//

“Já não queria saber da natação para nada”. Michael Phelps ponderou suicidar-se em 2012

(dr) Michael Muller, michaelphelp / Facebook

Michael Phelps

O atleta olímpico mais medalhado de sempre pensou em suicidar-se após os Jogos Olímpicos de 2012. A revelação foi feita pelo próprio esta quinta-feira, durante uma conferência sobre saúde mental, em Chicago, nos EUA.

Michael Phelps revelou, esta quinta-feira, que durante a sua carreira olímpica sofreu de ansiedade e depressão, principalmente após as provas desportivas.

Em entrevista à CNN, durante a conferência, o atleta revelou ter sofrido de crises de ansiedade, de depressão e que chegou a ter pensamentos suicidas. Segundo o nadador, ganhar medalhas de ouro olímpicas foi a “parte fácil” de todo este processo.

De acordo com o Diário de Notícias, o primeiro episódio de depressão aconteceu em 2004, no ano em que foi acusado de conduzir sob influência de álcool. Quatro anos depois, e apenas algumas semanas depois de ter ganho um recorde de oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, o atleta foi apanhado a fumar erva.

Phelps confessou que quis “fugir do que quer que fosse”, mas que esta era a sua forma de “auto-medicar”. Mas foi em 2012, no “outono mais difícil” que ponderou o suicídio.

Já não queria saber da natação para nada. Já não queria estar vivo”. Depois de ter ficado “três a cinco dias” fechado no quarto, sem se alimentar, a dormir mal e “simplesmente a não querer estar vivo”, percebeu que precisava de ajuda.

Michael Phelps não cedeu ao desespero e foi nessa altura que o desportista se internou numa clínica de reabilitação. Aos poucos, melhorou e começou a falar sobre os seus sentimentos. “Eu era muito bom em compartimentar coisas e a arrumar coisas sobre as quais eu não queria falar”, disse.

Hoje, através da sua fundação, Phelps é embaixador para a saúde mental e participa como orador em várias conferências sobre gestão de stress no desporto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.