João Félix é o Golden Boy de 2019

Rodrigo Jimenez / EPA

O internacional português João Félix, que representa o emblema espanhol do Atlético de Madrid, venceu o prémio Golden Boy 2019, galardão atribuído ao melhor jogador sub-21 a atuar na Europa.

Depois de uma primeira lista com 100 nomes, João Félix ficou entre os 20 candidatos ao prémio, sendo o único português na lista deste ano, tal como recorda a TSF.

Esta quarta-feira, foi anunciado que o português, formado no Seixal, ultrapassou o alemão Kai Havertz do Bayer Leverkusen, Matthijs de Ligth da Juventus e de Jando Sancho do Borussia Dortmund, sendo eleito o Golden Boy de 2019.

João Félix é o segundo português a vencer o galardão. Em 2016, foi Renato Sanches, que representa agora o Lile, a vencer o prémio atribuído pelo jornal italiano Tuttosport.

Segundo o desportivo italiano, 25 dos 40 jurados votaram em Félix para o primeiro lugar.

O português já reagiu ao prémio através de um vídeo. “Obrigado ao Tuttosport pelo Golden Boy Award 2019, estou muito orgulhoso. É a segunda vez que um jogador do Atlético de Madrid ganha este prémio e estou feliz. Agradeço também ao Benfica, em particular ao técnico Bruno Lage por tudo o que fez por mim e pela minha família, que está sempre perto de mim. Um abraço”, disse.

O prémio será entregue a João Félix numa gala a 16 de dezembro, em Turim, Itália.

Do Benfica à transferência milionária para Madrid

O jovem começou a ganhar protagonismo a meio da época passada, quando subiu à equipa principal do Benfica, estreando-se em dezembro de 2018. Pelo clube da Luz acabou por vencer o campeonato nacional, marcando 22 golos em 49 partidas disputadas.

O português de 20 anos venceu ainda a Liga das Nações pela Seleção Nacional.

Félix foi um dos nomes mais cobiçados no mercado de verão, tendo acabado por sair para o Atlético de Madrid pelos 120 milhões de euros exigidos pelo Benfica. Esta foi a maior venda do Benfica, a maior compra do Atlético, além de ser a maior transferência nacional e a quinta mais cara de sempre do futebol mundial.

À frente do internacional português estão somente Ousmane Dembelé (Barcelona por 125 milhões); Kylian Mbappé (PSG por 135 milhões); Philippe Coutinho, (Barcelona por 145 milhões) e Neymar (PSG por 222 milhões).

Ranking completo do Golden Boy 2019

1. João Félix, Portugal, Atlético de Madrid, 332 votos

2. Sancho, Inglaterra, Borussia Dortmund, 175 votos

3. Havertz , Alemanha, Bayer Leverkusen, 75 votos

4. Haland , Noruega, Red Bull Salzburg, 74 votos

5. De Ligt, Países Baixos, Juventus, 71 votos

6. Fati, Espanha / Guiné-Bissau, Barcelona, ​49 votos

7. Foden, Inglaterra, Manchester City, 46 votos

8. Donnarumma, Itália, Milão, 37 votos

9. Zaniolo , Itália, Roma, 36 votos

10. Malen, Holanda, PSV Eindhoven, 35 votos

11. Mount , Inglaterra, Chelsea, 29 votos

12. Rodrygo, Brasil, Real Madrid, 20 votos

13. Vinícius J. , Brasil, Real Madrid, 13 votos

14. Kean, Itália, Everton, 13 votos

15. Lunin, Ucrânia, Valladolid, 11 votos

16. Joveljic , Sérvia, Eintracht F., 9 votos

17. Guendouzi, França / Marrocos, Arsenal, 9 votos

18. Davies, Canadá / Libéria, Bayern, 1 voto

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …