Japonês despedido depois de 24 anos de trabalho. Escondeu que tinha um curso superior

ABr

Um trabalhador japonês foi despedido depois de 24 anos de vínculo com a sua empresa por ter ocultado que tinha um diploma universitário.

O homem era funcionário do escritório municipal de abastecimento de água na cidade japonesa de Kobe e acabou por ser despedido porque, em meados de 1996, escondeu que tinha frequentando quatro anos um curso no Ensino Superior, conta o The Japan Times.

A vaga a que concorreu há mais de duas décadas destinava-se a um candidato cujo nível máximo de instrução fosse o Ensino Secundário e, por isso, acabou despedido.

O homem, de 48 anos, alegou que, quando concorreu à vaga, não pensou que o seu nível de ensino fosse um problema, detalha ainda a imprensa internacional.

Após um incidente em 2006, a empresa descobriu que vários funcionários municipais tinham fornecido informações falsas sobre a sua formação.

Nessa altura, a empresa voltou a questionar os seus trabalhadores sobre as informações dos seus currículos e o o trabalhador agora despedido voltou a ocultar que tinha frequentado e concluído o Ensino Superior.

Em março passado, as autoridades municipais receberam uma notificação anónima que dava conta da formação do trabalhador e uma investigação consequente acabou por resultar na sua demissão.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Eh…eh..eh… em Portugal costuma ser o contrário. Estamos cheios de politicos que têm escondido não ter os cursos superiores que alegam.

    • Isso é mentira, Capeta!!! Os nossos governantes são todos bem formados. Muitos estudaram arduamente para aprenderem e poderem ver o seu esforço reconhecido através da obtenção das suas licenciaturas a um belo domingo.

      • Em quase 200 países no mundo, diz-me quantos conheces que não têm corrupção. O que acontece é que geralmente quem fala em corrupção não tem moralidade para o fazer: uns porque são corruptos, outros porque escolhem os corruptos da sua cor (que “nunca são corruptos”) e outros não escolhem só para poderem chamar corruptos a toda a gente (não contribuiem para nada, apenas ajudam a destruir). Bazófia não falta. O que falta é quem faça mais e melhor!

        • O problema não é haver corruptos na política. O nosso problema é que temos uma justiça tanto ou mais corrupta do que a política. E isso sim, é um problema.

    • Os cursos superiores em Portugal estão fraquinhos. Agora só dão alguma perspetiva se o curso for superior + +

  2. fraquinhos não, todos os ladrões e corruptos em Portugal sempre vão bem, só os que não tem formação é que estão lixados

    • Que engraçado. Pois eu conheço muito “sem formação” que não declara o que ganha e ainda vai buscar subsídios. Mas como não são “licenciados” não contam não é ?

    • Deixe estar que por aqui já temos muito por onde nos entretermos nessa matéria. Quanto ao Brasil penso que não há político sem ser ladrão. Não existe tal figura no Brasil.

RESPONDER

Cientistas medem temperatura a 4 mil borboletas (e revelam a influência do clima no seu habitat)

Um grupo de cientistas do Reino Unido recolheu 4 mil borboletas selvagens para medir a sua temperaturas, alertando que algumas das espécies mais reconhecidas do país estão em ameaça de colapso, e em risco de …

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …