Japonês aluga-se a si próprio “para não fazer nada”. E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018.

Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) – mais despesas com viagens e refeições, qualquer pessoa pode alugar Shoji Morimoto, de 37 anos, que vive em Tóquio, no Japão, mas o homem não fará nada além de “comer, beber e dar uma resposta simples”, de acordo com o jornal britânico The Independent.

Shoji Morimoto começou a oferecer os seus serviços pela primeira vez em junho de 2018. “Ofereço-me para aluguer como uma pessoa que não faz nada. Falta alguém na sua equipa? precisa de alguém para guardar o seu lugar? Eu não posso fazer nada, exceto coisas fáceis”, escreveu o japonês no Twitter.

Embora originalmente oferecesse os seus serviços gratuitamente, agora Morimoto cobra para reduzir o volume de solicitações e desencorajar desperdícios de tempo e diz que recebe três ou quatro clientes por dia – e 3.000 desde que lançou os seus serviços.

As pessoas alugam-no por vários motivos, mas a maioria está aborrecida ou solitária e simplesmente quer ser ouvida. O japonês já foi contratado para almoçar, posar para fotografias para o Instagram, acompanhar alguém que pede o divórcio, apanhar borboletas no parque e ouvir profissionais de saúde com dificuldades no seu trabalho.

Um homem contratou-o para descrever um assassinato que tinha cometido, enquanto outro pagou para sair do hospital e revisitar o local onde tinha tentado o suicídio.

“Não sou um amigo ou conhecido. Estou livre das coisas irritantes que vêm com as relações, mas posso aliviar os sentimentos de solidão das pessoas”, disse Morimoto, em declarações ao jornal The Mainichi. “Pessoalmente não gosto de ser aplaudido por outras pessoas. Fico incomodado quando as pessoas simplesmente me dizem para continuar a persistir”.

Em menos de três anos, Morimoto – que trabalhava com editoras, mas desistiu para “não fazer nada” – publicou livros sobre a sua escolha de carreira, inspirou um drama para a televisão e conquistou milhares de seguidores no Twitter.

“Estou feliz por poder caminhar com alguém e manter uma distância confortável, onde não precisávamos de conversar, mas poderíamos se quiséssemos”, escreveu um dos seus clientes.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …