O.J. Simpson vai sair em liberdade condicional em outubro

Jason Bean / Reno Gazette-Journal POOL / Lusa

O.J. Simpson sairá em liberdade condicional em outubro. Cumpriu nove dos 33 anos a que tinha sido condenado

O.J. Simpson, a antiga estrela de futebol americano, cumpriu nove dos 33 anos de prisão a que tinha sido condenado. Em outubro, será libertado.

Um grupo de juízes do Estado do Nevada, nos EUA, aceitou esta quinta-feira o pedido de O.J. Simpson para que a sua saída da prisão fosse antecipada para outubro.

Os quatro juízes questionaram O.J. Simpson através de videoconferência, tendo recolhido o seu depoimento, o da sua filha, Arnelle, e o da vítima no assalto à mão armada que colocou o antigo jogador, hoje com 70 anos, na prisão durante cerca de nove anos.

Entre as razões para a libertação de Simpson pesou o facto de não ter tido quaisquer problemas dentro do estabelecimento prisional. A equipa responsável pela decisão alegou que Simpson tinha sido um modelo debom comportamento”, recordando também que nunca tinha sido condenado por qualquer crime anteriormente.

Segundo a NBC, Simpson tem passado o tempo em que esteve na prisão a limpar o chão da cadeia com uma esfregona e a servir de treinador para os outros presos.

O.J. encontra-se atualmente a cumprir uma pena de 33 anos de prisão por assalto à mão armada e rapto.

“Obrigado”, disse o antigo desportista perante os membros do painel que avaliou a sua liberdade condicional, esta quinta-feira. Antes de ser condenado a 33 anos de prisão, em 2008, já era mundialmente conhecido por problemas com a justiça norte-americana, como violência doméstica.

A vida de Simpson

O.J. Simpson construiu uma carreira de sucesso como jogador de futebol americano nos anos 70. No entanto, só se tornou numa figura com mediatismo global na década de 1990, quando foi julgado pelo duplo homicídio da ex-mulher, Nicole Brown, e do amigo desta, Ronald Goldman. O caso foi polémico e ganhou contornos raciais nos EUA.

Acabaria por ser absolvido e o julgamento, transmitido nos principais canais de televisão dos EUA, deu lugar, em 2016, a uma série de televisão intitulada The People v. O.J. Simpson: American Crime Story que ganhou vários Globos de Ouro e Emmys.

Em 2008, Simpson voltou aos tribunais, tendo sido julgado e, desta vez, condenado a 33 anos por assalto à mão armada e rapto: “Não queria magoar ninguém, nem roubar nada”, disse ao aparecer em tribunal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.