Já há acordo de Governo na Alemanha

European Parliament / Flickr

Angela Merkel e Martin Schulz

Na Alemanha, o impasse durava há quatro meses, mas ao fim de uma noite de negociações, Angela Merkel e Martin Schulz chegaram a um acordo para formar Governo.

A CDU, de Angela Merkel, e o SPD, de Martin Schulz, chegaram esta manhã a um consenso, 48 horas depois do previsto.

Segundo o jornal alemão Spiegel Online, como resultado das negociações, os sociais-democratas, ou seja, o partido de Martin Schulz, fica com a pasta das Finanças.

As negociações foram prolongadas por dois dias devido à necessidade de limar arestas para ultrapassar as divergências entre os conservadores e os sociais-democratas em particular no que dizia respeito a duas exigências do SPD: um prazo não vinculativo para contratos de trabalho e um alinhamento do seguro de saúde privado e estatutário, avança o Expresso.

Para este Governo alemão avançar, segue-se a consulta às bases sociais-democratas. Quer isso dizer que um total de 463.723 sociais-democratas terão de se pronunciar sobre a sua vontade de sustentar, ou não, uma nova coligação governamental para a próxima legislatura de quatro anos.

Contra esta coligação está a juventude do SPD, que tem lançado uma campanha feroz, liderada por Kevin Kühnert, líder da juventude social-democrata.

Os opositores da coligação veem-se, além disso, agora fortalecidos pelos número de novos inscritos no partido, já que, desde o início do ano, o SPD conta com mais 24.339 inscrições.

O resultado da consulta às bases sociais-democratas deverá ser conhecido dentro de três a quatro semanas, esperando-se um resultado para o início de março.

A notícia foi também já confirmada por um tweet da dirigente da CDU de Colónia, Serap Guler, no qual se lê que “a União e o SPD concordaram numa coligação. Os bons resultados precisam de tempo”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boas notícias! Mais terreno conquistado pela Social Democracia e menos peso dos neoliberais, conservadores e sobretudo nacionalistas populistas, na Europa! Só falta tratar da saúde à Hungria, à Polónia, à República Checa e à Áustria: O Eixo do Esterco.

RESPONDER

"Mais medo de viver do que morrer". Jerónimo contra "confinamento agressivo" (e recusa ser "comparsa" do PSD e CDS)

Na semana em que o PCP celebra 100 anos de vida, Jerónimo de Sousa falou, em entrevista à TVI, sobre a guerra colonial, a entrada na vida política e do atual estado das relações com …

FPF abre processo contra Teo Fonseca por intermediação ilegal de jogadores

A FPF abriu um processo disciplinar a Teodoro Fonseca, dono da SAD do Portimonense, por intermediação ilegal de jogadores em transferências para o FC Porto. Teodoro Panagopoulos, mais conhecido no mundo do futebol como Teo Fonseca, …

Cabrita fala em "ano terrível" e rejeita alívio de medidas para já

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez o balanço de um ano de pandemia em Portugal, admitindo ter sido um "ano terrível" para os portugueses e afastando perspetivas de um alívio de medidas por …

Muçulmanos invadiram a Sicília e revolucionaram o comércio de vinho

Uma equipa de investigadores da Universidade de York encontrou resíduos químicos de uvas em ânforas, um tipo de recipiente medieval, sugerindo um próspero comércio de vinho na Sicília islâmica. Foram ainda encontrados cacos encharcados de vinho …

Com as famílias em dificuldades, escolas alimentam 40% dos alunos que serviam antes do confinamento

Mesmo com as aulas online, as cantinas continuam a trabalhar para alimentar alunos com carências. Só na última semana, as escolas públicas serviram em média 45 mil refeições por dia. O número significa que estão …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há, precisamente, um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Genoma do urso-das-cavernas sequenciado graças a minúsculo osso com 360 mil anos

Investigadores sequenciaram o genoma do urso-das-cavernas graças a um pequeno osso com 360 mil anos. A história evolutiva deste animal mudou drasticamente. Os ursos-das-cavernas eram enormes ursos herbívoros que vagueavam pela Europa e norte da Ásia …

Um ano após o primeiro caso, Marcelo elogia SNS, mas relembra que a pandemia ainda não acabou

Para o chefe de Estado, ao longo de 12 meses, Portugal "foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente". Marcelo diz que "é desejável" melhorar a "capacidade de planear e antecipar …

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude (e chovem críticas)

Um grupo de reflexão, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), concluiu que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) comporta um sério risco de fraude e necessita de várias …

Moedas quer unir a direita contra Medina. Objetivo é incluir IL e Aliança na coligação PSD/CDS

Carlos Moedas está a tentar alargar a coligação PSD/CDS para construir uma frente de direita contra o socialista Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança esta terça-feira que Carlos Moedas, candidato do …