Japão acusa Coreia do Sul de minar confiança ao colocar fim na partilha de dados militares

CSIS / Flickr

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acusou esta sexta-feira a Coreia do Sul de minar a confiança entre os dois países ao cancelar um acordo de partilha de informações militares.

As declarações de Shinzo Abe foram proferidas à partida para a cimeira dos países do G7, que vai decorre em Biarritz, no sul de França, entre sábado e segunda-feira, noticiou a agência Lusa. O G7 integra França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Canadá, Estados Unidos, Japão e a UE.

A Coreia do Sul disse ter tomado esta decisão, depois de Tóquio despromover o estatuto comercial de Seul, o que alterou o nível de cooperação de segurança entre os países. Entretanto, Seul anunciou que vai baixar também o estatuto de parceiro preferencial de Tóquio, uma mudança que deverá entrar em vigor em setembro.

A Coreia do Sul acusa o Japão de utilizar o comércio como uma arma para punir o país por uma disputa ligada ao domínio colonial japonês da península coreana entre 1910 e 1945. O Japão nega qualquer retaliação.

Para Tóquio, todas as questões de compensação devidas pelo período de ocupação e de guerra foram resolvidas quando os dois países normalizaram as relações ao abrigo de um tratado de 1965.

Contudo, o Supremo Tribunal da Coreia do Sul decidiu, em 2018, que o acordo não cobria os direitos individuais de quem procurasse indemnizações e ordenou o pagamento às vítimas sul-coreanas pelo trabalho forçado sob o regime imperialista nipónico.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.