O Japão vai reiniciar na terça-feira o seu programa de caça à baleia, que diz ser para fins científicos, apesar de ter sido proibido pelo Tribunal Internacional de Justiça em 2014.
A Agência de Pesca japonesa anunciou esta segunda-feira que deu autorização para que a frota do Instituto de Investigação de Cetáceos zarpe a 1 de dezembro do território nipónico.
Esta frota tem autorização para capturar, no máximo, 333 exemplares, e o programa vai estender-se de dezembro a março.
No seu veredito de 2014, o Tribunal Internacional de Justiça exigiu a Tóquio a revogação das autorizações para a sua expedição no Oceano Antártico, considerando que a denominada caça com fins científicos tinha, na verdade, objetivos comerciais.
O Japão tem vindo a caçar baleias alegando fins científicos para a captura embora não esconda que a carne dos animais acabe em restaurantes e mercados de peixe.
Em junho, o Japão terminou a primeira missão de caça à baleia depois do Tribunal Internacional ter ordenado que Tóquio pare de matar as baleias na Antártica com 30 animais recolhidos nos mares da costa nordeste do país.
A caça à baleia acontece duas vezes por ano, na primavera e o outono e a zona onde foi realizada pela última vez não está abrangida pela decisão internacional.
/Lusa
Aos poucos vão conhecendo os “podres” dos loucos japoneses!…
E ninguém dá um tiro na cabeça desses pescadores Japoneses…afinal a lei é só para alguns?!