Já há um chip capaz de carregar telemóveis em menos de 10 minutos

O novo chip foi desenvolvido com o objetivo de diminuir o tempo de carregamento das baterias, sobretudo de telemóveis, mas poderá vir a ser usado em todos os outros dispositivos eletrónicos.

A ideia – que seguramente vai resolver muitas dores de cabeça pelo mundo inteiro – partiu pelas mãos de Rachid Yazami, um professor da Nanyang Technological University, em Singapura.

O chip inteligente nasceu com o objetivo de carregar um smartphone em menos de dez minutos mas o responsável espera que um dia possa ser usado para carregar quase tudo como, por exemplo, carros elétricos, avança a International Business Times.

Além da rapidez com que promete desempenhar a tarefa, o chip ainda tem a grande vantagem de ser extremamente pequeno, o que significa que pode ser incorporado em quase todo o tipo de baterias.

Atualmente, a maioria das baterias de iões de lítio são carregadas através de um processo elétrico muito lento, exatamente para prevenir que o aparelho chegue a uma fase de sobreaquecimento e explosão. É exatamente isso que Yazami quer prevenir.

Ao ser introduzido no interior das baterias, o novo sensor seria capaz de carregar a bateria muito mais rápido, graças a um algoritmo que calcula a quantidade exata de bateria ainda existente através da medição da voltagem e temperatura.

De seguida, o sensor comunica essa informação a outro sensor, que permitiria reduzir o tempo necessário para carregar a bateria.

“Além de perceber o estado de degradação das baterias, a nossa tecnologia pode ainda dizer o estado exato de carga da bateria e, daí, otimizar esse processo para que a bateria possa ser mantida nas suas melhores condições enquanto está a carregar de forma muito mais rápida”, explicou.

“A minha visão para o futuro é a de que todas as baterias possam vir a ter um chip destes, que pode reduzir o risco de incêndio das baterias em dispositivos eletrónicos e em veículos elétricos enquanto prolonga o seu tempo de vida”, acrescentou.

O chip demorou cinco anos a ser desenvolvido e vai estar disponível para empresas do setor até ao final de 2016. Além disso, o professor já iniciou contactos com a Tesla para explorar a possibilidade de introduzir esta tecnologia nos seus veículos elétricos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …