Joe Biden terá confirmado aos assessores que se vai recandidatar em 2024

Yuri Gripas / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

Biden, que terá quase 82 anos em Novembro de 2024, terá confirmado que se vai recandidatar durante uma angariação de fundos.

No meio de preocupações com a idade avançada e as frequentes gaffes de Joe Biden e rumores de que ainda durante a sua candidatura o actual Presidente dos EUA teria indicado que só queria servir um mandato, há agora notícias que avançam que o chefe de Estado se vai recandidatar em 2024.

Numa fase em que está a sofrer uma grande quebra da popularidade, Biden quer acabar com qualquer dúvida de que se vai afastar depois de um mandato e possivelmente abrir caminho a uma candidatura de Kamala Harris.

“A única coisa que o ouvi dizer é que ele está a planear candidatar-se outra vez. E estou feliz com isso”, afirmou o antigo Senador Democrata Chris Dodd e amigo de Biden, ao Washington Post.

O Presidente terá anunciado esta intenção numa angariação de fundos este mês. Ed Rendell, antigo governador da Pensilvânia que esteve presente no evento, considera que “não há diferença” entre o que Biden disse agora e numa conferência de imprensa na Casa Branca em Março.

Na altura, Joe Biden disse que nunca tinha “planeado três anos e meio ou quatro” no futuro. Rendell revelou ao jornal que o Presidente diz publicamente “aquilo em que realmente acredita”. “Ele não se vai recandidatar se achar que não aguenta com o trabalho fisicamente ou emocionalmente”, afirma.

Este anúncio surge depois de, em 2019, Joe Biden ter revelado num comício de campanha no New Hampshire que entendia as preocupações dos eleitores com a sua idade avançada.

Recorde-se que Biden, que celebrou 79 anos no dia 20 de Novembro, é o Presidente  mais velho da história dos Estados Unidos. Em Novembro de 2024, a altura das próximas presidenciais nos EUA, Biden estará perto dos 82 anos.

Na sexta-feira, depois do seu primeiro exame já na presidência, os médicos consideraram que o chefe de Estado está “em condições para executar os deveres de Presidente”.

A idade e as gaffes de Joe Biden têm sido um assunto bastante discutido nos EUA, principalmente nos meios de comunicação mais conservadores.

Donald Trump, que ainda não confirmou a recandidatura em 2024, chegou a apelidar o rival como “Sleepy Joe” — Joe Dorminhoco — e criticou várias vezes as capacidades mentais e de saúde de Biden para assumir a Presidência.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.