Jay e Lauren queriam viajar pelo mundo de bicicleta. Foram assassinados pelo Daesh

(dr) simplycycling

Jay Austin e Lauren Geoghegan, o casal norte-americano assassinado por terroristas do Daesh no Tajiquistão

Um casal norte-americano, que largou tudo para viajar pelo mundo de bicicleta, foi assassinado, no Tajiquistão, por terroristas do Estado Islâmico.

Jay Austin e Lauren Geoghegan despediram-se e largaram tudo para viajar pelo mundo de bicicleta. O casal norte-americano fartou-se das reuniões, das videoconferências, dos prazos de entrega e de tudo o que estava associado à sua rotina, conta o New York Times.

Os dois, ambos com 29 anos, já tinham passado por vários países da Europa, África e Ásia e, ao 369.º dia de viagem, a 29 de julho, encontravam-se no Tajiquistão, no centro do continente asiático, onde estavam a fazer um percurso com outros cinco ciclistas.

De acordo com o jornal norte-americano, esse foi o dia em que o “sonho” destes dois norte-americanos, que largaram Washington em junho do ano passado, acabou. O grupo foi surpreendido numa estrada a caminho de Danghara por terroristas do Daesh.

Um vídeo amador gravado no local mostra o que aconteceu a seguir. Um carro, onde seguiam cinco extremistas, atropelou-os, inverteu a marcha e voltou a passar-lhes por cima. Tanto o casal norte-americano como dois ciclistas, de nacionalidade suíça e holandesa, morreram. Os outros três ficaram feridos.

Segundo o ministro do Interior do Tajiquistão, citado pelo Expresso, depois do atropelamento, os terroristas saíram do veículo e atacaram o grupo com pistolas e facas. Dias depois, através das redes sociais, o Daesh reivindicou o ataque e partilhou um vídeo onde os cinco jihadistas juram “matar descrentes”.

Entretanto, a embaixada dos EUA no país asiático confirmou que pelo menos um suspeito foi abatido e outros três detidos pelas autoridades.

O jovem casal relatava todas as aventuras e peripécias da viagem em duas rodas no site “Simply Cycling” e também ia partilhando fotografias numa conta de Instagram. Na rede social, ainda aparece que os dois estão “atualmente no Tajiquistão”.

“Cansei-me de passar a maior parte do tempo à frente de um retângulo brilhante, de pintar os melhores anos da minha vida apenas em tons de beije e cinzento. Sinto falta dos vários pôr do sol a que virei as costas. Demasiadas tempestades ficaram por ver, demasiadas brisas ficaram por notar”, escreveu Jay no blogue dias antes de partir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eleito o destino turístico mais barato para 2019 (e Portugal fica à espreita)

O complexo Sunny Beach, na Bulgária, foi eleito o destino mais barato para turistas em 2019, de acordo com um estudo levado a cabo pela British Post Office, que analisou preços dos 42 pontos turísticos mais …

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …

A Coreia do Norte já não é "inimiga" da Coreia do Sul

A Coreia do Sul deixou de apelidar os militares norte-coreanos de "inimigos" no documento bienal da Defesa divulgado esta terça-feira, num aparente esforço para prosseguir a reconciliação com Pyongyang. O documento oficial do Ministério da Defesa …

Tsipras enfrenta voto de confiança no parlamento grego

O primeiro-ministro grego enfrenta uma semana crucial com o pedido de um voto de confiança no parlamento, cujo debate se inicia esta terça-feira, ou a perspetiva de eleições antecipadas, após a rutura da coligação governamental …