Japão quer lançar robô transformável para explorar a Lua

JAXA

A Agência Espacial Japonesa (JAXA) anunciou na semana passada que quer colocar um Robô Lunar Transformável na Lua.

Sessenta anos depois do presidente Kennedy virar os olhares para a Lua, a ideia de voltar a pisar o satélite natural da Terra está mais presente do que nunca.

Muitos países têm planos em vários estágios de desenvolvimento para levar robôs ou humanos à superfície do satélite.

Há seis anos, a JAXA anunciou que iria enviar uma sonda robô para a Lua e agora mostra a intenção de fazer mais do que apenas pousar e colher algumas amostras.

A agência quer enviar um robô quase esférico, que pesa apenas 250 gramas, à Lua. Ao atingir a superfície lunar, este irá adquirir uma nova forma – mais adequada para circular em terrenos perigosos.

Segundo o IFL Science, o centro do robô deverá empurrar o invólucro para fora, criando duas rodas unidas por um eixo de conexão. O módulo de pouso será construído pela fabricante de brinquedos Tomy, em parceria com a Sony e a Doshisha University.

O objetivo da missão é estudar de que forma a combinação da baixa gravidade da Lua e a superfície empoeirada irá afetar o movimento dos veículos tripulados por esta.

A JAXA pretende pousar uma missão tripulada na Lua em breve, e espera que o robô envie os dados de que precisam para permitir que um rover pressurizado cubra o seu alcance pretendido em segurança.

Contudo, os planos da JAXA já estão um pouco atrasados. Em 2015, a agência expressou a intenção de ter uma sonda robótica a chegar à Lua até 2019. Agora, estima-se que a chegada deste pequeno robô não deva acontecer antes de 2029.

No entanto, assim que o plano andar para a frente, a JAXA espera aproveitar ao máximo a tecnologia que foi desenvolvida.

A agência está a oferecer espaço nas suas missões para outros países, que podem usar os módulos de pouso para enviar os seus próprios projetos de pesquisa para a lua.

A Agência Espacial Canadiana e o Centro Espacial Mohamed Bin Rashid, dos Emirados Árabes Unidos, parecem interessados na proposta.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …