Já pode pedir o Passe Família (mas há muita burocracia)

As família da Área Metropolitana de Lisboa com três ou mais membros já podem pedir passes mais baratos. Por 60 ou 80 euros por mês, as famílias poderão viajar nos 18 concelhos da AML.

Arrancam hoje as inscrições para os passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal Família. Mas o requerimento é burocrático. As famílias têm de recorrer ao Portal das Finanças, preencher declarações, entregar nas bilheteiras, esperar por uma notificação no e-mail, voltar às bilheteiras e, depois, carregar cada um dos cartões.

De acordo com o Diário de Notícias, o primeiro passo será ter um cartão Lisboa Viva. Todos os membros têm de ter a mesma morada fiscal dentro da AML, uma vez que são os municípios a comparticipar esta medida. Apenas familiares diretos beneficiam do desconto: marido e mulher, filhos, netos, sogros e casais que vivam em união de facto há pelo menos dois anos.

Para provar essa condição, cada família tem de nomear um representante, através de uma declaração – obrigatória para maiores de 18 anos e preenchida por cada um dos familiares – que, por sua vez, terá de pedir no Portal das Finanças vários comprovativos.

Consoante entregue ou não declaração de IRS, poderá precisar de até quatro documentos. Também terá de juntar à lista cópias do Cartão de Cidadão assinadas pelos titulares.

Quando os documentos estiverem reunidos, o representante poderá entregá-los nas bilheteiras indicadas no portal da AML. As famílias só podem pedir o mesmo passe para todos os elementos do agregado.

Assim que os documentos forem verificados, o representante vai receber um e-mail de confirmação da AML no prazo de dez dias. Depois disso, será preciso voltar às bilheteiras. Esta etapa terá de ser cumprida a partir do dia 26 de cada mês.

As famílias só poderão beneficiar do desconto quando os cartões forem carregados nas bilheteiras físicas, separadamente ou em simultâneo. Para já, não será possível carregar nas máquinas de bilhetes ou no multibanco.

Desconto para famílias no Grande Porto

Também por 80 euros por mês, as famílias dos 19 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) poderão beneficiar do passe Andante mais barato. No entanto, quatro meses depois do lançamento do programa de redução dos passes, a AMP continua a não adiantar qualquer data para o início deste título de transporte familiar.

“Atempadamente, a Área Metropolitana do Porto irá disponibilizar informação sobre a implementação do Passe Família”, respondeu o primeiro-secretário da AMP, Mário Rui Soares, ao DN.

Até lá, haverá dois passes individuais de transportes no Grande Porto: 30 euros para viajar dentro de cada concelho da AMP, ou 40 euros pelo Andante Metropolitano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois claro, toda esta burocracia existe para que as pessoas se contenham de fazer o “passe familia”. Ou seja, existe, mas…

RESPONDER

Política orçamental tem de "ser adaptada", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, defendeu que as medidas de apoio à economia criadas pelos governos em 2020 foram "corajosas", mas também "mais simples de desenhar face ao que vem agora", tendo …

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …