O.J. Simpson vai sair em liberdade condicional, mas a Florida não o quer

Jason Bean / Reno Gazette-Journal POOL / Lusa

O.J. Simpson sairá em liberdade condicional em outubro. Cumpriu nove dos 33 anos a que tinha sido condenado

A procuradora-geral da Florida, Pam Bondi, está contra a ideia de O.J. Simpson se fixar naquele estado norte-americano, tendo enviado na sexta-feira uma carta ao Departamento Correcional de Execução de Penas a comunicar que se opõe a que o antigo astro do futebol cumpra o regime de liberdade condicional naquela região do sul dos Estados Unidos.

A antiga estrela do futebol norte-americano O.J. Simpson, de 70 anos, deverá sair no domingo da prisão de Lovelock, no estado Nevada, EUA, em liberdade condicional, após cumprir nove anos por roubo à mão armada, indica a agência de notícias AFP.

Entretanto o seu advogado, Malcolm LaVergne, citado pela Associated Press, assegura que OJ Simpson vai viver na Florida, sem precisar o local, embora um amigo do ex-atleta e ator de cinema, Tom Scotto, lhe tenha oferecido guarida na casa que possui em Naples, Florida.

“Ele vai para a Florida. Não há dúvida de que vai para a Florida“, insistiu o advogado à imprensa.

A procuradora-geral da Florida, Pam Bondi, está no entanto contra a ideia de O.J. Simpson se fixar naquele estado norte-americano, tendo enviado na sexta-feira uma carta ao Departamento Correcional de Execução de Penas a comunicar que se opõe a que o antigo astro do futebol cumpra o regime de liberdade condicional naquela região do sul dos Estados Unidos.

“Os cidadãos da Florida estão a par do passado do senhor Simpson e do seu desrespeito pela vida das outras pessoas”, escreveu Pam Bondi, sublinhando que o seu estado não pode transformar-se num “country club para criminosos condenados”.

Num dos julgamentos mais mediáticos do século XX, Simpson foi absolvido em 1994 da morte da sua ex-mulher, Nicole Simpson, e do amigo desta, Ronald Goldman, em Los Angeles, mas acabou condenado por estas mortes, em processo cível, em 1997, a pagar 33,5 milhões de dólares aos familiares das vítimas.

O porta-voz do Departamento Correcional da Florida, Ashley Cook, disse não ter recebido ainda qualquer documentação que indique que Simpson irá para a Florida.

O advogado de Simpson revelou que a antiga estrela do futebol dos EUA está ansioso com a saída da prisão em liberdade condicional, adiantando que ele procura apenas os “pequenos prazeres” como seja estar com a família e comer uma refeição que não seja da cantina.

“Simpson quer comer um bom bife e marisco, e adquirir um novo iPhone“, disse LaVergne no programa “Good Morning America”, da cadeia de televisão ABC.

Simpson cumpriu nove anos de uma pena de prisão que podia ir até aos 33 anos, após ter sido condenado em 2008 por assalto à mão armada, rapto e outros ilícitos criminais.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …