Adeus homens. Extinção já tem data marcada

O cromossoma Y, responsável pelo desenvolvimento das propriedades sexuais masculinas, vai desaparecer. Mas, podem os homens todos estar descansados, tal apenas acontecerá dentro dentro de 4,5 milhões de anos.

Segundo um novo estudo de investigadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, o sexo masculino tem os dias contados. Ou melhor dizendo, os milhões de anos.

De acordo com o que o estudo permitiu apurar, está a ocorrer lentamente, mas de forma notória, uma crescente falta do cromossoma Y, explica o geneticista Darren Griffin, um dos autores do estudo.

A somar-se a este problema, ao contrário de outros grupos de genes que vêm aos pares, as células humanas contêm apenas um cromossoma Y, razão pela qual o cromossoma não pode ser submetido à recombinação genética que ocorre em cada nova geração, o que à eliminação de mutações que afetam os genes.

Como resultado, o genoma do sexo masculino – a sua sequência de ADN – entra em degradação com o tempo, desaparecendo do genoma.

No entanto, o estudo revela também que o próprio cromossoma gera mecanismos que podem desacelerar este processo. De acordo com dinamarqueses, no cromossoma Y ocorre um processo ativo de amplificação quando aparecem várias cópias de genes responsáveis pelo funcionamento de órgãos sexuais masculinos.

Além disso, o processo de degeneração é também desacelerado pelas estruturas incomuns de palíndromo – sequências de nucleotídeos que podem ser lidas para a frente ou para trás. Caso um gene fique danificado, o palíndromo recupera-se, “copiando” a informação da metade preservada.

O artigo sublinha que mesmo que o cromossoma Y desapareça completamente, o gene SRY que determina o desenvolvimento dos genitais masculinos, pode-se transferir para outro cromossoma que, por sua vez, com o tempo também terá uma falta de recombinação.

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Já estou a ver daqui a 4,5 milhões de anos, quando voltarmos a ganhar o festival da Eurovisão, vai ser com esta canção: “ho larilo lela, como esse não há nenhum…!!” Garantido o TOP a nível mundial.

  2. Pelo menos nessa altura não poderão andar para aí a dizer ME TOO. Pus-me debaixo dele para ser a estrela principal do filme mas agora vou dizer que fui assediada porque é cool.

  3. Nessa altura já não existirão nem homens nem mulheres há muito tempo neste planeta, a humanidade encarregar-se-à de se auto-destruir muito antes dessa data!.

RESPONDER

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …