/

Jacarés estão a começar a descongelar nos EUA

Os jacarés que congelaram com a água do rio num parque ecológico no Estado de Carolina do Norte, nos EUA, estão a começar a entrar no processo de degelo.

Esta semana, um vídeo do parque nacional Shalotte River Swamp viralizou na internet com a imagem de jacarés congelados num rio. Estas novas imagens mostram o início do processo do degelo e o despertar dos jacarés, que tinham entrado em estado de hibernação.

O diretor da reserva ecológica, George Howard, explicou que os jacarés conseguem adaptar-se às condições do meio ambiente, regulando a temperatura corporal e reduzindo o metabolismo. Perante as condições de frio intenso que se vivem nos Estados Unidos, estes animais tiveram de adaptar a sua estratégia de sobrevivência.

Normalmente, durante os meses frios, os répteis dormem no fundo da água e vêm apenas uma vez à superfície para respirar. Com a superfície da água completamente congelada, passar o dia inteiro no fundo da água poderia levar os animais à asfixia.

Para o evitar, os jacarés adotam uma posição extremamente desconfortável para conseguirem sobreviver: os répteis ficam com o focinho de fora da água, esperando que congele lentamente à volta, para conseguirem respirar.

A superfície da água congelada é então “interrompida” por pequenas saliências, semelhantes a pedras ou folhas que são, na verdade, os focinhos dos jacarés. Howard garante, porém, que assim que as condições climáticas se tornarem mais favoráveis, os animais voltarão à rotina.

O inverno deste ano nos Estados Unidos tem trazido temperaturas extremamente baixas, mesmo em regiões tradicionalmente mais temperadas. Alguns estados têm decretado estado de emergência por causa do frio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.