
Karenna Groff, jogadora de futebol feminino do MIT, recebe o prémio de Mulher do Ano da NCAA em 2022.
Todos os seis passageiros morreram e causas do acidente estão a ser investigadas. Acidente ocorre apenas dois dias depois de um helicóptero cair no rio Hudson e matar o CEO da Siemens e a sua família.
Seis pessoas morreram na sequência de um acidente de avião em Copake, Nova Iorque. Entre as vítimas mortais está a atleta Karenna Groff, ex-Jogadora do Ano de futebol da NCAA (nível universitário), em 2022, tal como os seus pais, o namorado o seu irmão e a respetiva namorada.
O acidente, que se deu no sábado, deu-se com o pai da atleta, o neurocirurgião Michael Groff, no lugar de piloto, e custou ainda a vida da mãe, Joy Saini, uroginecologista, e do namorado, James Santoro, jogador de lacrosse do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e licenciado em matemática. A bordo estava ainda o irmão da atleta e a namorada deste, avançou a BBC, que cita declarações da própria família.
As vítimas estariam a caminho de Catskills para celebrar o 25.º aniversário de Karenna e o feriado da Páscoa, quando o avião bimotor Mitsubishi MU-2B caiu, pouco depois do meio-dia, num campo lamacento perto da fronteira de Massachusetts, tendo sido foi “comprimido, deformado e embutido no terreno” , disse um funcionário da NTSB.
Another plane crash?
A small plane that was headed to Columbia County Airport in Hudson, New York crashed in a field killing 6 people onboard, including Karenna Groff, the 2022 NCAA woman of the year.
— Art Candee 🍿🥤 (@ArtCandee) April 14, 2025
O controlo do tráfego aéreo terá tentado contactar o piloto várias vezes, mas não obteve qualquer resposta ou pedido de socorro da aeronave que se dirigia ao aeroporto de Columbia County, que acabou por se despenhar a cerca de 32 quilómetros a sul do seu destino.
O piloto estava a voar de acordo com as regras de voo por instrumentos, em vez das regras de voo visual. Era demasiado cedo para determinar se a visibilidade reduzida devido às condições meteorológicas tinha sido um fator, dizem as autoridades. O avião estava certificado e de acordo com as normas da Administração Federal de Aviação.
A localização remota do local do acidente e o terreno escorregadio dificultaram os esforços das autoridades de recuperação dos corpos.
“Mundo perdeu pessoas muito boas”
Originária de Weston, Massachusetts, Karenna Groff era uma estudante de engenharia biomédica que co-fundou a openPPE durante a pandemia de Covid-19 para ajudar a conceber máscaras de proteção para trabalhadores essenciais. Depois de se formar, inscreveu-se na faculdade de medicina da NYU.
“O mundo perdeu uma série de pessoas muito boas que iriam fazer muito bem ao mundo se tivessem a oportunidade. Estamos todos pessoalmente devastados”, disse o pai da vítima James Santoro, John Santoro, à agência AP.
“Karenna demonstrou uma competência excecional e uma paixão inabalável pelos cuidados prestados aos doentes e pela missão da nossa instituição. Lembrar-nos-emos dela pelo seu calor, a sua graça, a sua bondade, as suas realizações extraordinárias e a pura alegria que trouxe à nossa comunidade”, afirmou um porta-voz da NYU.
O National Transportation Safety Board (NTSB) lançou uma investigação sobre o acidente e espera-se que traga uma atualização em breve.
O acidente trágico acontece apenas dois dias depois de um muito semelhante, também na cidade de Nova Iorque. Na quinta-feira passada, um helicóptero caiu no rio Hudson, matando também uma família de 6 pessoas que seguia a bordo, entre os quais o CEO da Siemens.