Biden, que terá quase 82 anos em Novembro de 2024, terá confirmado que se vai recandidatar durante uma angariação de fundos.
No meio de preocupações com a idade avançada e as frequentes gaffes de Joe Biden e rumores de que ainda durante a sua candidatura o actual Presidente dos EUA teria indicado que só queria servir um mandato, há agora notícias que avançam que o chefe de Estado se vai recandidatar em 2024.
Numa fase em que está a sofrer uma grande quebra da popularidade, Biden quer acabar com qualquer dúvida de que se vai afastar depois de um mandato e possivelmente abrir caminho a uma candidatura de Kamala Harris.
“A única coisa que o ouvi dizer é que ele está a planear candidatar-se outra vez. E estou feliz com isso”, afirmou o antigo Senador Democrata Chris Dodd e amigo de Biden, ao Washington Post.
O Presidente terá anunciado esta intenção numa angariação de fundos este mês. Ed Rendell, antigo governador da Pensilvânia que esteve presente no evento, considera que “não há diferença” entre o que Biden disse agora e numa conferência de imprensa na Casa Branca em Março.
Na altura, Joe Biden disse que nunca tinha “planeado três anos e meio ou quatro” no futuro. Rendell revelou ao jornal que o Presidente diz publicamente “aquilo em que realmente acredita”. “Ele não se vai recandidatar se achar que não aguenta com o trabalho fisicamente ou emocionalmente”, afirma.
Este anúncio surge depois de, em 2019, Joe Biden ter revelado num comício de campanha no New Hampshire que entendia as preocupações dos eleitores com a sua idade avançada.
Recorde-se que Biden, que celebrou 79 anos no dia 20 de Novembro, é o Presidente mais velho da história dos Estados Unidos. Em Novembro de 2024, a altura das próximas presidenciais nos EUA, Biden estará perto dos 82 anos.
Na sexta-feira, depois do seu primeiro exame já na presidência, os médicos consideraram que o chefe de Estado está “em condições para executar os deveres de Presidente”.
A idade e as gaffes de Joe Biden têm sido um assunto bastante discutido nos EUA, principalmente nos meios de comunicação mais conservadores.
Donald Trump, que ainda não confirmou a recandidatura em 2024, chegou a apelidar o rival como “Sleepy Joe” — Joe Dorminhoco — e criticou várias vezes as capacidades mentais e de saúde de Biden para assumir a Presidência.