Jardel suspenso de deputado por alegada corrupção

dr Assembleia Legislativa RS

O ex-futebolista Mário Jardel

O ex-futebolista Mário Jardel

O ex-futebolista Mário Jardel, que passou por FC Porto e Sporting, vai ser suspenso das funções de deputado estadual do Rio Grande do Sul, Brasil, no âmbito de uma investigação judiciária, que o relaciona com casos de corrupção.

O caso, tornado público na página oficial do Ministério Público daquele estado brasileiro, refere que, por determinação do Tribunal de Justiça, foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa estadual um pedido de “suspensão do exercício da função pública contra o deputado Mário Jardel”.

Segundo o jornal Estadão, a suspensão tem a validade de 180 dias e, segundo a nota do MP, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado está a cumprir mandados de busca e apreensão no gabinete de Jardel na AL e nas residências do antigo goleador, da mãe, do irmão, do seu chefe de gabinete, António Foresta e de duas “assessoras-fantasma”.

Segundo os investigadores, concluiu-se pela existência de “uma estrutura criminosa instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, com Mário Jardel “como principal beneficiário” e o advogado Christian Vontobel Miller, associado ao ex-futebolista, “como mentor de uma série de fraudes e falsidades contra a administração pública”.

A nota policial dá conta de crimes como lavagem de dinheiro, com o envolvimento de António Foresta, que arrecadava os valores exigidos aos demais funcionários do gabinete, da liderança ou da bancada do partido pelo qual Jardel foi eleito.

Durante as investigações “foram detetadas diversas diárias de viagens e indemnizações irregulares por utilização de veículos”, nomeadamente pela mãe do deputado, familiares e assessores.

Segundo o MP, houve também pagamento com dinheiros públicos de viagens particulares de Jardel e colaboradores.

O caso mais continuado era a exigência de “parte dos salários de todos os assessores nomeados de, no mínimo, cerca de 750 euros”, além dos valores das diárias e indemnizações por utilização irregular de transporte pessoal, segundo o comunicado.

Um dos casos mencionado nas investigações envolve o pagamento do aluguer da casa da mãe e do irmão de Jardel, quando este ordenou que um dos assessores fizesse o pagamento com um cheque pré-datado, “acertando” o valor posteriormente com diárias fictícias até ser ressarcido nesse valor.

As investigações “demonstram o exagerado apego do deputado estadual Mário Jardel a toda e qualquer possibilidade de lucrar às custas dos servidores comissionados e, de modo indireto, do erário público”, realçou o chefe do MP, Marcelo Dornelles.

Mário Jardel teve uma passagem marcante pelo futebol português, onde jogou pelo FC Porto e Sporting, tendo-se salientado como um dos maiores goleadores mundiais na sua geração.

Em 5 épocas no FC Porto (1996–2000) e 2 temporadas no Sporting (2001–2003), fez 231 jogos e marcou 233 golos. Foi 4 vezes melhor marcador do Campeonato e 4 vezes Campeão Nacional – a última das quais em 2003, no último título da equipa leonina.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …