Jihadistas ameaçam matar o ex-marine que matou Bin Laden

DR

Robert O'Neill, o marine que matou Osama bin Laden

Robert O’Neill, o marine que matou Osama bin Laden

Um antigo comando das forças especiais da Marinha norte-americana, SEAL, afirmou publicamente ter sido quem matou o líder da Al-Qaida Osama bin Laden, atraindo imediatamente ameaças de morte de jihadistas.

Robert O’Neill, de 38 anos, afirmou na quinta-feira ao diário Washington Post ter matado, com um tiro na cabeça, Bin Laden a 2 de maio de 2011 durante um ataque dos SEAL ao seu esconderijo em Abbottabad, no Paquistão.

Os jihadistas começaram logo a lançar ameaças de morte contra O’Neill, revelou o SITE, organização que vigia sítios na Internet e os media utilizados pelos jihadistas. Fotografias do comando dos SEAL acompanhadas de mensagens em árabe e em inglês apelando a “lobos solitários” para vingarem a morte do líder da Al-Qaida foram divulgadas na rede social de mensagens curtas Twitter e no fórum dos jihadistas al-Minbar, indicou o SITE.

“Enviaremos aos lobos solitários na América a fotografia deste Robert O’Neill que matou o xeque Osama bin Laden”, refere uma das mensagens em árabe, enquanto outra declara nas duas línguas: “Para vocês, caros muçulmanos nos Estados Unidos da América, eis a oportunidade de entrarem no Paraíso”.

Fuga de informação

O antigo soldado das forças especiais disse ao jornal ter decidido revelar o seu nome após uma fuga de informação orquestrada pelo SOFREP, um site de antigos SEAL.

Esta fuga de informação já era uma resposta de protesto à prevista difusão na Fox News, a 11 e 12 de novembro, do documentário “The Man Who Killed Osama Bin Laden” (O homem que matou Osama bin Laden), em que é revelada a identidade do comando.

Os Navy SEAL mantêm normalmente o mais estrito sigilo em relação às suas missões e o chefe destas forças especiais, o contra-almirante Brian Losey, fez no início da semana um severo aviso aos que violam a sua tradição de segredo.

“Uma regra essencial do nosso Código de Conduta é ‘Não divulgo a natureza da minha atividade e não procuro reconhecimento pelas minhas ações'”, lembrou Losey numa carta, também assinada pelo seu “número dois”, o Force Master Chief Michael Magaraci.

Quando participou na designada “Operação Lança de Neptuno”, para capturar Bin Laden, O’Neill já tinha 15 anos de experiência com os SEAL. Também fez parte do grupo enviado para resgatar um navio tomado por piratas somalis, que deu origem ao filme com Tom Hanks “Capitão Phillips”, de 2013.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes americanos andam mesmo baralhados e confusos e pensam que estão no Big Brother…
    Está mesmo a pedi-las e depois queixam-se…
    Alguma vez, em algum país civilizado, isto vem a publico, e, ainda por cima desta forma?!
    Enfim… vale tudo para terem algum protagonismo…

RESPONDER

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …