Jean-Marie Le Pen acusa filha de “dinamitar” o seu partido de extrema-direita

staffpresi_esj / Flickr

Jean-Marie le Pen

Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional (FN), considerou esta sexta-feira que a sua filha, Marine, atualmente presidente do partido de extrema-direita francês, está em vias de “dinamitar” a sua própria formação ao pedir a sua demissão.

A guerra aberta entre Jean-Marie Le Pen, presidente honorário da FN, e a sua filha, iniciou-se há dias, depois de recentes propostas do fundador do partido terem sido qualificadas como “provocações” e “suicídio político” por Marine Le Pen.

A líder da Frente Nacional francesa criticou fortemente o pai, na passada quarta-feira, por declarações antissemitas, e assegurou que se vai opor a que seja candidato nas próximas eleições.

“A senhora Le Pen está em vias de dinamitar a sua própria formação. (…) Não sou eu, é ela quem se está a matar, é ela que está a dar um tiro no pé”, disse à rádio RTL, mostrando-se “perplexo” com os comentários da filha.

Desde que assumiu a liderança do partido, em 2011, Marine Le Pen afastou-se da linha mais radical seguida pelo pai numa tentativa de aumentar a influência do partido entre os eleitores.

Sob a sua liderança, a FN foi o partido mais votado nas eleições europeias de 2014 e obteve um quarto dos votos nas eleições locais de março de 2015.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.