O internacional português João Félix, que representa o emblema espanhol do Atlético de Madrid, venceu o prémio Golden Boy 2019, galardão atribuído ao melhor jogador sub-21 a atuar na Europa.
Depois de uma primeira lista com 100 nomes, João Félix ficou entre os 20 candidatos ao prémio, sendo o único português na lista deste ano, tal como recorda a TSF.
Esta quarta-feira, foi anunciado que o português, formado no Seixal, ultrapassou o alemão Kai Havertz do Bayer Leverkusen, Matthijs de Ligth da Juventus e de Jando Sancho do Borussia Dortmund, sendo eleito o Golden Boy de 2019.
João Félix é o segundo português a vencer o galardão. Em 2016, foi Renato Sanches, que representa agora o Lile, a vencer o prémio atribuído pelo jornal italiano Tuttosport.
Segundo o desportivo italiano, 25 dos 40 jurados votaram em Félix para o primeiro lugar.
O português já reagiu ao prémio através de um vídeo. “Obrigado ao Tuttosport pelo Golden Boy Award 2019, estou muito orgulhoso. É a segunda vez que um jogador do Atlético de Madrid ganha este prémio e estou feliz. Agradeço também ao Benfica, em particular ao técnico Bruno Lage por tudo o que fez por mim e pela minha família, que está sempre perto de mim. Um abraço”, disse.
O prémio será entregue a João Félix numa gala a 16 de dezembro, em Turim, Itália.
Do Benfica à transferência milionária para Madrid
O jovem começou a ganhar protagonismo a meio da época passada, quando subiu à equipa principal do Benfica, estreando-se em dezembro de 2018. Pelo clube da Luz acabou por vencer o campeonato nacional, marcando 22 golos em 49 partidas disputadas.
O português de 20 anos venceu ainda a Liga das Nações pela Seleção Nacional.
Félix foi um dos nomes mais cobiçados no mercado de verão, tendo acabado por sair para o Atlético de Madrid pelos 120 milhões de euros exigidos pelo Benfica. Esta foi a maior venda do Benfica, a maior compra do Atlético, além de ser a maior transferência nacional e a quinta mais cara de sempre do futebol mundial.
À frente do internacional português estão somente Ousmane Dembelé (Barcelona por 125 milhões); Kylian Mbappé (PSG por 135 milhões); Philippe Coutinho, (Barcelona por 145 milhões) e Neymar (PSG por 222 milhões).
Ranking completo do Golden Boy 2019
1. João Félix, Portugal, Atlético de Madrid, 332 votos
2. Sancho, Inglaterra, Borussia Dortmund, 175 votos
3. Havertz , Alemanha, Bayer Leverkusen, 75 votos
4. Haland , Noruega, Red Bull Salzburg, 74 votos
5. De Ligt, Países Baixos, Juventus, 71 votos
6. Fati, Espanha / Guiné-Bissau, Barcelona, 49 votos
7. Foden, Inglaterra, Manchester City, 46 votos
8. Donnarumma, Itália, Milão, 37 votos
9. Zaniolo , Itália, Roma, 36 votos
10. Malen, Holanda, PSV Eindhoven, 35 votos
11. Mount , Inglaterra, Chelsea, 29 votos
12. Rodrygo, Brasil, Real Madrid, 20 votos
13. Vinícius J. , Brasil, Real Madrid, 13 votos
14. Kean, Itália, Everton, 13 votos
15. Lunin, Ucrânia, Valladolid, 11 votos
16. Joveljic , Sérvia, Eintracht F., 9 votos
17. Guendouzi, França / Marrocos, Arsenal, 9 votos
18. Davies, Canadá / Libéria, Bayern, 1 voto