Japão acusa Coreia do Sul de minar confiança ao colocar fim na partilha de dados militares

CSIS / Flickr

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acusou esta sexta-feira a Coreia do Sul de minar a confiança entre os dois países ao cancelar um acordo de partilha de informações militares.

As declarações de Shinzo Abe foram proferidas à partida para a cimeira dos países do G7, que vai decorre em Biarritz, no sul de França, entre sábado e segunda-feira, noticiou a agência Lusa. O G7 integra França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Canadá, Estados Unidos, Japão e a UE.

A Coreia do Sul disse ter tomado esta decisão, depois de Tóquio despromover o estatuto comercial de Seul, o que alterou o nível de cooperação de segurança entre os países. Entretanto, Seul anunciou que vai baixar também o estatuto de parceiro preferencial de Tóquio, uma mudança que deverá entrar em vigor em setembro.

A Coreia do Sul acusa o Japão de utilizar o comércio como uma arma para punir o país por uma disputa ligada ao domínio colonial japonês da península coreana entre 1910 e 1945. O Japão nega qualquer retaliação.

Para Tóquio, todas as questões de compensação devidas pelo período de ocupação e de guerra foram resolvidas quando os dois países normalizaram as relações ao abrigo de um tratado de 1965.

Contudo, o Supremo Tribunal da Coreia do Sul decidiu, em 2018, que o acordo não cobria os direitos individuais de quem procurasse indemnizações e ordenou o pagamento às vítimas sul-coreanas pelo trabalho forçado sob o regime imperialista nipónico.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …