Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira.

As primeiras notícias que davam conta deste surto começaram a surgir no final da passada semana, apontado que existiam cerca de 40 vítimas. O número parece estar a crescer, atingindo agora 100 crianças indianas.

O Ministro da Saúde da Índia, Harsh Vardhan, assegurou durante uma visita a um hospital na cidade de Muzaffarpur que o Governo “não deixará pedra sobre pedra” para “conter o quanto antes” esta epidemia, que é, geralmente, causada por infeções virais.

As autoridades indianas estimam que o desenvolvimento deste surto pode estar relacionado a uma substância tóxica encontrada nas lichia, fruta popular na região.

Os especialistas estão em linha com esta justificação, acreditando que as mortes dos menores se deve ao consumo de lichia, que contém hipoglicina, substância que se pode tornar tóxica sob altas temperaturas. A Índia, recorde-se, tem sido assoladas por ondas de calor. Só em 24 horas, as altas temperaturas fizeram 49 mortos.

De acordo com o ministro-chefe de Bihar, Nitish Kumar, esta doença atinge, por norma, crianças que apanham estes frutos do solo e os comem antes de dormir porque “têm o estômago vazio”, explicou o governante.

Segundo escreveu o jornal local Hindustan Times, a lichia não é a causa direta das mortes mas sim a hipoglicemia ou a falta de açúcar. Vários estudos indicam que a toxina presente na lichia bloqueia a produção de açúcar pelo organismo, principalmente quando ingerida à noite e de estômago vazio, o que combinado com a redução natural de açúcar no sangue durante o sono pode causar a morte de crianças malnutridas.

“Já acrescentamos camas nos hospitais e o ministério destacou uma equipa de 5 médicos especialistas que estão a investigar os casos, assim como a sensibilizar a população sobre a encefalite aguda”, indicou o representante local do ministério da Saúde, Mangal Pandey.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …