Depois de três décadas de interrupção, Japão retoma pesca comercial de baleias

2

Baleeiros japoneses deixaram o porto de Kushiro, no norte do Japão, esta segunda-feira, para recomeçar a pesca comercial de baleias, depois de mais de três décadas de interrupção.

A saída de cinco barcos da ilha de Hokkaido acontece seis meses depois de o Governo nipónico ter anunciado que ia deixar a Comissão Baleeira Internacional (CBI), depois de ter levantado uma moratória em vigor sobre a pesca moratória da baleia.

“Acreditamos que as baleias são recursos marinhos como peixes e que podem ser usadas com base em critérios científicos”, disse um funcionário do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas.

A quota de captura até ao final deste ano está fixada em 227 baleias, menos do que as 333 que o Japão caçou na Antártida nos últimos anos, ao abrigo de um programa científico. O país compromete-se a não caçar em águas antárticas ou no hemisfério sul. A pesca será limitada às águas territoriais e à zona económica exclusiva do Japão.

O arquipélago asiático junta-se assim à Islândia e Noruega, únicos países que praticam a caça de baleia para fins comerciais, e abre caminho a duras críticas da comunidade internacional e das organizações defensoras dos direitos dos animais.

De acordo com a Euronews, esta permissão já está a ter impacto nos restaurantes nipónicos, com os chefs dos estabelecimentos a “afiar as facas e a adaptar as cartas”.

Por sua vez, a rádio e televisão pública islandesa Ríkisútvarpið (RÚV) avança que, este verão, pela primeira vez desde 2003, os pescadores não vão capturar baleias. A decisão estará relacionada com a dificuldade de exportar a carne deste animal precisamente para o Japão.

O Instituto de Pesquisa Marinha da Islândia também não prevê receber cetáceos este verão para fins científicos. Os pescadores dos baleeiros deverão assim focar-se, até setembro, na apanha de ouriços-do-mar. A caça à baleia no país nórdico deverá ser retomada na próxima primavera.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. 30 décadas de interrupção é como quem diz…
    Na realidade eles nunca pararam, apenas mudaram o nome de caça à baleia para apanha de baleias para estudo cientifico.
    com os mesmos números de cotas de caça.

  2. Enfim…
    Ah e tal a cultura asiática é milenar e muito evoluída e coisa e tal.
    Vai-se a ver e são tão bárbaros como os Vikings…
    Certo que os Celtiberos não são muito melhores…
    Mas enfim… lá deixamos as baleias em paz há 32 anos.
    Pelo menos na parte pobre do Califado de Córdoba…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.