Jay e Lauren queriam viajar pelo mundo de bicicleta. Foram assassinados pelo Daesh

(dr) simplycycling

Jay Austin e Lauren Geoghegan, o casal norte-americano assassinado por terroristas do Daesh no Tajiquistão

Um casal norte-americano, que largou tudo para viajar pelo mundo de bicicleta, foi assassinado, no Tajiquistão, por terroristas do Estado Islâmico.

Jay Austin e Lauren Geoghegan despediram-se e largaram tudo para viajar pelo mundo de bicicleta. O casal norte-americano fartou-se das reuniões, das videoconferências, dos prazos de entrega e de tudo o que estava associado à sua rotina, conta o New York Times.

Os dois, ambos com 29 anos, já tinham passado por vários países da Europa, África e Ásia e, ao 369.º dia de viagem, a 29 de julho, encontravam-se no Tajiquistão, no centro do continente asiático, onde estavam a fazer um percurso com outros cinco ciclistas.

De acordo com o jornal norte-americano, esse foi o dia em que o “sonho” destes dois norte-americanos, que largaram Washington em junho do ano passado, acabou. O grupo foi surpreendido numa estrada a caminho de Danghara por terroristas do Daesh.

Um vídeo amador gravado no local mostra o que aconteceu a seguir. Um carro, onde seguiam cinco extremistas, atropelou-os, inverteu a marcha e voltou a passar-lhes por cima. Tanto o casal norte-americano como dois ciclistas, de nacionalidade suíça e holandesa, morreram. Os outros três ficaram feridos.

Segundo o ministro do Interior do Tajiquistão, citado pelo Expresso, depois do atropelamento, os terroristas saíram do veículo e atacaram o grupo com pistolas e facas. Dias depois, através das redes sociais, o Daesh reivindicou o ataque e partilhou um vídeo onde os cinco jihadistas juram “matar descrentes”.

Entretanto, a embaixada dos EUA no país asiático confirmou que pelo menos um suspeito foi abatido e outros três detidos pelas autoridades.

O jovem casal relatava todas as aventuras e peripécias da viagem em duas rodas no site “Simply Cycling” e também ia partilhando fotografias numa conta de Instagram. Na rede social, ainda aparece que os dois estão “atualmente no Tajiquistão”.

“Cansei-me de passar a maior parte do tempo à frente de um retângulo brilhante, de pintar os melhores anos da minha vida apenas em tons de beije e cinzento. Sinto falta dos vários pôr do sol a que virei as costas. Demasiadas tempestades ficaram por ver, demasiadas brisas ficaram por notar”, escreveu Jay no blogue dias antes de partir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …