Jihadistas ameaçam matar o ex-marine que matou Bin Laden

DR

Robert O'Neill, o marine que matou Osama bin Laden

Robert O’Neill, o marine que matou Osama bin Laden

Um antigo comando das forças especiais da Marinha norte-americana, SEAL, afirmou publicamente ter sido quem matou o líder da Al-Qaida Osama bin Laden, atraindo imediatamente ameaças de morte de jihadistas.

Robert O’Neill, de 38 anos, afirmou na quinta-feira ao diário Washington Post ter matado, com um tiro na cabeça, Bin Laden a 2 de maio de 2011 durante um ataque dos SEAL ao seu esconderijo em Abbottabad, no Paquistão.

Os jihadistas começaram logo a lançar ameaças de morte contra O’Neill, revelou o SITE, organização que vigia sítios na Internet e os media utilizados pelos jihadistas. Fotografias do comando dos SEAL acompanhadas de mensagens em árabe e em inglês apelando a “lobos solitários” para vingarem a morte do líder da Al-Qaida foram divulgadas na rede social de mensagens curtas Twitter e no fórum dos jihadistas al-Minbar, indicou o SITE.

“Enviaremos aos lobos solitários na América a fotografia deste Robert O’Neill que matou o xeque Osama bin Laden”, refere uma das mensagens em árabe, enquanto outra declara nas duas línguas: “Para vocês, caros muçulmanos nos Estados Unidos da América, eis a oportunidade de entrarem no Paraíso”.

Fuga de informação

O antigo soldado das forças especiais disse ao jornal ter decidido revelar o seu nome após uma fuga de informação orquestrada pelo SOFREP, um site de antigos SEAL.

Esta fuga de informação já era uma resposta de protesto à prevista difusão na Fox News, a 11 e 12 de novembro, do documentário “The Man Who Killed Osama Bin Laden” (O homem que matou Osama bin Laden), em que é revelada a identidade do comando.

Os Navy SEAL mantêm normalmente o mais estrito sigilo em relação às suas missões e o chefe destas forças especiais, o contra-almirante Brian Losey, fez no início da semana um severo aviso aos que violam a sua tradição de segredo.

“Uma regra essencial do nosso Código de Conduta é ‘Não divulgo a natureza da minha atividade e não procuro reconhecimento pelas minhas ações'”, lembrou Losey numa carta, também assinada pelo seu “número dois”, o Force Master Chief Michael Magaraci.

Quando participou na designada “Operação Lança de Neptuno”, para capturar Bin Laden, O’Neill já tinha 15 anos de experiência com os SEAL. Também fez parte do grupo enviado para resgatar um navio tomado por piratas somalis, que deu origem ao filme com Tom Hanks “Capitão Phillips”, de 2013.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes americanos andam mesmo baralhados e confusos e pensam que estão no Big Brother…
    Está mesmo a pedi-las e depois queixam-se…
    Alguma vez, em algum país civilizado, isto vem a publico, e, ainda por cima desta forma?!
    Enfim… vale tudo para terem algum protagonismo…

RESPONDER

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …