/

Já pode criar a sua cozinha de sonho (e passear nela) em Realidade Virtual

(dr) Inter IKEA Systems B.V.

Uma cozinha IKEA VR Experience

Uma cozinha IKEA VR Experience

Com a ajuda da realidade virtual, a IKEA dá agora a qualquer pessoa a possibilidade de criar e passear pela sua cozinha de sonho, sem ter que gastar um euro que seja.

A IKEA desde sempre abraçou as novas tecnologias, como demonstra o seu catálogo em Realidade Aumentada, e por isso já seria de esperar que também o fizesse com a Realidade Virtual.

É precisamente isso que se torna possível com este IKEA VR Experience, disponível gratuitamente no Steam, e que permite tirar partido de sistemas como o HTC Vive para nos fazer entrar dentro de uma cozinha virtual, onde podemos interagir com os equipamentos e experimentar diferentes opções e acabamentos.

Considerando que os programas de visualização 3D são uma das mais populares ferramentas para quem está a planear remodelações (ou casas novas), é perfeitamente natural que seja também um dos alvos principais para a tecnologia VR neste fase inicial.

Por muito útil que seja ver uma sala (ou cozinha, neste caso) em 3D no monitor de um computador, nada se compara a poder estar realmente “dentro” do espaço e ter uma ideia mais realista das distâncias e dimensões de tudo – algo que a Realidade Virtual permite.

A app da IKEA tem até uma opção curiosa, que nos deixa simular a perspectiva de pessoas de diferentes alturas, o que permite ver a cozinha como se fosse uma criança… e assim reparar em pormenores que poderiam passar despercebidos a um adulto.

(dr) Inter IKEA Systems B.V.

Uma cozinha vista da perspectiva de uma criança no IKEA VR Experience

Uma cozinha vista da perspectiva de uma criança no IKEA VR Experience

Não é provável, neste momento, que um particular gaste 700 ou 800 euros num sistema de realidade virtual, unicamente para poder ver uma cozinha em VR.

Mas, para quem tiver acesso a estes equipamentos, será mais uma ferramenta interessante – e para empresas que façam modelação de interiores, é seguramente um factor de diferenciação.

A Minha Alegre Casinha

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.