Já pode pedir o Passe Família (mas há muita burocracia)

As família da Área Metropolitana de Lisboa com três ou mais membros já podem pedir passes mais baratos. Por 60 ou 80 euros por mês, as famílias poderão viajar nos 18 concelhos da AML.

Arrancam hoje as inscrições para os passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal Família. Mas o requerimento é burocrático. As famílias têm de recorrer ao Portal das Finanças, preencher declarações, entregar nas bilheteiras, esperar por uma notificação no e-mail, voltar às bilheteiras e, depois, carregar cada um dos cartões.

De acordo com o Diário de Notícias, o primeiro passo será ter um cartão Lisboa Viva. Todos os membros têm de ter a mesma morada fiscal dentro da AML, uma vez que são os municípios a comparticipar esta medida. Apenas familiares diretos beneficiam do desconto: marido e mulher, filhos, netos, sogros e casais que vivam em união de facto há pelo menos dois anos.

Para provar essa condição, cada família tem de nomear um representante, através de uma declaração – obrigatória para maiores de 18 anos e preenchida por cada um dos familiares – que, por sua vez, terá de pedir no Portal das Finanças vários comprovativos.

Consoante entregue ou não declaração de IRS, poderá precisar de até quatro documentos. Também terá de juntar à lista cópias do Cartão de Cidadão assinadas pelos titulares.

Quando os documentos estiverem reunidos, o representante poderá entregá-los nas bilheteiras indicadas no portal da AML. As famílias só podem pedir o mesmo passe para todos os elementos do agregado.

Assim que os documentos forem verificados, o representante vai receber um e-mail de confirmação da AML no prazo de dez dias. Depois disso, será preciso voltar às bilheteiras. Esta etapa terá de ser cumprida a partir do dia 26 de cada mês.

As famílias só poderão beneficiar do desconto quando os cartões forem carregados nas bilheteiras físicas, separadamente ou em simultâneo. Para já, não será possível carregar nas máquinas de bilhetes ou no multibanco.

Desconto para famílias no Grande Porto

Também por 80 euros por mês, as famílias dos 19 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) poderão beneficiar do passe Andante mais barato. No entanto, quatro meses depois do lançamento do programa de redução dos passes, a AMP continua a não adiantar qualquer data para o início deste título de transporte familiar.

“Atempadamente, a Área Metropolitana do Porto irá disponibilizar informação sobre a implementação do Passe Família”, respondeu o primeiro-secretário da AMP, Mário Rui Soares, ao DN.

Até lá, haverá dois passes individuais de transportes no Grande Porto: 30 euros para viajar dentro de cada concelho da AMP, ou 40 euros pelo Andante Metropolitano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois claro, toda esta burocracia existe para que as pessoas se contenham de fazer o “passe familia”. Ou seja, existe, mas…

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …