Já há 5 casos confirmados de Zika em Portugal

Midiamax

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge detectou cinco casos de pessoas infectadas com o vírus Zika, em Portugal. Todos os afectados contraíram o vírus no Brasil.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), foram detectados cinco casos de Zika em solo nacional, envolvendo “cidadãos que contraíram a infecção quando estavam no Brasil”, reporta o Diário de Notícias.

Este vírus não se transmite entre seres humanos, ocorrendo a infecção por via da picada de mosquitos infectados.

“Os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares”, refere a Direcção Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

O vírus tem complicações graves para os fetos, quando as mulheres ficam infectadas durante a gravidez, provocando “microcefalia”, salienta a DGS.

No Brasil, as autoridades já chegaram a aconselhar as mulheres das zonas mais afectadas pelo vírus a adiarem a decisão de engravidar.

O vírus deverá espalhar-se por todo o continente americano, alertou ainda a Organização Mundial de Saúde.

Já foram reportados vários casos do vírus na Europa, todos relacionados com pessoas que ficaram infectadas aquando de viagens até à América do Sul.

Entretanto, o Verão pode vir a facilitar a propagação do vírus em solo europeu, nomeadamente na Madeira, conforme explica o infecciologista Jaime Nina à Renascença.

Este especialista nota que a presença do mosquito Aedes Aegypti no Arquipélago poderá espalhar o vírus com mais facilidade nos dias quentes, altura em que há também mais mosquitos.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Porque será que de vez em quando, aliás, frequentemente, se dão tantas pandemias de há uns anos para cá? gripes das aves, suína, vacas loucas, ébola, etc e agora o zica.
    Terá a ver com lobby da industria farmacêutica?
    Guerra biológica?
    Aeronaves nas altas camadas da atmosfera a largar virus? em alguns países?
    Contaminações de águas públicas?
    ????

RESPONDER

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …