Jihadistas ameaçam matar o ex-marine que matou Bin Laden

DR

Robert O'Neill, o marine que matou Osama bin Laden

Robert O’Neill, o marine que matou Osama bin Laden

Um antigo comando das forças especiais da Marinha norte-americana, SEAL, afirmou publicamente ter sido quem matou o líder da Al-Qaida Osama bin Laden, atraindo imediatamente ameaças de morte de jihadistas.

Robert O’Neill, de 38 anos, afirmou na quinta-feira ao diário Washington Post ter matado, com um tiro na cabeça, Bin Laden a 2 de maio de 2011 durante um ataque dos SEAL ao seu esconderijo em Abbottabad, no Paquistão.

Os jihadistas começaram logo a lançar ameaças de morte contra O’Neill, revelou o SITE, organização que vigia sítios na Internet e os media utilizados pelos jihadistas. Fotografias do comando dos SEAL acompanhadas de mensagens em árabe e em inglês apelando a “lobos solitários” para vingarem a morte do líder da Al-Qaida foram divulgadas na rede social de mensagens curtas Twitter e no fórum dos jihadistas al-Minbar, indicou o SITE.

“Enviaremos aos lobos solitários na América a fotografia deste Robert O’Neill que matou o xeque Osama bin Laden”, refere uma das mensagens em árabe, enquanto outra declara nas duas línguas: “Para vocês, caros muçulmanos nos Estados Unidos da América, eis a oportunidade de entrarem no Paraíso”.

Fuga de informação

O antigo soldado das forças especiais disse ao jornal ter decidido revelar o seu nome após uma fuga de informação orquestrada pelo SOFREP, um site de antigos SEAL.

Esta fuga de informação já era uma resposta de protesto à prevista difusão na Fox News, a 11 e 12 de novembro, do documentário “The Man Who Killed Osama Bin Laden” (O homem que matou Osama bin Laden), em que é revelada a identidade do comando.

Os Navy SEAL mantêm normalmente o mais estrito sigilo em relação às suas missões e o chefe destas forças especiais, o contra-almirante Brian Losey, fez no início da semana um severo aviso aos que violam a sua tradição de segredo.

“Uma regra essencial do nosso Código de Conduta é ‘Não divulgo a natureza da minha atividade e não procuro reconhecimento pelas minhas ações'”, lembrou Losey numa carta, também assinada pelo seu “número dois”, o Force Master Chief Michael Magaraci.

Quando participou na designada “Operação Lança de Neptuno”, para capturar Bin Laden, O’Neill já tinha 15 anos de experiência com os SEAL. Também fez parte do grupo enviado para resgatar um navio tomado por piratas somalis, que deu origem ao filme com Tom Hanks “Capitão Phillips”, de 2013.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes americanos andam mesmo baralhados e confusos e pensam que estão no Big Brother…
    Está mesmo a pedi-las e depois queixam-se…
    Alguma vez, em algum país civilizado, isto vem a publico, e, ainda por cima desta forma?!
    Enfim… vale tudo para terem algum protagonismo…

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …