Jihadistas do Daesh cortam barbas à espera do iminente ataque a Mossul

(dr) Dabiq Magazine

Residentes em Mossul relataram esta quarta-feira que jihadistas do Daesh, que controla aquela cidade iraquiana, estão a cortar as barbas e a mudar de esconderijos para passarem despercebidos caso a cidade seja retomada pelas forças governamentais.

A notícia surge ao décimo dia da ofensiva contra Mossul, um reduto do Estado Islâmico no Iraque que estará prestes a ser tomado por uma coligação composta por forças regulares e tropas especiais iraquianas, milícias xiitas, forças tribais sunitas e milícias curdas Peshmergas, apoiada por aviação norte-americana, britânica e francesa.

Unidades de elite iraquianas chegaram ontem a cinco quilómetros de Mossul na frente de ataque pelo Leste da cidade. Vários residentes na cidade ouvidos pela agência France Presse deram conta de que os jihadistas estão a preparar-se para o derradeiro ataque à cidade.

“Vi alguns membros do Daesh e eles estão completamente diferentes desde a última vez que os tinha visto”, contou Abu Saif, morador na parte leste de Mossul.

Apararam as barbas e mudaram de roupa“, disse o antigo empresário, sublinhando que os jihadistas “devem estar assustados”, uma vez que “também devem estar a preparar-se para fugir da cidade”.

Vários residentes e responsáveis militares disseram que muitos combatentes do Estado Islâmico estão a mudar de esconderijos dentro da cidade, da parte leste de Mossul para os bastiões tradicionais na margem oeste do rio Tigre, mais perto de rotas de fuga para a Síria.

Os mesmos residentes também relataram que já conseguem ouvir os sons dos combates nas frentes Norte e Leste da ofensiva contra Mossul. Por outro lado, deram conta que os aviões norte-americanos estão a voar mais baixo do que o costume.

As forças da coligação têm vindo a tomar uma série de aldeias e vilas nas redondezas de Mossul, enfrentando fogo de artilharia, franco-atiradores e bombistas suicidas em veículos armadilhados.

Os militares iraquianos e ocidentais acreditam que Mossul é defendida por entre três mil a cinco mil combatentes do Estado Islâmico.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Gente falhada e vendedores da banha da cobra “psicológica”. Agora fogem com rabo entre as pernas. Deviam enfrentar o exercito iraquiano …se morrerem vão para o céu e tem sete virgens à espera. Desculpem… isso é para os outros.!!!

  2. Gosto sempre de olhar para tudo na vida de um prisma positivo. Considero que isto é uma grande oportunidade de negócio para todos os barbeiros portugueses que tenham disponibilidade e insanidade suficiente para ir para Mossul.

  3. Eram TODOS muito valentes quando tinham a “faca e a cabeça do outro na mão” !
    Agora é que eles vão mostrar TUDO em que acreditam ! TUDO o que valem !
    Espero estar cá para ver !

  4. Afinal onde está a valentia desses bandidos? Assim que forem apanhados há que lhes cortar é o pescoço e a barba não vingará mais!.

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …