Já pode pedir o Passe Família (mas há muita burocracia)

As família da Área Metropolitana de Lisboa com três ou mais membros já podem pedir passes mais baratos. Por 60 ou 80 euros por mês, as famílias poderão viajar nos 18 concelhos da AML.

Arrancam hoje as inscrições para os passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal Família. Mas o requerimento é burocrático. As famílias têm de recorrer ao Portal das Finanças, preencher declarações, entregar nas bilheteiras, esperar por uma notificação no e-mail, voltar às bilheteiras e, depois, carregar cada um dos cartões.

De acordo com o Diário de Notícias, o primeiro passo será ter um cartão Lisboa Viva. Todos os membros têm de ter a mesma morada fiscal dentro da AML, uma vez que são os municípios a comparticipar esta medida. Apenas familiares diretos beneficiam do desconto: marido e mulher, filhos, netos, sogros e casais que vivam em união de facto há pelo menos dois anos.

Para provar essa condição, cada família tem de nomear um representante, através de uma declaração – obrigatória para maiores de 18 anos e preenchida por cada um dos familiares – que, por sua vez, terá de pedir no Portal das Finanças vários comprovativos.

Consoante entregue ou não declaração de IRS, poderá precisar de até quatro documentos. Também terá de juntar à lista cópias do Cartão de Cidadão assinadas pelos titulares.

Quando os documentos estiverem reunidos, o representante poderá entregá-los nas bilheteiras indicadas no portal da AML. As famílias só podem pedir o mesmo passe para todos os elementos do agregado.

Assim que os documentos forem verificados, o representante vai receber um e-mail de confirmação da AML no prazo de dez dias. Depois disso, será preciso voltar às bilheteiras. Esta etapa terá de ser cumprida a partir do dia 26 de cada mês.

As famílias só poderão beneficiar do desconto quando os cartões forem carregados nas bilheteiras físicas, separadamente ou em simultâneo. Para já, não será possível carregar nas máquinas de bilhetes ou no multibanco.

Desconto para famílias no Grande Porto

Também por 80 euros por mês, as famílias dos 19 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) poderão beneficiar do passe Andante mais barato. No entanto, quatro meses depois do lançamento do programa de redução dos passes, a AMP continua a não adiantar qualquer data para o início deste título de transporte familiar.

“Atempadamente, a Área Metropolitana do Porto irá disponibilizar informação sobre a implementação do Passe Família”, respondeu o primeiro-secretário da AMP, Mário Rui Soares, ao DN.

Até lá, haverá dois passes individuais de transportes no Grande Porto: 30 euros para viajar dentro de cada concelho da AMP, ou 40 euros pelo Andante Metropolitano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois claro, toda esta burocracia existe para que as pessoas se contenham de fazer o “passe familia”. Ou seja, existe, mas…

RESPONDER

Portimonense 1-3 Sporting CP | Raphinha dá vida a visão de Bruno

O Sporting assumiu a liderança da Liga NOS, ao arrancar uma vitória por 3-1 no terreno do Portimonense. Raphinha foi o herói da partida ao apontar dois golos. Num jogo que teve um arranque louco, com …

Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros. "Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou …

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …