Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita para aprovar nova legislação laboral.

“Apesar dos avanços dos últimos anos, a distribuição de rendimento nacional é injusta, os salários baixos e a precariedade [no emprego] é elevada”, disse Jerónimo de Sousa.

O líder comunista, que falava numa sessão pública de apresentação dos candidatos da CDU às próximas eleições legislativas marcadas para 6 de outubro, em Alcácer do Sal, acusou também o PS de se encostar “ao PSD e ao CDS para impor um conjunto de malfeitorias aos trabalhadores portugueses“.

“É inaceitável. Quando o partido socialista, muitas, vezes se afirma de esquerda – e os direitos dos trabalhadores são zona de fronteira entre a esquerda e a direita -, o PS faz a opção errada: encosta-se à direita e toma protagonismo nestas alterações à legislação laboral”, acrescentou Jerónimo de Sousa.

“Ao contrário do PS, a CDU coloca como emergência nacional a valorização do trabalho e dos trabalhadores, o aumento geral dos salários, em particular do salário mínimo nacional para 850 euros, e um combate sem tréguas à precariedade, com o objetivo de que, para um posto de trabalho permanente exista um vínculo efetivo”, acrescentou Jerónimo de Sousa lembrando que é por isso que o PCP propõe creches gratuitas para todas as crianças no final da licença de parentalidade.

Perante cerca de duas centenas de apoiantes, Jerónimo de Sousa reiterou também algumas propostas já anunciadas pelo PCP, como a redução de impostos sobre os trabalhadores com salários baixos e médios, a descida do IVA de 23 para 21% e do IVA da eletricidade e do gás de 23 para 6%.

SNS e passes sociais

No encontro em Alcácer do Sal, o cabeça de lista da CDU no círculo eleitoral de Setúbal, atual deputado do PCP Francisco Lopes, na próxima legislatura é necessária uma melhoria dos serviços públicos, designadamente do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“O que se impõe é um investimento com um plano de emergência que o PCP defende para o SNS (?), que dê garantias ao povo português, e não andar para trás numa linha de privatização e de comprometimento do SNS” disse, acrescentando que também preciso consolidar a conquista dos novos passes sociais.

“E indispensável que não apenas seja inscrito do Orçamento do Estado, mas que seja traduzido em lei o sistema de apoio que garante, de uma forma irreversível, os passes sociais nos transportes, numa perspetiva de gratuitidade”, frisou.

Na sessão pública realizada em Alcácer do Sal, o deputado e candidato do PEV, José Luís Ferreira começou por dizer que, ao contrário do que outros partidos pretendem fazer crer, as eleições legislativas não são para escolher um primeiro-ministro ou o partido mais votado, mas para eleger 230 deputad0os da Assembleia da República.

Lembrando o caso das viagens-fantasma de alguns deputados, que recebiam o reembolso de viagens que não faziam, ou às quais não se aplicava o direito de reembolso, José Luís Ferreira defendeu que, ao contrário do que também se diz muitas vezes, os partidos não são todos iguais, porque não havia nenhum deputado da CDU nesta situação.

“Nós [eleitos da CDU] sabemos onde moramos e não nos enganamos a preencher as declarações”, disse, com ironia, José Luís Ferreira.

A lista de candidatos da CDU às próximas eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Setúbal é liderada pelo atual deputado e cabeça-de-lista Francisco Lopes (PCP), a que se seguem os candidatos Paula Santos (PCP), José Luís Ferreira (PEV), Bruno Dias (PCP), Susana Espada (PCP), Rui Higino (PCP) e Margarida Botelho (PCP).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …