Japão lançou um micro-satélite no foguete mais pequeno do mundo

A Agência de Exploração Aeroespacial de Japão, JAXA, lançou este sábado o foguete mais pequeno do mundo, com capacidade para pôr em órbita um micro-satélite, após uma tentativa falhada – e depois de o lançamento ter sido adiado em várias ocasiões durante o ano passado.

O lançamento do foguete low cost, de 52 centímetros de diâmetro e cerca de 10 metros de altura, teve lugar às 14.03 horas locais, 5.03 em Lisboa, a partir do Centro Espacial de Uchinoura, no distrito de Kagoshima, e foi retransmitido ao vivo pela JAXA através do seu canal de YouTube.

O veículo espacial de três estágios, uma versão melhorada do modelo de dois estágios SS-520 da JAXA, transportava um micro-satélite de três quilos de peso, desenvolvido pela Universidade de Tóquio e destinado a obter imagens da superfície terrestre.

A JAXA lançou em janeiro de 2017 o primeiro destes foguetes, que caiu ao mar pouco após o lançamento. O falhanço foi devido a uma vibração durante a descolagem, que provocou um curto-circuito e causou uma perda de potência na transmissão de dados do aparelho.

Os satélites de observação meteorológica ou de Defesa actualmente em uso são normalmente de grandes dimensões e encomendados pelos Governos, mas nos últimos anos aumentou a procura de satélites de menores dimensões, criados por empresas privadas para uso, por exemplo, no controle do tráfego ou estudos geográficos.

O lançamento deste sábado teve como objetivo verificar a capacidade da agência aeroespacial nipónica para lançar foguetes de baixo custo que permitam colocar em órbita micro-satélites a preços reduzidos, face à crescente procura deste tipo de serviço no setor privado.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …