Jeff tirou fotografias às SMS de estranhos e transformou-as em arte

(dr) Jeff Mermelstein / MACK

Um fotógrafo norte-americano começou, há dois anos, a tirar fotografias às SMS nos telemóveis de estranhos que, por alguma razão, estavam ao seu lado. A ideia acabou por se tornar um livro.

Antes do distanciamento social, era fácil ver as SMS de alguém ao nosso lado enquanto estávamos, por exemplo, num metro ou num autocarro cheio de gente. E, na maioria das vezes, nem o fazíamos por excesso de “cusquice”.

Mas agora, conta a cadeia televisiva CNN, o fotógrafo nova-iorquino Jeff Mermelstein usou esse impulso involuntário para criar uma série de fotografias, tiradas sub-repticiamente sobre os ombros de estranhos.

“Eu escolho conversas que acho que vão ser memoráveis, talvez até enigmáticas ou ambíguas, duradouras e instigantes”, disse o artista em conversa com o canal norte-americano, acrescentando que, desde que começou o projeto, em 2018, já tirou cerca de 1200 fotografias.

Embora se limitem a algumas frases escritas por pessoas anónimas, entre discussões de casais, anúncios de gravidez e amores não correspondidos, as imagens bastam para criar toda uma nova história na nossa imaginação.

O fotógrafo explicou à CNN que as fotografias ficaram em suspenso com o início da pandemia da covid-19, sobretudo quando as medidas de distanciamento social foram postas em prática em Nova Iorque.

Mermelstein admite que esta ideia invade a privacidade das pessoas, porém, também considera que não é muito diferente das tradicionais fotografias de rua. Em vez de procurar um gesto ou uma expressão, diz estar a “explorar pensamentos íntimos através das palavras”. “Isso, para mim, é realmente emocionante porque nos dá um tipo diferente da perceção de quem somos”.

A série de fotografias, que começou por ser publicada na sua conta de Instagram com a hashtag #nyc, acabou por dar um livro com o mesmo nome que já se encontra publicado.

Filipa Mesquita, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário. Café ao postigo em risco (e ATL até 12 anos podem reabrir)

O Governo convocou um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas de confinamento. Em cima da mesa estará a hipótese de acabar com o café ao postigo e a possível abertura dos ATL até …

Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testam positivo e vão falhar clássico

Os três jogadores azuis e brancos testaram positivo à covid-19, este domingo, e falham assim o jogo frente ao Sporting na meia-final da Taça da Liga. De acordo com o jornal A Bola, os jogadores do …

Papagaios, lémures, golfinhos e cães. Há vários animais que se auto-medicam

Há vários animais que, à semelhança do Homem, procuram determinadas substâncias na natureza para tratar a dor, prevenir o sofrimento ou simplesmente para se sentirem melhor - é uma espécie de auto-medicação do mundo animal.  Este …

Morreu Phil Spector, o produtor de “Let it Be” dos The Beatles

O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram este domingo os serviços prisionais …

Quão escuro é o Universo? Mais do que pensávamos, apurou a New Horizons

Novas medições levadas a cabo pela sonda espacial não tripulada da NASA New Horizons mostram que o Universo não é tão escuro como pensávamos. A escuridão do Universo é um fenómeno conhecido e estudado, sendo …

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …