Jia Jia faz 37 anos e torna-se o panda mais velho do mundo em cativeiro

Nigel's Europe & beyond 2 / Flickr

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda mais velha em cativeiro

A panda Jia Jia, residente de um parque temático de Hong Kong, festejou o seu 37.º aniversário, atingindo o recorde de longevidade em cativeiro.

Para assinalar a data, Jia Jia teve direito a bolo de gelo e frutas no Ocean Park, onde habita em Hong Kong.

Com 37 anos – o equivalente a mais de cem anos na vida de um humano – a fêmea estabeleceu dois recordes Guinness, tornando-se o mais velho panda atualmente vivo em cativeiro e o único a atingir uma idade tão avançada fora do seu habitat natural, afirmou Blythe Ryan Fitzwilliam, representante do Guinness World Records.

Pertencente à subespécie de pandas gigantes, Jia Jia, cujo nome significa “excelência”, nasceu na província chinesa de Sichuan, em 1978, e foi oferecida a Hong Kong em 1999, por ocasião do segundo aniversário da transferência da soberania da Grã-Bretanha para a China.

O recorde anterior era detido por um macho, Du Du, que morreu em julho de 1999, aos 36 anos, num jardim zoológico na província de Hubei.

Apesar de as exatas datas de nascimento de Du Du e Jia Jia serem desconhecidas porque ambos nasceram nas montanhas, a Guinness concluiu que a fêmea é mais velha uns meses.

De acordo com a veterinária, Paola Martelli, Jia Jia é um encanto, apesar do peso dos anos, das cataratas e problemas de tensão arterial.

“Ela agora dorme mais, é menos ativa. Mas está a envelhecer muito bem, como uma avó“, afirmou.

Atualmente Jia Jia come mais suplementos de fibras, pois já não consegue mastigar o bambu que constitui a base da alimentação destes animais.

Segundo o mais recente estudo realizado pela autoridade chinesa de administração das florestas, 1.864 pandas gigantes viviam em estado selvagem na China em 2013.

Atendendo às baixas taxas de natalidade dos pandas, programas de reprodução em cativeiro têm sido levados a cabo para garantir a sua sobrevivência.

Mamíferos com um código genético semelhante ao dos ursos, os pandas pesam 100kg em média, medem até 1,80 metros, e têm seis dedos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …