O.J. Simpson vai sair em liberdade condicional, mas a Florida não o quer

Jason Bean / Reno Gazette-Journal POOL / Lusa

O.J. Simpson sairá em liberdade condicional em outubro. Cumpriu nove dos 33 anos a que tinha sido condenado

A procuradora-geral da Florida, Pam Bondi, está contra a ideia de O.J. Simpson se fixar naquele estado norte-americano, tendo enviado na sexta-feira uma carta ao Departamento Correcional de Execução de Penas a comunicar que se opõe a que o antigo astro do futebol cumpra o regime de liberdade condicional naquela região do sul dos Estados Unidos.

A antiga estrela do futebol norte-americano O.J. Simpson, de 70 anos, deverá sair no domingo da prisão de Lovelock, no estado Nevada, EUA, em liberdade condicional, após cumprir nove anos por roubo à mão armada, indica a agência de notícias AFP.

Entretanto o seu advogado, Malcolm LaVergne, citado pela Associated Press, assegura que OJ Simpson vai viver na Florida, sem precisar o local, embora um amigo do ex-atleta e ator de cinema, Tom Scotto, lhe tenha oferecido guarida na casa que possui em Naples, Florida.

“Ele vai para a Florida. Não há dúvida de que vai para a Florida“, insistiu o advogado à imprensa.

A procuradora-geral da Florida, Pam Bondi, está no entanto contra a ideia de O.J. Simpson se fixar naquele estado norte-americano, tendo enviado na sexta-feira uma carta ao Departamento Correcional de Execução de Penas a comunicar que se opõe a que o antigo astro do futebol cumpra o regime de liberdade condicional naquela região do sul dos Estados Unidos.

“Os cidadãos da Florida estão a par do passado do senhor Simpson e do seu desrespeito pela vida das outras pessoas”, escreveu Pam Bondi, sublinhando que o seu estado não pode transformar-se num “country club para criminosos condenados”.

Num dos julgamentos mais mediáticos do século XX, Simpson foi absolvido em 1994 da morte da sua ex-mulher, Nicole Simpson, e do amigo desta, Ronald Goldman, em Los Angeles, mas acabou condenado por estas mortes, em processo cível, em 1997, a pagar 33,5 milhões de dólares aos familiares das vítimas.

O porta-voz do Departamento Correcional da Florida, Ashley Cook, disse não ter recebido ainda qualquer documentação que indique que Simpson irá para a Florida.

O advogado de Simpson revelou que a antiga estrela do futebol dos EUA está ansioso com a saída da prisão em liberdade condicional, adiantando que ele procura apenas os “pequenos prazeres” como seja estar com a família e comer uma refeição que não seja da cantina.

“Simpson quer comer um bom bife e marisco, e adquirir um novo iPhone“, disse LaVergne no programa “Good Morning America”, da cadeia de televisão ABC.

Simpson cumpriu nove anos de uma pena de prisão que podia ir até aos 33 anos, após ter sido condenado em 2008 por assalto à mão armada, rapto e outros ilícitos criminais.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …