Jardel suspenso de deputado por alegada corrupção

dr Assembleia Legislativa RS

O ex-futebolista Mário Jardel

O ex-futebolista Mário Jardel

O ex-futebolista Mário Jardel, que passou por FC Porto e Sporting, vai ser suspenso das funções de deputado estadual do Rio Grande do Sul, Brasil, no âmbito de uma investigação judiciária, que o relaciona com casos de corrupção.

O caso, tornado público na página oficial do Ministério Público daquele estado brasileiro, refere que, por determinação do Tribunal de Justiça, foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa estadual um pedido de “suspensão do exercício da função pública contra o deputado Mário Jardel”.

Segundo o jornal Estadão, a suspensão tem a validade de 180 dias e, segundo a nota do MP, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado está a cumprir mandados de busca e apreensão no gabinete de Jardel na AL e nas residências do antigo goleador, da mãe, do irmão, do seu chefe de gabinete, António Foresta e de duas “assessoras-fantasma”.

Segundo os investigadores, concluiu-se pela existência de “uma estrutura criminosa instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, com Mário Jardel “como principal beneficiário” e o advogado Christian Vontobel Miller, associado ao ex-futebolista, “como mentor de uma série de fraudes e falsidades contra a administração pública”.

A nota policial dá conta de crimes como lavagem de dinheiro, com o envolvimento de António Foresta, que arrecadava os valores exigidos aos demais funcionários do gabinete, da liderança ou da bancada do partido pelo qual Jardel foi eleito.

Durante as investigações “foram detetadas diversas diárias de viagens e indemnizações irregulares por utilização de veículos”, nomeadamente pela mãe do deputado, familiares e assessores.

Segundo o MP, houve também pagamento com dinheiros públicos de viagens particulares de Jardel e colaboradores.

O caso mais continuado era a exigência de “parte dos salários de todos os assessores nomeados de, no mínimo, cerca de 750 euros”, além dos valores das diárias e indemnizações por utilização irregular de transporte pessoal, segundo o comunicado.

Um dos casos mencionado nas investigações envolve o pagamento do aluguer da casa da mãe e do irmão de Jardel, quando este ordenou que um dos assessores fizesse o pagamento com um cheque pré-datado, “acertando” o valor posteriormente com diárias fictícias até ser ressarcido nesse valor.

As investigações “demonstram o exagerado apego do deputado estadual Mário Jardel a toda e qualquer possibilidade de lucrar às custas dos servidores comissionados e, de modo indireto, do erário público”, realçou o chefe do MP, Marcelo Dornelles.

Mário Jardel teve uma passagem marcante pelo futebol português, onde jogou pelo FC Porto e Sporting, tendo-se salientado como um dos maiores goleadores mundiais na sua geração.

Em 5 épocas no FC Porto (1996–2000) e 2 temporadas no Sporting (2001–2003), fez 231 jogos e marcou 233 golos. Foi 4 vezes melhor marcador do Campeonato e 4 vezes Campeão Nacional – a última das quais em 2003, no último título da equipa leonina.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …