Adeus homens. Extinção já tem data marcada

O cromossoma Y, responsável pelo desenvolvimento das propriedades sexuais masculinas, vai desaparecer. Mas, podem os homens todos estar descansados, tal apenas acontecerá dentro dentro de 4,5 milhões de anos.

Segundo um novo estudo de investigadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, o sexo masculino tem os dias contados. Ou melhor dizendo, os milhões de anos.

De acordo com o que o estudo permitiu apurar, está a ocorrer lentamente, mas de forma notória, uma crescente falta do cromossoma Y, explica o geneticista Darren Griffin, um dos autores do estudo.

A somar-se a este problema, ao contrário de outros grupos de genes que vêm aos pares, as células humanas contêm apenas um cromossoma Y, razão pela qual o cromossoma não pode ser submetido à recombinação genética que ocorre em cada nova geração, o que à eliminação de mutações que afetam os genes.

Como resultado, o genoma do sexo masculino – a sua sequência de ADN – entra em degradação com o tempo, desaparecendo do genoma.

No entanto, o estudo revela também que o próprio cromossoma gera mecanismos que podem desacelerar este processo. De acordo com dinamarqueses, no cromossoma Y ocorre um processo ativo de amplificação quando aparecem várias cópias de genes responsáveis pelo funcionamento de órgãos sexuais masculinos.

Além disso, o processo de degeneração é também desacelerado pelas estruturas incomuns de palíndromo – sequências de nucleotídeos que podem ser lidas para a frente ou para trás. Caso um gene fique danificado, o palíndromo recupera-se, “copiando” a informação da metade preservada.

O artigo sublinha que mesmo que o cromossoma Y desapareça completamente, o gene SRY que determina o desenvolvimento dos genitais masculinos, pode-se transferir para outro cromossoma que, por sua vez, com o tempo também terá uma falta de recombinação.

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Já estou a ver daqui a 4,5 milhões de anos, quando voltarmos a ganhar o festival da Eurovisão, vai ser com esta canção: “ho larilo lela, como esse não há nenhum…!!” Garantido o TOP a nível mundial.

  2. Pelo menos nessa altura não poderão andar para aí a dizer ME TOO. Pus-me debaixo dele para ser a estrela principal do filme mas agora vou dizer que fui assediada porque é cool.

  3. Nessa altura já não existirão nem homens nem mulheres há muito tempo neste planeta, a humanidade encarregar-se-à de se auto-destruir muito antes dessa data!.

RESPONDER

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …