Japão confisca passaporte para impedir fotógrafo de viajar para a Síria

O governo nipónico confiscou o passaporte a um fotógrafo que estava prestes a viajar para a Síria para cobrir o conflito civil, justificando a medida como uma forma de “proteger a sua vida”, informou hoje a imprensa japonesa.

As autoridades nipónicas tomaram esta decisão após o rapto e execução de dois cidadãos japoneses pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), que também ameaçou matar cidadãos japoneses “onde quer que estejam”.

Esta é a primeira vez que o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês retira, por motivos de segurança, o passaporte a um cidadão que estava prestes a viajar para o exterior, disseram fontes governamentais à agência Kyodo.

O visado, o fotógrafo ‘freelance’ Yuichi Sugimoto, criticou a medida, por considerar que esta “viola a liberdade de expressão”, em declarações à Kyodo.

Haruka Ono / AJW

O fotógrafo 'freelance' Yuichi Sugimoto, que considera que a medida "viola a liberdade de expressão"

O fotógrafo ‘freelance’ Yuichi Sugimoto, que considera que a medida “viola a liberdade de expressão”

Já o ministério indicou que aplicou as regras que preveem a retirada do passaporte a um cidadão “para impedir que viaje com o objetivo de proteger a sua vida”.

As autoridades tomaram conhecimento da intenção de Sugimoto de viajar para a Síria para cobrir o conflito na sequência de uma entrevista do fotógrafo na imprensa japonesa, e decidiram confiscar o seu passaporte depois de o profissional se ter negado a cancelar os seus planos, de acordo com a estação pública NHK.

Cerca de uma semana depois do assassinato do refém nipónico Haruna Yukawa, o Estado Islâmico difundiu, no passado domingo, um vídeo que mostra a alegada decapitação do jornalista Kenji Goto, que tinha sido sequestrado pelo grupo ‘jihadista’ em outubro.

Após a crise dos reféns, o governo japonês anunciou o reforço das medidas de segurança no interior e no exterior do país para proteger os seus cidadãos, e recomendou para que não viajem para a Síria, Iraque ou outros países “em alerta máximo”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …