João Félix é o Golden Boy de 2019

Rodrigo Jimenez / EPA

O internacional português João Félix, que representa o emblema espanhol do Atlético de Madrid, venceu o prémio Golden Boy 2019, galardão atribuído ao melhor jogador sub-21 a atuar na Europa.

Depois de uma primeira lista com 100 nomes, João Félix ficou entre os 20 candidatos ao prémio, sendo o único português na lista deste ano, tal como recorda a TSF.

Esta quarta-feira, foi anunciado que o português, formado no Seixal, ultrapassou o alemão Kai Havertz do Bayer Leverkusen, Matthijs de Ligth da Juventus e de Jando Sancho do Borussia Dortmund, sendo eleito o Golden Boy de 2019.

João Félix é o segundo português a vencer o galardão. Em 2016, foi Renato Sanches, que representa agora o Lile, a vencer o prémio atribuído pelo jornal italiano Tuttosport.

Segundo o desportivo italiano, 25 dos 40 jurados votaram em Félix para o primeiro lugar.

O português já reagiu ao prémio através de um vídeo. “Obrigado ao Tuttosport pelo Golden Boy Award 2019, estou muito orgulhoso. É a segunda vez que um jogador do Atlético de Madrid ganha este prémio e estou feliz. Agradeço também ao Benfica, em particular ao técnico Bruno Lage por tudo o que fez por mim e pela minha família, que está sempre perto de mim. Um abraço”, disse.

O prémio será entregue a João Félix numa gala a 16 de dezembro, em Turim, Itália.

Do Benfica à transferência milionária para Madrid

O jovem começou a ganhar protagonismo a meio da época passada, quando subiu à equipa principal do Benfica, estreando-se em dezembro de 2018. Pelo clube da Luz acabou por vencer o campeonato nacional, marcando 22 golos em 49 partidas disputadas.

O português de 20 anos venceu ainda a Liga das Nações pela Seleção Nacional.

Félix foi um dos nomes mais cobiçados no mercado de verão, tendo acabado por sair para o Atlético de Madrid pelos 120 milhões de euros exigidos pelo Benfica. Esta foi a maior venda do Benfica, a maior compra do Atlético, além de ser a maior transferência nacional e a quinta mais cara de sempre do futebol mundial.

À frente do internacional português estão somente Ousmane Dembelé (Barcelona por 125 milhões); Kylian Mbappé (PSG por 135 milhões); Philippe Coutinho, (Barcelona por 145 milhões) e Neymar (PSG por 222 milhões).

Ranking completo do Golden Boy 2019

1. João Félix, Portugal, Atlético de Madrid, 332 votos

2. Sancho, Inglaterra, Borussia Dortmund, 175 votos

3. Havertz , Alemanha, Bayer Leverkusen, 75 votos

4. Haland , Noruega, Red Bull Salzburg, 74 votos

5. De Ligt, Países Baixos, Juventus, 71 votos

6. Fati, Espanha / Guiné-Bissau, Barcelona, ​49 votos

7. Foden, Inglaterra, Manchester City, 46 votos

8. Donnarumma, Itália, Milão, 37 votos

9. Zaniolo , Itália, Roma, 36 votos

10. Malen, Holanda, PSV Eindhoven, 35 votos

11. Mount , Inglaterra, Chelsea, 29 votos

12. Rodrygo, Brasil, Real Madrid, 20 votos

13. Vinícius J. , Brasil, Real Madrid, 13 votos

14. Kean, Itália, Everton, 13 votos

15. Lunin, Ucrânia, Valladolid, 11 votos

16. Joveljic , Sérvia, Eintracht F., 9 votos

17. Guendouzi, França / Marrocos, Arsenal, 9 votos

18. Davies, Canadá / Libéria, Bayern, 1 voto

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …