/

Japoneses desenvolvem aparelho portátil para medir o sabor do peixe

DR Kyosuke Yamamoto

-

Um grupo de investigadores japoneses desenvolveu o primeiro aparelho portátil que calcula o teor de gordura do pescado e que tem um custo dez vezes inferior aos detetores do tipo que existem no mercado, informa hoje a imprensa nipónica.

O “Analisador de Peixe” – como foi batizado o produto – é capaz de determinar o nível de lípidos de um exemplar em apenas dez segundos, revela o jornal nipónico Asahi.

Uma quantidade significativa de gordura geralmente determina um peixe mais saboroso, pelo que o nível de lípidos afigura-se como indicador chave para a definição do preço de um exemplar.

O aparelho utiliza duas pilhas de tamanho AA e custa cerca de 130.000 ienes (888 euros), ao contrário dos medidores por raios infravermelhos que existem no mercado, de elevada dimensão e custo.

O novo dispositivo, que será produzido em série pela empresa japonesa Yamato Scale, está equipado com eléctrodos e utiliza o mesmo mecanismo que um medidor de gordura corporal.

O aparelho está programado para comprovar os níveis de gordura designadamente em carapaus, cavalas, sardinhas, atuns ou outros pescados de tamanho e formas idênticas a estes, podendo ainda determinar se um exemplar é fresco ou se foi congelado.

Cinco instituições, incluindo a Faculdade de Pesca e Aquicultura da Universidade de Nagasaki e o governo da própria prefeitura do sudoeste do país, participaram no desenvolvimento do aparelho ao longo dos quatro anos de trabalho.

“Perante a queda dos preços dos produtos pesqueiros no mercado, esperamos que o dispositivo ajude os membros da indústria a estabelecer o valor dos seus produtos de acordo com a qualidade dos mesmos”, explicou Masakazu Murata, professor da Universidade de Nagasaki, que liderou o projeto, em declarações ao Asahi.

“Também esperamos que contribua para que as marcas possam ser ainda mais reconhecidas pelos consumidores”, acrescentou.

A equipa que desenvolveu o aparelho espera também que o detetor ajude os aquicultores a alterar a quantidade e o tipo de alimentos a partir do nível de lípidos detetado no produto.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.