Novo jato hipersónico a hidrogénio demora apenas quatro horas da Europa à Austrália

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Destinus

O jato promete encurtar a viagem de Frankfurt até Sydney em 16 horas, passando das atuais 20 para apenas quatro.

A startup suíça Destinus está a desenvolver um jato de passageiros a hidrogénio que pode reduzir o tempo de viagem da Europa até à Austrália para apenas quatro horas, em comparação com as atuais 20 horas.

A empresa já testou o seu protótipo Eiger nos últimos dois anos e anunciou testes com sucesso no final de 2022, relata o Interesting Engineering. O Ministério da Ciência de Espanha juntou-se agora à Destinus e vai financiar um projeto de 12 milhões de euros para a pesquisa e desenvolvimento de voos supersónicos à base de hidrogénio.

A empresa espanhola de motores ITP Aero também faz parte da parceria, assim como outras empresas, centros tecnológicos e universidades do país vizinho. O Governo de Madrid vai ainda pagar a construção de uma instalação para testes perto da capital.

A Destinus alega que a sua tecnologia consegue fazer com que um voo de Frankfurt a Sydney demore apenas 4 horas e 15 minutos. Já uma viagem de Frankfurt a Xangai seria reduzida para 2 horas e 45 minutos — menos oito horas do que a viagem atual.

O vice-presidente do desenvolvimento de negócios e produtos da Destinus, David Bonetti, agradeceu as parcerias com o Governo espanhol. “Estamos felizes por termos recebido estes apoios, especialmente porque são um sinal claro de que a Destinus está alinhada com as estratégias de Espanha e da Europa no avanço dos voos a hidrogénio”, declara.

“Para empresas de tecnologia como nós, o acesso a estes fundos de recuperação europeus é essencial para continuarmos pesquisas avançadas e acelerar a inovação precisa para a competição global. Com estes apoios, as soluções à base de hidrogénio para a mobilidade aeronáutica estará um passo mais perto da realidade”, acrescenta.

A Destinus espera agora testar em breve um motor de jato pós-combustor H2 enquanto se foca na aceleração da tecnologia dos motores apenas a hidrogénio. O Governo espanhol tem nos planos mais investimentos no desenvolvimento da propulsão a hidrogénio como parte da sua estratégia financiada pelos fundos da Próxima Geração da Comissão Europeia.

ZAP //

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