João Soares contesta escolha de Pereira Gomes para as “secretas”

Manuel de Almeida / Lusa

-

O deputado e ex-ministro socialista defendeu, esta terça-feira, que o embaixador José Júlio Pereira Gomes deveria “renunciar já” à nomeação para secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

“O senhor embaixador Pereira Gomes deveria renunciar, já, à possibilidade de vir a ocupar tal cargo. Facilitando ao senhor primeiro-ministro a tarefa de escolha de alguém para exercer aquelas funções”, escreveu João Soares na sua conta no Facebook.

Para João Soares, o diplomata, cuja nomeação é contestada pela ex-embaixadora de Portugal em Jacarta Ana Gomes, “não teve, infelizmente, um comportamento exemplar durante a crise timorense, bem pelo contrário”.

“Na minha opinião, o senhor embaixador Pereira Gomes não ‘quis protelar a decisão de partir [de Timor-Leste] até ao último momento’, bem pelo contrário”, acrescentou, citando, para o efeito, os testemunhos de dois jornalistas, Luciano Alvarez e José Vegar.

O deputado e ex-ministro da Cultura justificou esta posição também pela experiência de ter desempenhado, durante três anos, as funções de membro do Conselho de Fiscalização do SIRP, afirmando que respeita e admira o trabalho dos oficiais de informações dos serviços.

Na quinta-feira, a ex-embaixadora de Portugal em Jacarta e atual eurodeputada do PS Ana Gomes afirmou ao DN que ficou “muito surpreendida e apreensiva” com a escolha de Pereira Gomes pelo abandono de Timor-Leste em 1999, onde era chefe de missão portuguesa de observação.

A socialista referiu que, “não estando em causa o percurso profissional, falta a Pereira Gomes o perfil psicológico”.

“Tenho dúvidas de que o embaixador Pereira Gomes tenha capacidade para aguentar situações de grande pressão. Não inspira confiança e autoridade junto dos seus subordinados nos serviços de informações”, disse a eurodeputada, adiantando que já informou “quem de direito” do porquê da sua “apreensão”.

Horas depois, o diplomata reafirmou, numa carta ao DN, que deixou Díli por ordem do Governo.

No dia seguinte, o Público noticiou a apreensão do PSD, que tinha sido previamente consultado pelo primeiro-ministro, António Costa, com a escolha de Pereira Gomes.

Ainda na sexta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, manifestou confiança no diplomata para o desempenho das funções de secretário-geral das ‘secretas’, explicando que foi isso que o levou a convidá-lo para o cargo.

No sábado, o líder do PSD, Passos Coelho, disse que o partido está atento às objeções que tem merecido a escolha do novo chefe das ‘secretas’, mas sublinhou não querer acrescentar nada que possa “adensar a polémica”.

Já hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu que o novo secretário-geral do Serviço de Informações é uma “muito boa escolha” e mostrou-se confiante em que “todos os esclarecimentos serão dados” e “todas as questões serão esclarecidas”.

“Na minha opinião [José Júlio Pereira Gomes] é uma muito boa escolha [para secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa] e agora aguardamos tranquilamente a audição parlamentar”, disse Augusto Santos Silva à margem de um simpósio em que participou em Madrid.

O responsável governamental confirmou que o seu Ministério recebeu “no início desta semana” um pedido de informação da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias sobre o chefe indigitado das ‘secretas’ portuguesas, estando os serviços que tutela “a proceder à pesquisa sobre os documentos, para serem entregues à Assembleia da República”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …