Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira.

As primeiras notícias que davam conta deste surto começaram a surgir no final da passada semana, apontado que existiam cerca de 40 vítimas. O número parece estar a crescer, atingindo agora 100 crianças indianas.

O Ministro da Saúde da Índia, Harsh Vardhan, assegurou durante uma visita a um hospital na cidade de Muzaffarpur que o Governo “não deixará pedra sobre pedra” para “conter o quanto antes” esta epidemia, que é, geralmente, causada por infeções virais.

As autoridades indianas estimam que o desenvolvimento deste surto pode estar relacionado a uma substância tóxica encontrada nas lichia, fruta popular na região.

Os especialistas estão em linha com esta justificação, acreditando que as mortes dos menores se deve ao consumo de lichia, que contém hipoglicina, substância que se pode tornar tóxica sob altas temperaturas. A Índia, recorde-se, tem sido assoladas por ondas de calor. Só em 24 horas, as altas temperaturas fizeram 49 mortos.

De acordo com o ministro-chefe de Bihar, Nitish Kumar, esta doença atinge, por norma, crianças que apanham estes frutos do solo e os comem antes de dormir porque “têm o estômago vazio”, explicou o governante.

Segundo escreveu o jornal local Hindustan Times, a lichia não é a causa direta das mortes mas sim a hipoglicemia ou a falta de açúcar. Vários estudos indicam que a toxina presente na lichia bloqueia a produção de açúcar pelo organismo, principalmente quando ingerida à noite e de estômago vazio, o que combinado com a redução natural de açúcar no sangue durante o sono pode causar a morte de crianças malnutridas.

“Já acrescentamos camas nos hospitais e o ministério destacou uma equipa de 5 médicos especialistas que estão a investigar os casos, assim como a sensibilizar a população sobre a encefalite aguda”, indicou o representante local do ministério da Saúde, Mangal Pandey.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …