O.J. Simpson vai sair em liberdade condicional em outubro

Jason Bean / Reno Gazette-Journal POOL / Lusa

O.J. Simpson sairá em liberdade condicional em outubro. Cumpriu nove dos 33 anos a que tinha sido condenado

O.J. Simpson, a antiga estrela de futebol americano, cumpriu nove dos 33 anos de prisão a que tinha sido condenado. Em outubro, será libertado.

Um grupo de juízes do Estado do Nevada, nos EUA, aceitou esta quinta-feira o pedido de O.J. Simpson para que a sua saída da prisão fosse antecipada para outubro.

Os quatro juízes questionaram O.J. Simpson através de videoconferência, tendo recolhido o seu depoimento, o da sua filha, Arnelle, e o da vítima no assalto à mão armada que colocou o antigo jogador, hoje com 70 anos, na prisão durante cerca de nove anos.

Entre as razões para a libertação de Simpson pesou o facto de não ter tido quaisquer problemas dentro do estabelecimento prisional. A equipa responsável pela decisão alegou que Simpson tinha sido um modelo debom comportamento”, recordando também que nunca tinha sido condenado por qualquer crime anteriormente.

Segundo a NBC, Simpson tem passado o tempo em que esteve na prisão a limpar o chão da cadeia com uma esfregona e a servir de treinador para os outros presos.

O.J. encontra-se atualmente a cumprir uma pena de 33 anos de prisão por assalto à mão armada e rapto.

“Obrigado”, disse o antigo desportista perante os membros do painel que avaliou a sua liberdade condicional, esta quinta-feira. Antes de ser condenado a 33 anos de prisão, em 2008, já era mundialmente conhecido por problemas com a justiça norte-americana, como violência doméstica.

A vida de Simpson

O.J. Simpson construiu uma carreira de sucesso como jogador de futebol americano nos anos 70. No entanto, só se tornou numa figura com mediatismo global na década de 1990, quando foi julgado pelo duplo homicídio da ex-mulher, Nicole Brown, e do amigo desta, Ronald Goldman. O caso foi polémico e ganhou contornos raciais nos EUA.

Acabaria por ser absolvido e o julgamento, transmitido nos principais canais de televisão dos EUA, deu lugar, em 2016, a uma série de televisão intitulada The People v. O.J. Simpson: American Crime Story que ganhou vários Globos de Ouro e Emmys.

Em 2008, Simpson voltou aos tribunais, tendo sido julgado e, desta vez, condenado a 33 anos por assalto à mão armada e rapto: “Não queria magoar ninguém, nem roubar nada”, disse ao aparecer em tribunal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …

Hi Fly quer usar A380 na Portela para transportar equipamento, mas ANA não autoriza

Um estudo da fabricante de aviões Airbus dá o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa. No entanto, a ANA alega que teria de fazer "obras avultadas" para autorizar a operação do A380 na Portela. A …

Mortes em Itália voltam a subir. Em França morreram mais de 800 pessoas nas últimas 24 horas

Itália, um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, registou 525 mortes no domingo, mas o número ascendeu para 636 esta segunda-feira. Em França, morreram mais de 800 pessoas nas últimas 24 horas. Em Itália, …

Dois candidatos a estivadores para o Porto de Lisboa intimidados por encapuzados

 Dois candidatos a emprego numa empresa do setor da estiva foram abordados por cerca de 8 pessoas encapuzadas que se identificavam como antigos estivadores da AETPL. Na terça-feira passada, dois candidatos a emprego numa empresa do …