer, mas segura, e depois esqueciamos que o tinhamos deixado lá…
    E, ó senhor presidente, aquilo não é “UMA ATITUDE IRREFLETIDA”. Aquilo, está bem visto, é uma atitude NORMAL NOS JOGADORES DO SEU CLUBE. Por ser tão normal é que ele não se lembra

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …