Já pode pedir o Passe Família (mas há muita burocracia)

As família da Área Metropolitana de Lisboa com três ou mais membros já podem pedir passes mais baratos. Por 60 ou 80 euros por mês, as famílias poderão viajar nos 18 concelhos da AML.

Arrancam hoje as inscrições para os passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal Família. Mas o requerimento é burocrático. As famílias têm de recorrer ao Portal das Finanças, preencher declarações, entregar nas bilheteiras, esperar por uma notificação no e-mail, voltar às bilheteiras e, depois, carregar cada um dos cartões.

De acordo com o Diário de Notícias, o primeiro passo será ter um cartão Lisboa Viva. Todos os membros têm de ter a mesma morada fiscal dentro da AML, uma vez que são os municípios a comparticipar esta medida. Apenas familiares diretos beneficiam do desconto: marido e mulher, filhos, netos, sogros e casais que vivam em união de facto há pelo menos dois anos.

Para provar essa condição, cada família tem de nomear um representante, através de uma declaração – obrigatória para maiores de 18 anos e preenchida por cada um dos familiares – que, por sua vez, terá de pedir no Portal das Finanças vários comprovativos.

Consoante entregue ou não declaração de IRS, poderá precisar de até quatro documentos. Também terá de juntar à lista cópias do Cartão de Cidadão assinadas pelos titulares.

Quando os documentos estiverem reunidos, o representante poderá entregá-los nas bilheteiras indicadas no portal da AML. As famílias só podem pedir o mesmo passe para todos os elementos do agregado.

Assim que os documentos forem verificados, o representante vai receber um e-mail de confirmação da AML no prazo de dez dias. Depois disso, será preciso voltar às bilheteiras. Esta etapa terá de ser cumprida a partir do dia 26 de cada mês.

As famílias só poderão beneficiar do desconto quando os cartões forem carregados nas bilheteiras físicas, separadamente ou em simultâneo. Para já, não será possível carregar nas máquinas de bilhetes ou no multibanco.

Desconto para famílias no Grande Porto

Também por 80 euros por mês, as famílias dos 19 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) poderão beneficiar do passe Andante mais barato. No entanto, quatro meses depois do lançamento do programa de redução dos passes, a AMP continua a não adiantar qualquer data para o início deste título de transporte familiar.

“Atempadamente, a Área Metropolitana do Porto irá disponibilizar informação sobre a implementação do Passe Família”, respondeu o primeiro-secretário da AMP, Mário Rui Soares, ao DN.

Até lá, haverá dois passes individuais de transportes no Grande Porto: 30 euros para viajar dentro de cada concelho da AMP, ou 40 euros pelo Andante Metropolitano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois claro, toda esta burocracia existe para que as pessoas se contenham de fazer o “passe familia”. Ou seja, existe, mas…

RESPONDER

Zuckerberg compara posição do Facebook à luta de Martin Luther King Jr.

Mark Zuckerberg defendeu publicamente a decisão do Facebook de não censurar anúncios políticos factualmente incorretos. Num discurso, esta quinta-feira, o presidente executivo do Facebook comparou a posição da rede social face à liberdade de expressão, e …

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

Eurico Reis está fora da lista de magistrados responsáveis pela nova secção do Tribunal da Relação de Lisboa, relativa à propriedade intelectual e concorrência, supervisão e regulação, que começa a funcionar esta sexta-feira. O juiz …

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …