Jay e Lauren queriam viajar pelo mundo de bicicleta. Foram assassinados pelo Daesh

(dr) simplycycling

Jay Austin e Lauren Geoghegan, o casal norte-americano assassinado por terroristas do Daesh no Tajiquistão

Um casal norte-americano, que largou tudo para viajar pelo mundo de bicicleta, foi assassinado, no Tajiquistão, por terroristas do Estado Islâmico.

Jay Austin e Lauren Geoghegan despediram-se e largaram tudo para viajar pelo mundo de bicicleta. O casal norte-americano fartou-se das reuniões, das videoconferências, dos prazos de entrega e de tudo o que estava associado à sua rotina, conta o New York Times.

Os dois, ambos com 29 anos, já tinham passado por vários países da Europa, África e Ásia e, ao 369.º dia de viagem, a 29 de julho, encontravam-se no Tajiquistão, no centro do continente asiático, onde estavam a fazer um percurso com outros cinco ciclistas.

De acordo com o jornal norte-americano, esse foi o dia em que o “sonho” destes dois norte-americanos, que largaram Washington em junho do ano passado, acabou. O grupo foi surpreendido numa estrada a caminho de Danghara por terroristas do Daesh.

Um vídeo amador gravado no local mostra o que aconteceu a seguir. Um carro, onde seguiam cinco extremistas, atropelou-os, inverteu a marcha e voltou a passar-lhes por cima. Tanto o casal norte-americano como dois ciclistas, de nacionalidade suíça e holandesa, morreram. Os outros três ficaram feridos.

Segundo o ministro do Interior do Tajiquistão, citado pelo Expresso, depois do atropelamento, os terroristas saíram do veículo e atacaram o grupo com pistolas e facas. Dias depois, através das redes sociais, o Daesh reivindicou o ataque e partilhou um vídeo onde os cinco jihadistas juram “matar descrentes”.

Entretanto, a embaixada dos EUA no país asiático confirmou que pelo menos um suspeito foi abatido e outros três detidos pelas autoridades.

O jovem casal relatava todas as aventuras e peripécias da viagem em duas rodas no site “Simply Cycling” e também ia partilhando fotografias numa conta de Instagram. Na rede social, ainda aparece que os dois estão “atualmente no Tajiquistão”.

“Cansei-me de passar a maior parte do tempo à frente de um retângulo brilhante, de pintar os melhores anos da minha vida apenas em tons de beije e cinzento. Sinto falta dos vários pôr do sol a que virei as costas. Demasiadas tempestades ficaram por ver, demasiadas brisas ficaram por notar”, escreveu Jay no blogue dias antes de partir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …