Jia Jia faz 37 anos e torna-se o panda mais velho do mundo em cativeiro

Nigel's Europe & beyond 2 / Flickr

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda mais velha em cativeiro

A panda Jia Jia, residente de um parque temático de Hong Kong, festejou o seu 37.º aniversário, atingindo o recorde de longevidade em cativeiro.

Para assinalar a data, Jia Jia teve direito a bolo de gelo e frutas no Ocean Park, onde habita em Hong Kong.

Com 37 anos – o equivalente a mais de cem anos na vida de um humano – a fêmea estabeleceu dois recordes Guinness, tornando-se o mais velho panda atualmente vivo em cativeiro e o único a atingir uma idade tão avançada fora do seu habitat natural, afirmou Blythe Ryan Fitzwilliam, representante do Guinness World Records.

Pertencente à subespécie de pandas gigantes, Jia Jia, cujo nome significa “excelência”, nasceu na província chinesa de Sichuan, em 1978, e foi oferecida a Hong Kong em 1999, por ocasião do segundo aniversário da transferência da soberania da Grã-Bretanha para a China.

O recorde anterior era detido por um macho, Du Du, que morreu em julho de 1999, aos 36 anos, num jardim zoológico na província de Hubei.

Apesar de as exatas datas de nascimento de Du Du e Jia Jia serem desconhecidas porque ambos nasceram nas montanhas, a Guinness concluiu que a fêmea é mais velha uns meses.

De acordo com a veterinária, Paola Martelli, Jia Jia é um encanto, apesar do peso dos anos, das cataratas e problemas de tensão arterial.

“Ela agora dorme mais, é menos ativa. Mas está a envelhecer muito bem, como uma avó“, afirmou.

Atualmente Jia Jia come mais suplementos de fibras, pois já não consegue mastigar o bambu que constitui a base da alimentação destes animais.

Segundo o mais recente estudo realizado pela autoridade chinesa de administração das florestas, 1.864 pandas gigantes viviam em estado selvagem na China em 2013.

Atendendo às baixas taxas de natalidade dos pandas, programas de reprodução em cativeiro têm sido levados a cabo para garantir a sua sobrevivência.

Mamíferos com um código genético semelhante ao dos ursos, os pandas pesam 100kg em média, medem até 1,80 metros, e têm seis dedos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …