Jay e Lauren queriam viajar pelo mundo de bicicleta. Foram assassinados pelo Daesh

(dr) simplycycling

Jay Austin e Lauren Geoghegan, o casal norte-americano assassinado por terroristas do Daesh no Tajiquistão

Um casal norte-americano, que largou tudo para viajar pelo mundo de bicicleta, foi assassinado, no Tajiquistão, por terroristas do Estado Islâmico.

Jay Austin e Lauren Geoghegan despediram-se e largaram tudo para viajar pelo mundo de bicicleta. O casal norte-americano fartou-se das reuniões, das videoconferências, dos prazos de entrega e de tudo o que estava associado à sua rotina, conta o New York Times.

Os dois, ambos com 29 anos, já tinham passado por vários países da Europa, África e Ásia e, ao 369.º dia de viagem, a 29 de julho, encontravam-se no Tajiquistão, no centro do continente asiático, onde estavam a fazer um percurso com outros cinco ciclistas.

De acordo com o jornal norte-americano, esse foi o dia em que o “sonho” destes dois norte-americanos, que largaram Washington em junho do ano passado, acabou. O grupo foi surpreendido numa estrada a caminho de Danghara por terroristas do Daesh.

Um vídeo amador gravado no local mostra o que aconteceu a seguir. Um carro, onde seguiam cinco extremistas, atropelou-os, inverteu a marcha e voltou a passar-lhes por cima. Tanto o casal norte-americano como dois ciclistas, de nacionalidade suíça e holandesa, morreram. Os outros três ficaram feridos.

Segundo o ministro do Interior do Tajiquistão, citado pelo Expresso, depois do atropelamento, os terroristas saíram do veículo e atacaram o grupo com pistolas e facas. Dias depois, através das redes sociais, o Daesh reivindicou o ataque e partilhou um vídeo onde os cinco jihadistas juram “matar descrentes”.

Entretanto, a embaixada dos EUA no país asiático confirmou que pelo menos um suspeito foi abatido e outros três detidos pelas autoridades.

O jovem casal relatava todas as aventuras e peripécias da viagem em duas rodas no site “Simply Cycling” e também ia partilhando fotografias numa conta de Instagram. Na rede social, ainda aparece que os dois estão “atualmente no Tajiquistão”.

“Cansei-me de passar a maior parte do tempo à frente de um retângulo brilhante, de pintar os melhores anos da minha vida apenas em tons de beije e cinzento. Sinto falta dos vários pôr do sol a que virei as costas. Demasiadas tempestades ficaram por ver, demasiadas brisas ficaram por notar”, escreveu Jay no blogue dias antes de partir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem esfaqueou quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux

Um jovem esfaqueou esta terça-feira quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux, tendo uma delas ficado gravemente ferida, segundo a imprensa local, adiantando que a investigação descarta a hipótese de se tratar de um ato …

Greve dos enfermeiros adia mil cirurgias no São José, Santa Maria e São João, avança sindicato

A greve dos enfermeiros, que cumpre esta terça-feira o segundo dia, vai obrigar ao adiamento de mil cirurgias nos hospitais de Santa Maria e S. José, em Lisboa, e no São João, no Porto, disse …

Câmara de Pedrógão Grande não revela onde gastou donativos dos incêndios

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande "vive numa espécie de bolha incontactável" e não revela onde foram gastos os donativos atribuídos para ajuda às vítimas dos trágicos incêndios que assolaram aquela zona em 2017. A …

Jogadores do Sporting apontam o dedo a Bruno de Carvalho no incidente de Alcochete

Ouvidos no âmbito da investigação do incidente em Alcochete, Battaglia e Mathieu - ambos jogadores do Sporting presentes no dia das agressões - apontaram o dedo a Bruno de Carvalho, relembrando que o então presidente …

Jacarta está a afundar e pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. "A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é nenhuma brincadeira", adverte o investigador Heri …

Polémica na Web Summit. Marine Le Pen está de volta

O convite feito a Marine Le Pen para participar na Web Summit que se realiza entre 5 e 8 de Novembro, no Altice Meo Arena, em Lisboa, está a gerar polémica. E a SOS Racismo …

Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos. Inicialmente as autoridades não …

BE e DECO de mãos dadas nas críticas ao BdP sobre serviços mínimos bancários

O Bloco diz que o Banco de Portugal defendeu interesses dos bancos e não dos consumidores enquanto que a DECO defende que grande percentagem da população não sabe o que significa o valor do Indexante …

Carro rompe barreira de segurança do Parlamento em Londres. Suspeito detido

As autoridades britânicas estão a investigar um incidente ocorrido nesta manhã após um veículo ter batido contra as barreiras de segurança junto ao Parlamento, em Londres, no Reino Unido. O suspeito foi detido e não …

Caixas multibanco sob ameaça de ataque em massa

Bancos de todo o mundo foram avisados de que podia estar iminente um ataque em massa às suas máquinas de multibanco. SIBS nega que o apagão deste domingo esteja relacionado com o ataque. Segundo o The …