Já é possível pilotar um avião apenas com o pensamento

Andreas Heddergott / TUM

Simulação de voo controlado pelo cérebro

Simulação de voo controlado pelo cérebro

Investigadores da Universidade Técnica de Munique decidiram tornar mais simples o processo de pilotar um avião, usando apenas o cérebro.

Numa simulação de voo, vê-se o piloto a usar uns headphones com sensores electroencefalograma (EEG) – dispositivo que mede as correntes eléctricas no cérebro – e a controlar os movimentos do avião e apenas através das ondas cerebrais.

Através destes headphones, o piloto apenas tem de pensar nos comandos de voo para controlar o avião. O resultado é de alto grau de precisão, mesmo tratando-se de uma pessoa sem qualquer experiência de voo.

 

A electroencefalografia pode muitas vezes ser confundida com o controlo da mente. Na realidade, o procedimento não pode ler qualquer mente, mas pode processar os sinais eléctricos do cérebro – as chamadas ondas cerebrais – quando damos indicação, por exemplo, de virar à esquerda.

Seguidamente, o dispositivo processa o sinal e atribui-lhe um valor que corresponde a um comando de voo, pode ler-se no estudo alemão, liderado pelo professor Florian Holzapfel.

Astrid Eckert & Andreas Heddergott / TUM

Prof. Florian Holzapfel, investigador da Universidade Técnica de Munique

Prof. Florian Holzapfel, investigador da Universidade Técnica de Munique

Esta tecnologia tem sido usada para permitir que pessoas sem o uso dos seus membros possam voltar a exercer actividades, como pintar e escrever.

«Este sistema de controlo do cérebro pode, um dia, permitir que pessoas inaptas fisicamente possam pilotar aeronaves», afirmou Tim Fricke, investigador da Universidade Técnica de Munique. «O controlo cerebral pode também ser mais fácil que o controlo manual, uma vez que não é necessário o movimento intermediário do corpo», acrescentou.

«No entanto, tudo isto terá ainda de ser avaliado», explicou. “Obviamente, esta tecnologia ainda está numa fase inicial, principalmente tendo em conta algo tão complexo como pilotar um avião”.

Os investigadores dizem estar ainda à procura de diferentes formas de a tornar mais precisa e útil, o que faz com que estejamos ainda, provavelmente, a décadas de distância de ver aviões comerciais ou militares controlados com os pensamentos dos seus pilotos.

Mas muitos desafios tecnológicos terão ainda de ser avaliados.

Por exemplo, como prevenir que um enorme desastre aconteça apenas porque o piloto deixou os seus pensamentos voarem por um momento?

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.